Festas espanholas: confira as 10 principais e onde acontecem

Visitar Espanha  / 

Se você pensa que brasileiro comemora tudo, é porque não conhece ainda os costumes festeiros do povo espanhol. Tudo é motivo para comemorar. Por isso, muitas festas espanholas paralisam as cidades onde ocorrem, todos os anos, sendo famosas mundialmente.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

É festa para comemorar a primavera, dia da padroeira da cidade, dia de Reis, Natal, além das festas maiores, em algumas cidades espanholas.

E neste artigo você verá informações sobre as 10 principais festas espanholas e dicas para ir.

Lista de 10 principais festas espanholas

Como dissemos na introdução, tudo na Espanha é motivo para uma boa comemoração. Por isso, confira a lista que preparamos com as 10 principais festas espanholas.

1. Festas espanholas: La Tomatina de Valência

A Tomatina é uma das festas na Espanha mais tradicionais. Ela é realizada na cidade de Buñol, em Valência. São cerca de 40 km de Bunol até Valência, e a maneira mais prática para chegar à cidade é de ônibus (cerca de 55 minutos).

Este evento consiste no arremesso de tomates entre os participantes – a maior guerra de tomates do mundo todo, por sinal, e acontece na última quarta-feira de agosto. A entrada para 2020 custa a partir de 12 euros.

Sua história teve início em agosto de 1945 em mais um desfile de gigantes e cabeçudos de Buñol. Um grupo de jovens entrou no meio do desfile abruptamente e derrubou um participante, que pegou tomates de uma barraca da redondeza e atirou contra os jovens. Atualmente, La Tomatina ganhou fama e proporção mundial.

Entre as dicas para participar dessa festa estão:

  • Lembrar que deve esmagar os tomates antes de atirá-los;
  • Usar calçado apertado e bem fechado, para que não machucar os pés nem perder os sapatos;
  • Usar óculos de mergulho, para se proteger dos arremessos.

Localização

La Tomatina é realizada em Buñol, Valência.

Quando acontece

O evento acontece sempre na última quarta-feira de agosto e dura o dia todo. Em 2020, será no dia 26 de agosto.

Uma sugestão é comprar o pacote de 3 noites de La Tomatina no Get Your Guide por 270€ ou o ingresso La Tomatina, por 180€ e passar o dia na cidade.

festas espanholas la tomatina

2. La Patum

A Festa La Patum de Berga é uma comemoração tradicional e um dos festivais mais famosos da Catalunha, realizado durante o festival de Corpus Christi (em maio ou junho), na cidade catalã de Berga.

A cidade de Berga fica a aproximadamente de 115 quilômetros ao norte de Barcelona. De carro, você pode chegar em menos de 1h30min.

Está entre as festas espanholas tradicionais e é Patrimônio Cultural da Humanidade. De acordo com documentos, La Patum já existia em 1525 e tem origens na regeneração reprodutiva da vegetação (primavera).

Aproveitando a proximidade com a data do mistério da eucaristia, a Igreja Católica tem a festa como uma maneira de catequizar o povo.

Geralmente, o principal destaque do Festival La Patum de Berga é o “Patum completo”, a festa dos sentidos e dos sentimentos.

Localização

La Patum de Berga é realizada em Berga, a aproximadamente de 115 quilômetros ao norte de Barcelona.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Quando acontece

Este evento geralmente acontece duas vezes: na quinta e no domingo, durante o período de Corpus Christi, às 21h30min.

3. Festas espanholas: Las Fallas

É uma das principais festas espanholas, conhecida como o carnaval de Valência, com viés católico.

Ela surgiu quando, no dia 19 de março, os carpinteiros da cidade queimavam os pedaços de madeira utilizados para sustentar os candelabros que os aqueciam e iluminavam no inverno.

Daí, aos poucos queimavam também trapos de roupas, ao que o amontoado foi se assemelhando a bonecos. Então, a população colocou bastante humor nesses bonecos, além de crítica às mazelas da sociedade, como, por exemplo, os políticos corruptos.

A festa tem muita animação e fogos de artifício.

Nos dias 17 e 18 de março, acontece a oferenda das flores a Virgem dos Desamparados (padroeira de Valência). Visitar a praça da virgem após dois dias de oferendas é uma experiência olfativa única. A festa acaba no dia 19 com “La Crema”, que é a queima de todas as fallas.

E, como Las Fallas é uma das principais festas espanholas, você deve programar sua ida com antecedência, principalmente para encontrar boas condições de hospedagens.

Se você está visitando Valência durante Las Fallas, não perca Las Fallas Bike Tour e passeie pelo centro para ver as mais belas Fallas da cidade. Compre com bastante antecedência, pois a disponibilidade desse ingresso é limitada.

Localização

Las Fallas é realizada em Valência, na Espanha.

Quando acontece

Em março, no carnaval, que é quando acontecem queimas de fogos, chamadas de “castillos” e “nit del foc”.

Saiba mais sobre a festa mais tradicional de Valência na Espanha: Las Fallas.

Festas espanholas Las Fallas

Confira todas as informações para viajar para a Europa em março.

4. San Fermín

São Firmino é o padroeiro de Pamplona. A maneira mais fácil de chegar à cidade é de trem: cerca de 3 horas partindo de Madrid.

A festa de San Fermín tem início no dia 6 de junho com o lançamento de um foguete ao meio-dia e seu término é na virada do dia 14 para o 15 de junho, com a canção de despedida “Pobre de Mí”.

