Stirling na Escócia: saiba tudo sobre a cidade ao redor do Castelo

Visitar Escócia  / 

Stirling na Escócia é uma das cidades mais antigas do país. Quer saber mais sobre ela? Então confira este artigo que preparamos para você!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Stirling na Escócia: o que é

Stirling é uma cidade que fica agrupada em volta do Castelo de Stirling e da antiga cidade medieval. Possui ruas bem estreitas e prédios de pedra muito antigos.

A cidade é cenário de lutas importantes do país, como, por exemplo, a Batalha de Stirling Bridge (em 1297) e a Batalha de Bannockburn (em 1314).

Stirling na Escócia: localização

Uma das fortalezas principais do Reino Unido, Stirling na Escócia foi construída por ficar perto do Rio Forth, ponto inicial em direção às Highlands, Terras Altas da Escócia.

Nas suas colinas foi construído o Castelo de Stirling, que é um dos mais relevantes do Reino Unido.

A Escócia fica no norte da ilha da Grã-Bretanha e faz fronteira com Oceano Atlântico, com o Mar do Norte, com a Inglaterra, com Solway Firth, com o Mar da Irlanda e com o Canal do Norte.

Como visitar Stirling na Escócia

Para chegar a Stirling na Escócia partindo do Brasil, você deve pegar um voo até Edimburgo, a capital da Escócia, no Reino Unido.

O tempo de viagem do Rio de Janeiro a Edimburgo é de cerca de 15 horas e a passagem de ida e volta para o trajeto no mês de dezembro deste ano custa a partir de R$4.300,00 (simulação feita no site da Decolar, no mês de outubro). Faça aqui a sua simulação.

Veja o que não pode levar no avião: no bagageiro e na bagagem de mão.

Você pode ir de Edimburgo para Stirling de carro, de ônibus ou de trem. Edimburgo fica a cerca de 60 km de Stirling e a viagem de uma cidade a outra dura cerca de uma hora.

Há também excursões que te levam a Stirling, que é a maneira mais confortável para conhecer a cidade.

O que conhecer em Stirling na Escócia

stirling na escocia ponte

Atualmente, Stirling na Escócia é considerada uma cidade jovem por causa da universidade. A Guerra de Independência Escocesa, a Batalha da Ponte de Stirling e as homenagens a William Wallace movimentam o turismo na cidade.

O centro da cidade de Stirling na Escócia é bem pequeno. Possui alguns restaurantes, pubs e cafés.

No centro, você pode conhecer a igreja Santa Rude, a antiga prisão e o Castelo de Stirling, a principal atração da cidade. Esses três pontos turísticos ficam próximos e é possível conhecê-los no mesmo dia.

Outros pontos turísticos que você precisa visitar em Stirling na Escócia são o Centro de Exposição sobre Bannockburn e o Monumento Nacional a William Wallace, também muito famoso. Esses pontos ficam mais afastados do centro, mas vale a pena conhecê-los também.

Que tal fazer turismo em Edimburgo? Confira o guia de viagem à capital sombria e efervescente da Escócia.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Castelo de Stirling

stirling na escocia castelo

Palco do filme “Coração Valente”, o Castelo de Stirling é o ponto mais alto de Stirling na Escócia e do pátio do Castelo é possível ter uma vista incrível da planície. Ele fica no topo de uma colina de origem vulcânica.

Por causa de sua localização próxima ao Rio Forth, o Castelo de Stirling era alvo de ataques e foi considerado um importante local na história do país. Era um ponto estratégico nas Guerras de Independência escocesas.

Neste castelo grandes monarcas escoceses foram coroados. O Castelo de Stirling é o segundo mais visitado do país, perdendo apenas para o Castelo de Edimburgo.

O Grande Salão, construído em 1497, foi restaurado recentemente. É o maior do país e também o primeiro com arquitetura de influência renascentista. Era ali que ficava o trono do rei.

O Palácio Real foi o primeiro com estilo renascentista (e gótico) construído no Reino Unido. Era ali que morava a monarquia.

Você pode visitar o Castelo de Stirling todos os dias, das 9h.30min às 17h. A última entrada é às 16h:15min. A entrada para adultos (entre 16 e 59 anos) custa 15 euros.

Monumento Nacional a William Wallace

stirling na escocia wallace

É o monumento, construído em 1869, em homenagem a um dos mais queridos heróis da história escocesa. William Wallace foi conhecido por preferir morrer a se submeter aos ingleses.

A homenagem apresenta a história de William Wallace que serviu e ainda serve de inspiração para a população escocesa, apresenta a espada que foi utilizada na Batalha de Stirling Bridge e conta a estratégia de guerra que deu a vitória da Escócia sobre o exército inglês, um dos mais imponentes da Europa.

Confira o que nunca esquecer numa viagem para a Europa.

Possui três andares:

  • Primeiro patamar (Hall of Arms): apresenta a história da Batalha, as armas que foram utilizadas e as bandeiras de cada clã;
  • Segundo patamar (Hall of Heroes): dentre outros itens, expõe a espada original usada por William Wallace, que tem 1,63 metros e pesa três quilos;
  • Terceiro patamar (topo do monumento): neste andar é possível entender onde aconteceu a Batalha e ter uma vista magnífica da cidade. A torre fica na colina Abbey Craig, que coroa a cidade de Stirling e está a 67 metros de altura.

O Monumento Nacional ao William Wallace fica aberto para visitação em diferentes horários no decorrer do ano:

  • Janeiro e fevereiro: das 10h às 16h;
  • Março: das 10h às 17h;
  • Abril a junho: das 9h:30min às 17h;
  • Julho e agosto: das 9h:30min às 18h;
  • Setembro e outubro: das 9h:30min às 17h;
  • Novembro e dezembro: das 10h às 16h.

A última entrada deve ser feita até 45 minutos antes de seu fechamento.

Os ingressos para adultos custam 10,50 euros.

Onde ficar em Stirling na Escócia

Você pode se hospedar em Edimburgo e fazer um bate-volta para Stirling na Escócia ou ficar hospedado na cidade.

Caso pretenda se hospedar na cidade, veja algumas opções de acomodações próximas aos principais pontos turísticos de Stirling:

Gastronomia em Stirling na Escócia

Nada melhor do que aproveitar para experimentar a culinária do local que estamos visitando. Veja alguns dos pratos que os escoceses adoram servir e que você pode degustar em Stirling na Escócia:

  • Fish and Chips: peixe à milanesa com batatas fritas;
  • Salmão (ou mesmo o bolinho frito de salmão);
  • Haggis: miúdos de carneiro temperados com cebola, aveia e especiarias;
  • Tortas de carne (principalmente a Aberdeen Angus);
  • Gammon Steak: carne de porco curada, com ovo frito (com gema mole) e batatas fritas.

Confira também quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.