A experiência de visitar os mercados de pulgas na Europa é tão incrível quanto visitar as atrações turísticas de um país ou conhecer suas comidas típicas. O prazer de se perder por cartazes antigos, de encontrar elementos vintage e uma porção de raridades que você não precisa, mas deseja, é fascinante!

Neste artigo descobriremos 10 mercados de pulgas que valem a visita nas próximas férias. Vamos juntos?

Como são os mercados de pulgas na Europa?

Os mercados de pulgas na Europa são verdadeiros tesouros para os amantes (ou caçadores!) de antiguidades e objetos únicos. Esses mercados, que no bom e velho francês chamam-se marchés aux puces (veremos mais sobre a origem do nome), oferecem experiências de compras singulares para que você encontre itens que vão desde roupas vintage e móveis antigos até peças de arte e colecionáveis raros.

Os mercados de pulgas na Europa são frequentemente realizados ao ar livre, o que acaba por criar uma atmosfera encantadora que combina história, cultura e herança da sociedade. Esses mercadinhos são mágicos.

Os mercados de pulgas europeus são conhecidos pela diversidade e autenticidade. Em cidades como Paris, Berlim e tantas outras metrópoles, você pode explorar esses mercados em busca de itens únicos que contam histórias por si só. Está buscando uma armação de óculos diferente? Vai achar. Um casaquinho bonito? Também. Cartazes de época para decorar sua casa? Idem.

Além das antiguidades, muitos desses mercados oferecem frequentemente opções de comida de rua e entretenimento ao vivo, tornando a visita a esses locais uma parada obrigatória. Mais recentemente, com um crescente fluxo de imigrantes, os mercados de pulgas na Europa também têm oferecido uma grande quantidade de produtos falsificados, em especial vestuário. Faz parte.

Dito isso, devo dizer que não há uma época ideal para explorar os mercados de pulgas na Europa, mas eles são muito mais convidativos durante a primavera e o verão. Se você é um caçador ou caçadora de pechinchas, não vai se arrepender de visitá-los nessas estações. Aproveite e conheça as melhores épocas para viajar pela Europa.

Os mercados de pulgas geralmente refletem a cultura local, proporcionando aos visitantes uma visão única da vida cotidiana e da história da região. Se você busca experiências autênticas e gratuitas, e se deseja encontrar tesouros escondidos, não deixe de visitar um mercado de pulgas europeu.

10 melhores mercados de pulgas na Europa

Quanto maior a cidade, maior o mercado de pulgas. Como adiantei, é possível encontrar de tudo e mais um pouco nos labirintos de barracas que compõem os mercados de pulgas na Europa. No entanto, pequenas cidades também têm seu charme (e, consequentemente, seus maravilhosos mercados).

Sem mais delongas, vamos conhecer juntos alguns dos mercados de pulgas favoritos na Europa. Reconheço que essa lista pode ter deixado de fora alguns mercados conhecidos, mas é um excelente ponto de partida. Pegue o café, aconchegue-se e venha viajar comigo enquanto não compra sua passagem!

1. Saint-Ouen em Paris, França

O mercado de pulgas de Saint-Ouen de Paris é o meu número 1. Em atividade desde 1870, com uma concentração de comerciantes que se espalham por barracas cobertas, ao longo de cinco cruzamentos, o mercado recebe cerca de 5 milhões de visitas por ano.

De artesanato à moda, passando por relógios e quinquilharias, você não vai se arrepender de passear por esse tesouro, portanto inclua na sua lista sobre o que fazer em Paris.

Placa e mapa indicam o mercado de pulgas Saint-Ouen de Paris.
O Marché aux Pouces de Saint-Ouen de Paris é um dos mais famosos e maiores da França

Embora o mercado leve o nome Cidade Luz, o mercado fica em Saint-Ouen-sur-Seine, nos arredores de Paris. A partir da Gare du Nord, chega-se ao mercado em 18 minutos utilizando a linha 4 do metrô de Paris.

Onde e quando acontece o mercado de pulgas Saint-Ouen?

  • Onde: 110 Rue des Rosiers, 93400, Saint-Ouen, França;
  • Quando: sextas, das 8h às 12h; sábados, domingos e segundas das 10h às 18h.

2. Vrijmarkt em Amsterdam, Países Baixos

O Vrijmarkt de Amsterdam é, na verdade, um mercado de pulgas realizado durante o Koningsdag (Festa de Reis), um dia do ano em que o governo permite que qualquer pessoa faça vendas nas ruas sem pagar imposto sobre valor agregado (IVA).

