O que fazer de graça em Londres: os 5 melhores passeios gratuitos

Visitar Londres  / 

Londres é uma cidade muito especial, mas muitas pessoas deixam de visitá-la por ser uma cidade cara (especialmente por causa da libra esterlina). Mas a capital britânica possui inúmeros passeios gratuitos! Descubra aqui o que fazer de graça em Londres. Venha conhecer o nosso top 5.

O que fazer de graça em Londres: o nosso top 5

As opções de lugares para visitar são quase infinitas. Londres, além de ser uma das cidades mais bonitas da Europa, é rica pela sua história e pelos seus costumes. E justamente por isso há passeios que, apesar de simples, são suficientes para mergulhar nas tradições britânicas.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Conheça também nosso guia completo de viagem sobre o que fazer em Londres.

5. Passeio pelos Parques Reais

Os parques reais, ou Royal Parks, são terras de propriedade da monarquia do Reino Unido que eram utilizadas para a recreação da família real.

E alguns deles foram preservados como espaço aberto de livre acesso, tornando-se parques públicos. Por esse motivo, estão na nossa lista sobre o que fazer de graça em Londres. Se você curte uma atividade ao ar livre, a natureza e também práticas esportivas, veja aqui a nossa seleção de alguns dos melhores parques na capital:

Hyde Park

O Hyde Park é um importante parque situado no centro de Londres com 142 hectares e umas das opções favoritas dos turistas sobre o que fazer de graça em Londres. Ele é dividido pelo Serpentine River (um lago recreativo) e pelo lago Long Water.

o que fazer de graca em londres hyde park

O parque foi fundado pelo rei Henrique VIII, em 1536, quando ele tomou a terra da Abadia de Westminster e a usou como área de caça. Ir a Londres e não conhecer o Hyde Park é quase impossível, por ele estar bem localizado e ser passagem para outros pontos turísticos da cidade.

Speakers' Corner

A liberdade de expressão marcou história do Hyde Park desde o século XIX. O Speakers’ Corner é, desde 1872, um local tradicional para discursos públicos e debates, quando protestos e manifestações ocorreram no Hyde Park. E é assim até hoje.

Por isso, não estranhe se aos domingos de manhã avistar pessoas reunidas expondo seus pontos de vista. Qualquer um pode aparecer sem avisar para falar sobre qualquer assunto, desde que a polícia considere seus discursos lícitos. O Speakers’ Corner está localizado na extremidade nordeste do Hyde Park, perto do Marble Arch e da Oxford Street.

Diana, Princess of Wales Memorial Fountain

Existem no parque inúmeros monumentos e estátuas em homenagem a figuras históricas do Reino Unido. Dentre eles, está o memorial da Princesa Diana. Situado ao sul do Serpentine, é uma fonte em homenagem à Princesa de Wales fundada em 6 de julho de 2004, pela Rainha Elizabeth II.

Rose Garden

Aproveite para conhecer, inclusive, o Rose Garden. Um jardim espetacular com plantações de rosas misturadas a plantações herbáceas. O Rose Garden está localizado no sudeste do Hyde Park, ao sul da Serpentine Road, perto do Hyde Park Corner.

Práticas esportivas

Além disso, o Hyde Park é conhecido pelas atividades esportivas que são ali realizadas. O parque possui várias instalações, incluindo campos de futebol e uma quadra de tênis. E há, inclusive, inúmeras ciclovias, e os passeios a cavalo pelo parque são bastante populares!

Endereço:
Regents Lodge, 146 Park Rd, London NW8 7RG, Reino Unido

Horário de funcionamento:
O Hyde Park está aberto das 05h até a meia-noite, durante todo o ano.

Vale a pena visitar o Museu de Cera de Londres? Descubra aqui.

Kensington Gardens

Bem ao lado do Hyde Park está o Kensington Gardens, um dos oito Parques Reais, que ocupa uma área de 111 hectares.

Visite a Serpentine Galleries, com entrada livre. Depois, maravilhe-se com o Palácio de Kensington, residência oficial do Duque e da Duquesa de Cambridge. E, por fim, admire o esplendor vitoriano do Albert Memorial, um dos monumentos mais ornamentados em homenagem ao príncipe Albert.

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

Diana Memorial Playground

E, se viajar com as crianças, a diversão está garantida no Diana Memorial Playground!

Localizado ao lado do o Palácio de Kensington, é um outro tributo para uma princesa que amava as crianças. Todos os anos, mais de 1.000.000 de visitantes aproveitam esse playground gratuito.

