20 cidades para fazer uma escapada na Espanha e fugir da cidade

Visitar Espanha  / 

Se você já esteve na Espanha por um período mais longo, se tem amigos espanhóis, já deve ter ouvido falar “vamos fazer uma escapada”. Fazer uma escapada na Espanha é aproveitar os dias livres, normalmente, nos fins de semana, para sair da cidade onde vive e ir até outra mais próxima e por isso sugerimos algumas cidades para fazer uma escapada na Espanha.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Nas escapadas, os espanhóis costumam ir atrás de montanha e neve, durante o inverno, no verão para fazer esportes como montanhismo, por exemplo, ou simplesmente para um “pueblo”, cidades muito pequenas, para descansar, fugir do barulho das cidades grandes, como Madri e Barcelona.

Cidades para fazer uma escapada na Espanha: dicas para uma boa estadia

Aproveite sua viagem de turismo e faça uma escapada

Até mesmo quem vem passar uns dias fazendo turismo na Espanha pode aproveitar para uma ou mais escapadas, dependendo da quantidade de dias que tem. Desde Madrid, por exemplo, além de cidades como Segóvia, Ávila e Toledo, existem “pueblos” que merecem uma visita. Por isso vamos falar de cidades para fazer uma escapada na Espanha.

No caso de escapadas para cidades maiores, como as que citei antes, se chega tranquilamente de trem ou de ônibus turísticos. Neste segundo caso, você pode ir até a Gran Vía e encontrará em bancas de revistas ou lojas que vendem artigos para turistas, anúncios de escapadas de ônibus.

As escapadas são bate e volta, o ônibus sai de manhã cedo, com guia turístico, retornando para Madrid no início da noite. Experimentei uma escapada até Toledo, quando ainda era turista em Madrid, e valeu super a pena. É uma boa maneira de incluir mais um destino no seu roteiro de viagem.

pueblo espanhol

Escapadas em “pueblos” perto das grandes cidades

Além das grandes cidades, ricas em história e cultura, a Espanha nos oferece lindos “pueblos”, que são sempre charmosos, que também possuem algo histórico, além da natureza e a tranquilidade.

Saindo de Madrid estive em um pueblo chamado El Hornillo, que está na província de Ávila. Neste caso, é necessário embarcar na aventura de carro. Está mais ou menos uma hora e meia distante de Madrid.

Estive no inverno e fiquei no que em Espanha eles chamam de “casa rural”. São casas aconchegantes, com lareira, era inverno, e bem posicionadas, com vistas para a beleza natural da cidade.

El Hornillo no inverno é perfeita para quem gosta de fazer caminhadas na montanha. No verão, para aproveitar lagos que estão escondidos no meio das montanhas.

Veja a lista de 20 cidades para fazer uma escapada na Espanha

Em Costa Brava, Barcelona, além de lindas praias, você terá oportunidade de conhecer pequenas cidades medievais. Perfeito para um fim de semana e também para quem gosta de caminhar no meio da natureza.

Valle de Baztán, em Pamplona, tem palácios, pontes e construções medievais que fazem dessa uma escapada ideal para quem quer unir descanso com passeio cultural.

Sierras de Cazorla, Segura y las Villas: a oportunidade de ter um encontro com a mais autêntica paisagem da Espanha. A escapada ideal para quem está precisando relaxar, descansar.

Ruta del Flysch, Euskadi pode ser feita a partir de um ponto de barco ou, simplesmente, caminhando no meio da natureza.

Valle del Guadalest, Alicante, é um pueblo com 200 habitantes, porém, a oferta de entretenimento no local é muito grande. Tem museus, monumentos, bons restaurantes e a paisagem é o ponto alto desta escapada.

Vale ressaltar que uma das vantagens de escolher uma cidade para fazer uma escapada na Espanha é ter certeza de que se vai comer muito bem. Normalmente, os restaurantes nestas pequenas cidades são administrados por famílias, negócios que já existem há anos, passando de pai para filho. A tradição e o carinho que eles cozinham se percebe nos pratos. Como se diz no Brasil, “é de comer rezando”.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Menorca, porém, com uma ressalva, não em alta de temporada. As praias da ilha são maravilhosas, verdadeiros paraísos. Aquelas mais difíceis de chegar são as que mais valem a pena. Alugue uma scooter e aproveite desse paraíso espanhol.

Lagunas de Ruidera para quem vai fazer uma escapada no verão e curte piscinas naturais. A cidade oferece algumas das mais bonitas da Espanha. É considerado pelos espanhóis um excelente destino para as famílias.

Barranquismo em Asturias é uma oportunidade de praticar esportes amados pelos espanhóis. Para quem curte aventuras. Claro, durante o verão. Asturias é o lugar perfeito para quem está em busca de turismo de aventura com belezas naturais de tirar o fôlego.

Monastério de pedra em Zaragoza é considerada um dos destinos mais incríveis da Espanha para quem gosta de fazer caminhadas. No meio do caminho você passará entre piscinas naturais, cavernas e pontes e chegará no monastério que soma 700 anos de história.

Depois de conhecer as cidades para fazer uma escapada na Espanha, descubra ainda a nossa sugestão de roteiro pela Espanha.

Dicas para fazer escapada na Espanha

Se tem viagem para Espanha marcada, escolha o seu destino de acordo com o tipo de atividade que você gosta de fazer ou simplesmente o lugar perfeito para relaxar. As melhores escapadas são aquelas em cidades pequenas. O seu destino certamente será uma casa rural.

Não esqueça que você estará indo para uma pequena cidade, que no fim de semana dificilmente terá uma loja aberta para comprar qualquer tipo de coisa. Então, leve tudo o que será necessário usar.

Uma vez chegando no seu destino, não deixe de experimentar um restaurante local. Aproveite para conversar com as pessoas e aprender um pouco mais da cultura espanhola.

Saiba ainda o que visitar no Sul da Espanha.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Os artigos do Euro Dicas Turismo são escritos por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e têm as melhores dicas de viagem para oferecer: roteiros, guias, pontos turísticos e conselhos essenciais para quem viaja para a Europa.