O Vrijmarkt costuma reunir mais de 3 mil vendedores e um volume inacreditável de visitantes, fazendo com que este seja um dos principais mercados de pulga da Europa. As áreas mais populares deste mercado estão divididas entre os bairros de Jordaan e Apollolaan. É um verdadeiro inferninho, e isso é um elogio! Não perca o Vrijmarkt, pois ele vale entrar na sua lista do que fazer em Amsterdam.

Onde e quando acontece o Vrijmarkt?

  • Onde: Centro de Amsterdã (bairros Jordaan e Apollolaan), Países Baixos;
  • Quando: anualmente no dia 27 de abril.

3. Mauerpark em Berlim, Alemanha

Neve, chuva ou sol. Sem exceção, o mercado de pulgas Mauerpark, em Berlim, abre todos os domingos do ano. Atraindo cerca de 30 mil visitantes por domingo, as mais de 500 barracas instaladas no Flohmarkt am Mauerpark oferecem produtos comercializados por vendedores profissionais e por pessoas como eu e você.

Entre bugigangas e joias, fique com a primeira. O mercado tem charme, mas não é necessariamente o local para encontrar grandes raridades como o de Paris, por exemplo. Cativa pelo ambiente festivo e uma atmosfera de locais que dá gosto de ver. Há barraquinhas para comer e comidinhas para levar para casa que os berlinenses amam!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas Mauerpark?

  • Onde: Bernauer Straße 63-64, 13355, Berlim, Alemanha;
  • Quando: domingos das 8h às 18h.

Ah, e não deixe de conferir nosso guia com o que vale a pena comprar na Alemanha!

4. El Rastro em Madrid, Espanha

O El Rastro de Madrid, ou simplesmente “El Rastro” para os íntimos, é de longe o mercado de pulgas ao ar livre mais popular de Madrid e um dos mais antigos da Europa. El Rastro oferece tudo o que você pode imaginar: roupas novas e usadas, bijuterias, discos antigos, câmeras fotográficas (quebradas ou não!), utensílios domésticos e eletrônicos, além das obrigatórias lembrancinhas. Ufa!

Pessoas trafegam pelos antiquários 'Del Rastro', em Madrid.
El Rastro, em Madrid, é parada obrigatória para o maior mercado de pulgas da metrópole

Se você falar um pouquinho de espanhol poderá arriscar e pechinchar com os comerciantes. Se não dominar o idioma, vá no inglês, no português ou num mix entre os dois. Mercados de pulgas são famosos por não serem tão sisudos como fomos acostumados a perceber a Europa. Seja feliz!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas El Rastro?

  • Onde: Plaza de Cascorro et Ribera de Curtidores, Madrid, Espanha;
  • Quando: domingos das 9h às 15h.

5. Waterloo, Bélgica

Com mais de 300 barracas (e crescendo) espalhadas por um espaço gigantesco, o mercado de pulgas de Waterloo é uma experiência que podemos considerar como emocionante, já que reúne antiguidades genuínas (de época, mesmo!) e obras-primas de artistas locais.

Realizada semanalmente aos domingos de manhã no estacionamento de uma grande rede de hipermercados francesa, a feira atrai turistas e locais para comprar coisas que não precisam e para degustar comidinhas de rua. Waterloo, na Bélgica, é um paraíso para caçadores de pechinchas!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas de Waterloo?

  • Onde: Chaussée de Louvain 2, 1410 Waterloo, Bélgica;
  • Quando: domingos das 9h às 18h.

6. Portobello em Londres, Inglaterra

O mercado de pulgas Portobello Road, em Londres, é uma tradição que merece ser visitada. Se perguntar a qualquer ancião londrino o que pensam sobre o tal mercado, ouvirá um “not too bad, not too bad” (nada mal). No Portobello você certamente irá encontrar itens de moda, antiguidades, comida e alguns tesouros de segunda ou terceira mão.

Mercado Portobello Road, em Londres, Inglaterra.
Mercado de pulgas na famosa Portobello Road atrai locais e turistas para seus belíssimos antiquários

Reviews espalhados pelos recôncavos da web cravam que a visita ao Portobello Road Market é uma das melhores coisas para se fazer em Londres. Reserve pelo menos metade de um dia a esse marco londrino!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas Portobello Road?

  • Onde: Portobello Road, Londres, Inglaterra;
  • Quando: segunda a sábado das 8h às 18h; domingos das 10h às 17h.

7. Fiera di Sinigaglia em Milão, Itália

O mercado de pulgas Fiera di Sinigaglia situado no bairro Ticinese, em Milão, é famoso e adorado pelos milaneses e turistas. Secular, a “Fiera” existe desde 1800 e por muitos anos foi instalado próximo à estação Porta Gênova. Atualmente, situa-se ao longo do Naviglio Grande.