Inspirado das aventuras de Peter Pan, o playground tem uma trilha sensorial, tendas, uma praia ao redor do navio pirata e vários brinquedos e esculturas.

Endereço:
Londres W2 2UH, Reino Unido

Horário de abertura:
O parque está aberto das 6h ao anoitecer, durante todo o ano.

Consulte os horários de fechamento do parque no site oficial.

Regent’s Park

O Regent’s Park é, também, um dos Parques Reais que integram a lista de o que fazer de graça em Londres. E um dos maiores espaços verdes na área central da cidade, com 166 hectares.

Ele está situado a noroeste de Londres, e fica dentro dos limites da cidade de Westminster e do moderno bairro londrino de Camden. É importante destacar que o Zoológico de Londres está situado nesse parque, e é nada mais nada menos que o zoológico científico mais antigo do mundo.

Queen Mary's Garden

É possível visitar o Queen Mary’s Garden, um jardim mundialmente famoso que recebeu o nome da esposa do rei George V. Ele foi criado na década de 30, originalmente usado como viveiro de plantas. O jardim de rosas é a maior coleção de rosas de Londres, com aproximadamente 12.000 rosas plantadas dentro dos jardins. Uma verdadeira preciosidade!

Práticas esportivas

O Regent’s Park é famoso pelas práticas esportivas, e possui a maior área de esportes ao ar livre do centro de Londres. As atividades mais comuns incluem o ciclismo, tênis, atletismo, críquete, futebol, hóquei, rugby, e a corrida. Além disso, existem ali quatro playgrounds para crianças, e passeios de barco no lago.

Feira de Camden Green

E se você for a Londres no mês de junho, poderá participar da Feira de Camden Green que é realizada no Regent’s Park no primeiro domingo do mês. Essa feira tem como objetivo inspirar os londrinos a ajudarem a transformar Londres em uma cidade verde. Os visitantes acabam descobrindo ali empresas, produtos e escolhas de estilo de vida sustentáveis.

Endereço:

Chester Rd, London NW1 4NR, Reino Unido

Horário de abertura:

Os portões do parque estão abertos a partir das 5h da manhã durante todo o ano. Os tempos de fechamento variam dependendo da estação.

Para mais informações, consulte a tabela de horários neste site.

Saiba também tudo sobre a Abadia de Westminster no nosso artigo.

Bushy Park

O Bushy Park é a nossa outra sugestão de o que fazer de graça em Londres. Já esse parque, encontra-se nos subúrbios de Londres. Está localizado em Richmond upon Thames, sendo o segundo maior dos Royal Parks de Londres, com 445 hectares.

Ligado ao Palácio de Hampton Court pelo rio Longford, o Bushy Park é famoso pelos seus canais, jardins e vida selvagem.

A história desse parque remonta à Idade do Bronze, ao encontrarem no local vestígios arqueológicos. E acredita-se que a área foi estabelecida há pelo menos 4.000 anos.

Fonte Diana e Upper Lodge Water Gardens

O destaque do parque é a famosa Fonte Diana, considerada uma das esculturas mais importantes da Grã-Bretanha. E o Upper Lodge Water Gardens uma coleção de cascatas, bacias e canal em estilo barroco.

Práticas esportivas

A prática de atividades esportivas no parque é igualmente muito forte. O Bushy Park foi originalmente criado para os esportes reais. E hoje abriga o Teddington Rugby Club, o Teddington Hockey Club além de quatro clubes de críquete, um jogo de tacos e bola muito popular na Inglaterra. Ele também tem lagoas para a pesca, passeios a cavalo, e áreas de preservação.

Uma curiosidade sobre o parque

Durante a 2a. Guerra Mundial, parte do Bushy Park se tornou a base aérea dos EUA, e foi a partir dali que o General Eisenhower planejou o desembarque do “Dia D”.

Endereço:

Hampton Ct Rd, Hampton TW12 2EJ, Reino Unido

Horário de abertura:

Os portões estão abertos 24 horas, exceto durante os meses de setembro e novembro, em que os portões se abrem às 8h e fecham às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Greenwich Park

É o mais antigo de todos os Parques Reais e integra a Lista de Patrimônio Mundial.

O Greenwich Park é um antigo parque de caça, em Greenwich. E um dos maiores espaços verdes no sudeste de Londres, com 74 hectares. Assim como o Bushy Park, ele está situado nos subúrbios da capital.

