Londres é uma cidade cheia de significados, histórias, lendas e uma beleza deslumbrante. Se você é fã de Harry Potter, ou simplesmente aprecia arquitetura, conhecer a King’s Cross Station precisa entrar no seu roteiro de viagem.

Hoje vamos te contar tudo sobre a estação e como é possível visitá-la.

O que é a King’s Cross Station?

A King’s Cross Station é uma estação de trem localizada em Londres. Foi aberta ao público em 14 de outubro de 1852. Ficou famosa mundialmente por conta dos livros do Harry Potter, da autora J.K. Rowling.

Logo no primeiro livro da série (posteriormente filme) a estação aparece como local de partida para a escola de magia Hogwarts. A plataforma de partida é a 9¾, criada para a história de ficção.

Ingressos para os estúdios Harry Potter: quanto custam e como comprar.

História da King’s Cross Station

A ideia da construção da King’s Cross Station surgiu em 1848. George Turnbull projetou a construção dos 32 primeiros quilômetros de linha férrea. Já a primeira estação de passageiros temporários foi inaugurada em 1850 no Midland Goods Shed.

Em 1851, a Rainha Victoria foi uma das primeiras passageiras, saindo da Estação King’s Cross em direção a Escócia. Já em 1852, a estação de trem foi aberta ao público com duas plataformas em funcionamento.

Em 2007, a estação começou a ser reformada, mas manteve sua fachada vitoriana original. Atualmente, são diversas facilidades na estação, com mais de 300 metros de escada rolantes, sala de espera, restaurantes, bares, banheiros, lojas e trens que ligam diversas partes do país e também do exterior.

Trem na Europa: tudo sobre planejamento, passagens e rotas.

O que ver na King’s Cross Station

A estação de trem é o ponto de partida para diversos destinos da Inglaterra, como a bela cidade de York (2 horas de trem), Doncaster (1h40), Nottingham, Edimburgo, Newcastle, entre outras diversas cidades do país.

Além disso, a Plataforma 9¾ é uma atração a parte para os fãs de Harry Potter. Além de poder recriar a cena do filme e bater fotos na plataforma do bruxo mais querido do mundo, é possível comprar presentes incríveis na loja oficial do Harry Potter. Os souvenirs vão desde canetas, canecas, camisetas, até varinhas.

Plataforma 9 3/4 na king's cross station

Todos os dias, turistas do mundo inteiro visitam a estação, chegam e partem de diversas partes do mundo e para os fãs do Harry Potter é um dos pontos de interesse mais legais de Londres.

Eu confesso que já fui na King’s Cross Station apenas para bater a foto tradicional e visitar a lojinha. Como é uma região bem central da cidade, vale a pena conhecer. Além disso, o metrô fica logo ali ao lado.

Onde fica a estação da Plataforma 9¾

O endereço da King’s Cross Station é Euston Rd, Kings Cross, Londres N1 9AL, Reino Unido. Veja no Google Maps onde está localizada a estação:

Confira quanto custa viajar para Londres: aéreo, hospedagem, refeições e tours.

Como chegar na King’s Cross Station

A melhor forma de chegar é de metrô, descendo na estação King’s Cross St Pancras. Se você estiver na Trafalgar Square, por exemplo, pegue a Piccadilly Line e desça na estação King’s Cross St Pancras (4 paradas). Você pode usar o Google Maps para ver sempre qual a estação que deve descer e qual a cor da linha.

Comprando o Oyster Card semanal, você pode andar a vontade de metrô para conhecer toda a cidade. Vale a pena, porque você não precisa se preocupar em quanto está usando e pode se locomover de maneira rápida pela capital londrina.

Saiba mais no site do Transport of London (Transportes de Londres). Você pode comprar o Oyster Card diretamente em uma estação de metrô em máquinas de atendimento quando chegar. É possível pagar em dinheiro ou cartão. Comprando o Oyster Card azul, você pode devolver no final da sua visita e receber de volta as 5£ do cartão.