Espere encontrar roupas, móveis usados, antiguidades, decorações, livros, joias duvidosas. Tudo aquilo que pode ter uma segunda vida, pode ser encontrado nesse patrimônio da capital da moda!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas Fiera di Sinigaglia?

  • Onde: Caminho de Naviglio Grande com Via Valenza, Milão, Itália;
  • Quando: todos os sábados das 8h às 18h.

8. Feira da Ladra em Lisboa, Portugal

O apelativo nome Feira da Ladra, em Lisboa, pode levar a crer que estamos falando de um local que vende coisas ilegais. No entanto, a rica língua portuguesa sugere outra coisa: o “ladra” do nome deriva de “ladro”, inseto (ou pulga) encontrado em antiguidades. Vivendo e aprendendo!

De pé desde o século XII, turistas e lisboetas se acotovelam para desenterrar tesouros inesperados espalhados por barracas montadas ao redor do Campo de Santa Clara. Espere encontrar artesanatos, livros, roupas, moedas, antiguidades e móveis. Embora famoso, é possível pechinchar!

Onde e quando acontece a Feira da Ladra?

  • Onde: Campo de Santa Clara, Lisboa, Portugal;
  • Quando: terças e sábados das 9h às 18h.

9. Monastiraki em Atenas, Grécia

Decidido a fugir do circuito tradicional, você foi parar em Atenas e descobriu o mercado de pulgas Monastiraki. Estantes de livros e outras quinquilharias tomam as ruas, criando uma atmosfera festiva, que acolhe locais e turistas de todo o planeta para encontrar verdadeiras pérolas do velho continente.

Vendedores de mercado de pulgas europeu
Aproveite a visita ao mercado de pulgas para conversar com os locais

Bonecas de porcelanas, relógios antigos, instrumentos musicais, histórias em quadrinhos. Prepare-se para mergulhar, por meio de velharias, na rica história grega. Aproveite o passeio para comprar louças antigas e fugir dos produtos Ikea/Maisons du Monde que enchem nossas malas durante as viagens!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas Monastiraki?

    • Onde: Ifestou 2, Athina 105 55, Atenas, Grécia;
    • Quando: diariamente das 10h às 22h.

10. Les Puces du Canal em Lyon, França

Começamos com a França e terminaremos com ela. Mas, dessa vez, escapamos para Lyon para encontrar o famoso mercado de pulgas Les Puces du Canal. É no norte da cidade, mais precisamente em Villeurbanne, que você irá se deslumbrar com a diversidade dessa feira.

Esse mercado de pulgas na Europa — o segundo maior da França — é um lugar imperdível para você encontrar armações de óculos, livros, cartazes, revistas antigas ou um lindo quadro para presentear ou decorar seu apartamento. Para além do mercado de pulgas, Lyon é uma cidade linda que por si só merece a visita!

Onde e quando acontece o mercado de pulgas Les Puces du Canal?

  • Onde: 5 rue Eugène Pottier 69100, Lyon, França;
  • Quando: quintas e sábados das 7h às 13h; domingos das 7h às 15h.

Curiosidades sobre os mercados de pulgas na Europa

Há muita história por trás dos mercados de pulgas europeus! Articulistas do portal Vintage French Art dizem que a expressão remonta ao final do século XIX. Ao que tudo indica, o termo era pejorativo e indicava que “Quem dorme com cachorro acorda com pulgas”.

O que parece consenso é que a expressão mercado de pulgas vem mesmo do francês “marché aux puces”, um título dado a um mercado parisiense especializado na venda de bens em segunda mão — que podia ou não conter pulgas reais! — conforme artigo de Albert LaFarge de 1998.

A maior curiosidade sobre os mercados de pulga na Europa é, de fato, a origem do seu nome curioso, mas a grande carta na manga desses mercados é outra.

Barracas na rua na região Provence-Alpes-Côte d'Azur, França
Mercados de pulgas na Europa são tesouros para caçadores de pechinchas; feiras não estão imunes a pirataria

Hoje, embora pequenas e grandes cidades estejam inundadas de cadeias de lojas que vendem produtos padronizados e sem graça ao redor do continente, são os mercados de pulgas da Europa que seguram a onda dessa “estandardização” genérica e sem graça.

É nos mercados de pulgas que você consegue encontrar itens autênticos, com vida e história, para fugir do marasmo do comércio globalizado. É no interior dessas feiras que podemos ter acesso ao “terroir” da sociedade. Isso é curioso: levar para casa um pouco de história e dar uma segunda vida às coisas.