Meridiano de Greenwich

Um fato surpreendente é que ali está o Meridiano de Greenwich que representa o Meridiano Principal do mundo, a Longitude Zero . Desde 1884, o Meridiano Principal serviu como ponto de referência para o Greenwich Mean Time (GMT). Essa linha atravessa o pátio do Observatório Real.

Millennium Sundial

Aproveite para conhecer o Millennium Sundial. Instalado ao lado do Meridiano de Greenwich esse mostrador horizontal não apenas informa a hora, mas também a direção do sol.

Práticas esportivas

Já as atividades esportivas oferecidas pelo parque são inúmeras. Críquete, tênis e passeios de barco são algumas delas. É possível jogar futebol no parque. Do mesmo modo, o ciclismo é permitido mas na ciclovia designada, além de caminhadas e corridas.

Outras curiosidades

No Greenwich Park se encontra, também, o Museu Marítimo Nacional que foi aberto ao público em 1937 pelo rei George VI. O museu foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1997. Administrado por ele está o Observatório Real que contém o Centro de Astronomia e o Planetário Peter Harrison, o único planetário de Londres. No entanto, ambas atrações são pagas.

Mas, se tiver vontade apenas fazer um piquenique, o parque beirando o rio Tamisa oferece uma vista inigualável da cidade! O que fazer de graça em Londres? Piquenique com uma vista incrível é sempre uma ótima opção!

Endereço:
Londres SE10 8QY, Reino Unido

Horário de funcionamento:
O Greenwich Park está aberto a partir das 6h durante todo o ano.

Quer conhecer os Estúdios do Harry Potter? Saiba tudo aqui e veja como garantir o seu ingresso.

4. Abbey Road

Essa dica sobre o que fazer de graça em Londres é para os fãs dos Beatles! Muito mais que uma faixa de pedestres, quem conhece a história dessa banda legendária, sabe a satisfação que é poder cruzar essa rua.

A Abbey Road era originalmente apenas uma via pública, a noroeste de Londres. No entanto, em 1969, os Beatles transformaram o local em um símbolo muito significativo.

o que fazer de graca em londres abbey road

Travessia na Abbey Road

A faixa de pedestres da Abbey Road é famosa em todo o mundo como o local capturado na capa do álbum The Beatles Abbey Road. A capa, que mostra uma imagem de cada um dos Beatles cruzando a Abbey Road, tornou-se uma das mais famosas capas de discos de todos os tempos.

Hoje, pessoas de todo o mundo param por ali para tirar fotos de si mesmas imitando a famosa obra de arte, em que os quatro integrantes da banda estão atravessando a rua em linha reta.

Mas lembre-se que a estrada está em constante uso por motoristas, então, cuidado!

Estúdios Abbey Road

Esse aclamado estúdio foi local de gravações da maioria das músicas dos Beatles, criadas de 1962 a 1970. Inicialmente nomeado EMI, o estúdio mudou seu nome para Estúdios Abbey Road, e se tornou o marco para a produção de músicas lendárias. Artistas como Pink Floyd, Michael Jackson, Adele e Florence and the Machine passaram por lá.

Endereço:
3 Abbey Rd, Londres NW8 9AY

Como chegar:
A estação mais próxima da Abbey Road é a estação de metrô St John’s Wood, na linha norte. Quando você sair da estação, siga para oeste ao longo da Grove End Road por cerca de 500m e vire à direita na Abbey Road. Você encontrará os estúdios e a travessia logo após essa junção.

Como alternativa, pegue os ônibus 139 ou 189, que param ao longo da estrada.

Pubs em Londres: saiba quais são os melhores.

3. Mercados de rua

A nossa terceira sugestão sobre o que fazer de graça em Londres é visitar os mercados de rua. Londres é muito famosa por esses mercados e feirinhas, em que você encontra de tudo. Eles são os destinos ideais de compras, desde comida a flores, arte moderna e antiguidades, artesanato e até roupas. Maravilha, né?

Camden Markets

Se você procura produtos alternativos, artesanais, vintage, retrô, antigos e étnicos, o Camden Markets é o destino ideal! Todo fim de semana, ele recebe mais de 100.000 visitantes para as compras. É o lugar mais concentrado em Londres para procurar mercadorias originais e descoladas de centenas de barraquinhas.

Esse mercado é tão grande que foi dividido em mercados menores que fluem entre si para que você possa passar o dia todo vagando, admirando e comprando!

Endereço: Camden Lock Place, London NW1 8AF

Horário de funcionamento:  Aberto todos os dias, a partir de 10h

Portobello Road Market

O Portobello Road Market é um mercado de rua de seis dias em Notting Hill. Sim, ele aparece no famoso filme “Um lugar chamado Notting Hill”, e tornou-se um dos mercados de rua mais famosos do mundo!