Dica: conheça também o London Pass, entenda como funciona e quando vale a pena comprar.

Londres é uma cidade de 9 milhões de habitantes e recebe milhares de turistas, por isso, o ideal é que você tenha internet no celular para saber exatamente para onde vai. Normalmente, as pessoas são muito atenciosas e sempre ajudam os turistas, mas sabendo para que lado ir ajuda bastante para não se perder.

Se você visitar Londres durante o verão ou primavera, pode aproveitar para caminhar mais e conhecer a região central a pé. Agora, se visitar no inverno, com certeza ficar quentinho no metrô ou ônibus é mais prático.

A cidade é realmente muito grande, você deve programar atrações próximas umas das outras para fazer em um dia.

Leia nosso roteiro em Londres e veja o que fazer em 3 a 5 dias na cidade.

Horário de funcionamento

Confira o horário de funcionamento da estação:

  • De segunda a sexta, das 6h às 23h30;
  • Sábado, das 6h às 22h30;
  • Domingo, das 7h45 às 23h30.

Tours para fãs de Harry Potter

Existem diversos tours para fãs de Harry Potter em Londres, inclusive para o Warner Bros Studios em Londres, onde você pode conhecer os estúdios do Harry Potter.

Você pode escolher o seu pelo Get Your Guide, há opções de excursões a pé, de ônibus, com guia e visita a diversos pontos importantes dos filmes para visitar, desde a King’s Cross Station ao Beco Diagonal.

Veja algumas:

Magia em Londres: Excursão Guiada a Pé sobre Harry Potter: £20 por pessoa

Excursão de Ônibus a Locações do Filme Harry Potter: £30 por pessoa

Harry Potter e Animais Fantásticos com Plataforma 9¾: £38 por pessoa

Harry Potter: Tour Warner Bros Studio saindo de King’s Cross: £85 por pessoa

Dicas locais de Londres

A minha dica de ouro é: planeje bem sua viagem à Londres, monte um roteiro com os endereços e se programe para conhecer o máximo possível da cidade.

Se quiser economizar evite sentar em restaurantes, eles cobram taxa de serviço de 12,5%, mais gorjetas. Opte por pubs em Londres em que você pede a comida direto no balcão, ou redes de fast food e cafés como Costa Coffee, Starbucks, Pret a Manger ou Caffè Nero.

King's Cross Station St. Pancras

Em restaurantes, pubs e até em cafés você sempre pode pedir tap water (água da torneira) para acompanhar seu cafezinho ou refeição. É uma prática muito comum e é gratuito.

Outra opção bem barata é passar em um mercado como Tesco ou Sainsbury’s e pegar refeições prontas como sanduíches, wraps, saladas, frutas cortadas, bebidas e sentar em algum lugar para comer. Isso vai te poupar muito tempo para conhecer mais coisas e ainda economizar várias libras.

Você consegue almoçar bem por 5£ com bebida e sobremesa. Também existe a seção de produtos com desconto que estão prestes a vencer e que ficam ainda mais em conta.

Veja onde comer bem e barato em Londres em nosso artigo especial.

O que ver por perto da King’s Cross Station

A King’s Cross Station fica próxima do Museu Britânico, do London Zoo (Zoológico de Londres), Regent’s Park e de Camden Town. Atrações e coisas para fazer em Londres não faltam.

Acho que se ficarmos um mês na cidade Londres não conseguimos conhecer todos os museus, parques e pontos turísticos de Londres. A capital inglesa é linda, enorme e a melhor forma de conhecer o máximo possível é fazendo um roteiro com os horários e atrações para visitar.

Se você planeja conhecer Londres e visitar a King’s Cross Station, saiba que o seguro viagem é fundamental. Recomendamos que você utilize o site Seguros Promo e encontre um seguro que caiba no seu orçamento e se encaixe no seu perfil de viajante.