Isso é o que mantém esses locais inspiradores. E é esse fator que reúne, ano após ano, um número galopante de pessoas como eu e você, pessoas apaixonadas por história (e por uma tranqueira ou outra!).

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Vale a pena conhecer os mercados de pulgas na Europa?

Definitivamente, sim!

Os mercados de pulgas na Europa oferecem informações sobre a vida e a cultura local. Neles você pode encontrar toda a sorte de produtos antigos, conversar com os vendedores (não raramente pessoas idosas, com muita história para contar) e descobrir coisas que nenhum guia de viagem vai te contar.

Viajar é e sempre será minha atividade favorita. Além de visitar atrações turísticas pelos países pelos quais passo, gosto mesmo é de flanar por aí. Feiras de comida e mercados de rua frequentemente estão no topo dos meus roteiros pela Europa!

Normalmente, são nesses locais que nos deparamos com a verdadeira diversidade de onde estamos. Há sempre muitos turistas, quanto a isso você não tenha dúvidas, mas há também muita gente local vendendo e comprando coisas. Pessoas que ali habitam e que permitem vivenciarmos a cidade a partir de uma perspectiva muito mais autêntica.

Por favor, na sua próxima viagem, tire um dia que seja para conseguir bater pernas por esses cantinhos pitorescos.

Saiba quanto custa viajar pela Europa e planeje-se para viver momentos inesquecíveis pelo velho continente!

Como planejar o roteiro para conhecer os mercados de pulgas na Europa?

Antes de decolar, alguns procedimentos são essenciais para garantir que sua viagem para conhecer os mercados de pulgas na Europa sairão melhor do que o esperado. Recomendo que você faça um checklist de viagem e confira os pontos-chave para organizar a sua de forma tranquila.

Chip internacional

Você pode adquirir seu chip ao chegar à Europa, mas a opção mais adequada é sair do Brasil com a garantia de que chegará conectado ao velho continente. A vantagem de comprar chip internacional antes de viajar é poder desembarcar e, sem surpresas, utilizar o Google Maps, avisar os familiares, pedir um Uber ou pagar suas compras com o celular.

No continente europeu o roaming entre países é automático. Isso significa que se você tiver adquirido um chip de celular na França, por exemplo, esse mesmo chip funcionará na Itália, em Portugal, na Espanha ou em qualquer país do Espaço Schengen (e alguns países fora dele).

A empresa America Chip oferece chips de internet ou internet + ligações com períodos mínimos de 5 dias. E o melhor: o SIM card é entregue no seu endereço no Brasil! Se você já sabe que vai viajar, compre seu chip com antecedência e escolha a data de ativação para quando você for sair do país. Simples!

Cartão de débito internacional

Nossa recomendação para esse caso é o cartão da Wise. Com esse cartão de débito você pode fazer suas compras em mais de 50 moedas e aproveitar de uma vantagem matadora: pagando o câmbio comercial e o IOF de 1,1% nas suas compras internacionais.

O famoso cartão verdinho da Wise permite que você pague suas compras no débito ou saque dinheiro em qualquer caixa eletrônico da Europa. O cartão também possui tecnologia NFC (por aproximação) e pode ser adicionado às carteiras digitais, aumentando a praticidade e a segurança das transações. Só sossego!

Seguro viagem

Saiba que para viajar para a Europa a apresentação de seguro viagem é obrigatória. Mas você não deve contratá-lo apenas por ser obrigatório, mas por ser uma atitude inteligente e prudente.

O seguro viagem pode ser acionado em emergências médicas, no caso de voos cancelados pela companhia, na hipótese de perda de bagagens, na aquisição de medicamentos caso você passe por algum incidente na Europa e muito mais.

O Seguros Promo é nossa ferramenta de escolha para esse caso. A plataforma compara ofertas de seguro de viagem em dezenas de seguradoras para que você consiga ter uma visão geral num só lugar.

Já sabe a data da viagem? Garanta seu seguro!

Adquira bilhetes para atrações turísticas com antecedência

É possível comprar ingressos de atrações turísticas ao chegar no destino, mas essa opção traz riscos: será que não estarão esgotados? Como será a fila? E se o idioma for um impeditivo?

Você pode driblar esses pormenores pesquisando passeios e atividades e comprando online, inclusive bilhetes “fura fila”, utilizando o GetYourGuide, por exemplo. O site pode ser navegado em português e é muito simples e seguro de usar. Além disso, diversas atrações podem ser canceladas com reembolso integral caso você mude de ideia. Prático!

Seguindo essas dicas, eu garanto que você terá uma ótima estadia e aproveitará tudo o que os mercados de pulgas na Europa têm a oferecer.

Seja feliz e boa viagem!