As pessoas visitam o mercado de antiguidades principalmente aos sábados, em que mais de 1.000 fornecedores de antiguidades vendem seus produtos. E durante o resto da semana (exceto aos domingos), outros mercados se especializam em frutas e legumes, moda, bugigangas e alimentos frescos.

Endereço: 306 Portobello Rd, London W10 5TA

Horário de funcionamento: Aberto das 8h às 18h30, de segunda a sábado

Borough Market

Descubra o paraíso gourmet no Borough Market, perto da London Bridge. O Borough Market é o mercado de alimentos mais antigo da capital, tendo estado em operação por 1.000 anos! Hoje, é um paraíso para produtos frescos e orgânicos, incluindo frutas, legumes, carne e queijo, além de condimentos, doces ​​e deliciosa comida de rua. A maioria é vendida pelos fazendeiros, açougueiros, chocolatiers e padeiros. Nossa dica? Vá com fome!

Endereço: 8 Southwark St, London SE1 1TL

Horário de funcionamento: De 2a a 5a: 10h às 17h Sexta-feira: 10h às 18h Sábado: 08h às 17h

Vale a pena comprar o London Pass? Neste artigo explicamos quando vale a pena e quando não vale.

2. Museus gratuitos

E uma das melhores coisas de Londres é que a maioria dos seus museus são gratuitos! É verdade. Londres é conhecida por ter alguns dos melhores museus do mundo e eles integram a lista sobre o que fazer em Londres de graça.

o que fazer de graca em londres museus

Aproveite o melhor da cultura de Londres, desde exposições mundialmente famosas a galerias de arte e casas históricas. A entrada para as coleções permanentes desses museus e galerias é gratuita. Fique atento às taxas que podem ser aplicadas para exposições especiais.

Nós já trouxemos aqui um artigo completo sobre os museus gratuitos em Londres.

Alguns dos museus gratuitos:

1. British Museum

2. Science Museum

3. Victoria & Albert Museum

4. Natural History Museum

5. Tate Britain

6. National Maritime Museum

7. Serpentine Galleries

Então não é desculpa não visitar nem que seja um deles, certo? O que fazer de graça em Londres? Ir a museus, claro!

1. Troca da guarda real

E em primeiro lugar da nossa lista sobre o que fazer de graça em Londres está a troca da guarda real. Garantimos que vale muito a pena!

Assista a essa impressionante cerimônia do lado de fora do Palácio de Buckingham, com toda pompa e ostentação britânica.

O ritual

A Troca da Guarda acontece do lado de fora do Palácio de Buckingham a partir das 10h45 e dura cerca de 45 minutos, com a entrega real às 11h. A Old Guard do Palácio de Buckingham fica no pátio do palácio a partir das 10h30 e é acompanhada pela Old Guard do Palácio de St James, por volta das 10h45. A New Guard então chega de Wellington Barracks e assume as responsabilidades da Old Guard em uma cerimônia formal acompanhada de música.

o que fazer de graca em londres guarda

A guarda, que cuida do Palácio de Buckingham, é chamada de Guarda da Rainha. É composta por soldados em serviço que se vestem com túnicas tradicionais vermelhas e chapéus de pele de urso.

Programe-se!

Todos que querem saber o que fazer em Londres de graça vão a esse evento. Ele é muito popular, por isso, não deixe de chegar cedo para garantir um local com uma boa vista! A cerimônia é gratuita e acontece às segundas, quartas, sextas e domingos, se o tempo permitir.

A Troca da Guarda ocorre, inclusive, no Castelo de Windsor às 11h, em dias determinados. Para a programação completa de todas as cerimônias, acesse o site oficial.

Tem interesse em também em atrações pagas? Veja quais são as principais atrações turísticas em Londres e compre seus tickets com antecedência aqui.

E então, gostou do nosso top 5 sobre o que fazer em Londres de graça? Tem sugestão de outro passeio? Escreva nos comentários!

Já pensou em conhecer o Carnaval da Inglaterra? Veja tudo sobre o segundo maior evento carnavalesco do mundo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Lorena é mineira e mora em Portugal há mais de 1 ano, onde está terminando o Mestrado em Marketing na Universidade do Porto. Formada em Comunicação Social, Lorena seguiu o seu sonho e estudou Moda em Paris. É apaixonada por arte, gastronomia, e, claro, viagens!