Estas festas espanholas surgiram em homenagem ao santo no século XIV. O que é mais famoso nessa festa é a corrida com touros, de 849 metros pelas ruas do centro histórico e termina na plaza de touros.

A festa ficou conhecida há pouco tempo, devido à popularidade do livro “The Sun Also Rises”, de Ernest Hemingway. Todos os anos, um milhão e meio de turistas lotam a cidade, que tem pouco mais de 200 mil habitantes.

Dicas para se preparar para a festa são: usar roupas frescas e confortáveis e se hidratar bastante, pois no verão o clima costuma ficar bastante quente.

Localização

Cidade de Pamplona, na Espanha.

Quando acontece

Mês de junho.

5. Festas espanholas: Castellers

Os Castellers não são propriamente uma festa, e sim uma performance, feita em várias festas durante o ano, assim como as festas das padroeiras das cidades catalãs ou nas “fiestas mayores”.

A festa é realizada na Catalunha, e maneira mais fácil para chegar à cidade, partindo de Madrid, é de trem: cerca de 2h30min de viagem.

A origem dos Castellers remonta aos antigos bailes valencianos, uma dança religiosa, na qual se erguiam os castelos humanos. Desde 2010, os castelos humanos são uma tradição muito enraizada da Catalunha e constituem Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O legal dessa festa é que pessoas de todas as idades podem participar, desde crianças, que ficam no topo do castelo, até idosos. O importante é ter confiança um no outro para dar certo.

Localização

Os Castellers são realizados na região da Catalunha, na Espanha.

Quando acontece

Esta festa espanhola acontece de maio a novembro.

6. Semana Santa

A maioria da população espanhola é católica. Por isso, o país possui várias, sendo as mais destacadas na cidade de Sevilha (maior e mais famosa da Andaluzia) e Granada. Em Sevilha são mais de 50 delas.

É cultura e tradição na Espanha que, na Páscoa, diversas procissões percorram nas cidades, que são decoradas com flores e símbolos religiosos.

Como a Semana Santa é comemorada em diversas cidades espanholas, primeiramente você deve escolher seu destino e depois escolher sua hospedagem, com antecedência, pois o país é bastante concorrido nesse período.

Localização

Diversas localidades da Espanha, especialmente em Sevilha, onde ocorrem mais de 50 festas de comemoração na Semana Santa.

Quando acontece

Este evento ocorre na Semana Santa.

flamenco em sevilha

Aluguel de carro na Espanha: saiba o que é preciso.

7. Festas espanholas: Jaleo

Jaleo ocorre em Menorca, a menor das Ilhas Baleares, de junho a setembro. A melhor maneira para chegar a Menorca é de avião, pelo aeroporto de Menorca, o principal ponto de conexão da ilha com o exterior.

Esta festa espanhola tem início com uma missa, com autoridades locais, que ficam nos bancos da frente da igreja junto aos cavaleiros do Jaleo.

Ao ar livre, aparece o personagem principal da festa: um cavaleiro, montado no cavalo menorqui, vestido de preto e branco, como se fosse para uma competição de equitação o cavalo.

Em Menorca, o cavalo é parte de toda família da pequena ilha, como se fosse um cachorro para muitas pessoas. Com uma espécie de flauta, muitas pessoas ficam ao redor dos cavalos, que ficam nas duas patas traseiras (empinados).

Localização

Esta é uma das tradicionais festas espanholas, que fica na região de Menorca, nas Ilhas Baleares.

Quando acontece

O evento acontece de junho a setembro.

Conheça as Ilhas da Espanha em nosso guia completo.

8. Aste Nagusia

Também chamada de Semana Grande, está entre as festas espanholas que mais atraem pessoas e é a principal festa de Bilbao, no País Vasco. Para chegar à cidade, o ideal é ir de avião.

Esta festa de celebração de assunção de Nossa Senhora é comemorada durante 9 dias (razão do nome) e começa no primeiro sábado após o dia 15 de agosto.

Durante as festividades, a zona central próxima ao rio é preenchida com palcos e barracas, as ruas têm apresentações, bandinhas e bonecos gigantes, ideal para as pessoas curtirem bebendo e dançando. Há, ainda um concurso de queima de fogos.

Localização

A festa é celebrada em Bilbao, no País Vasco.

Quando acontece

Começa no primeiro sábado após o dia 15 de agosto e é comemorada durante 9 dias.

9. Festas espanholas: Feira de Albacete

A Feira de Albacete é uma das mais autênticas festas espanholas, considerada de Interesse Turístico Internacional. Ela é celebrada no mês de setembro, em Albacete, na Espanha, em homenagem à padroeira da cidade, a Virgen de Los Llanos.

A maneira mais simples de chegar ao evento é de trem. Partindo de Madrid, é cerca de 1h30min de viagem.

A celebração é concentrada em diferentes locais, mas os focos mais famosos são o recinto dedicado à feira e a Plaza de Toros de Albacete. No decorrer de 10 dias, são organizadas diversas atividades e muitos turistas visitam o local.

Localização

O evento é realizado em diversos pontos de Albacete, na Espanha, situada na comunidade de Castela-Mancha.

Quando acontece

Mês de setembro.

10. El Cascamorras

A festa de El Cascamorras é celebrada todos os anos, no início de setembro, nas cidades espanholas Baza e Guadix, ambas as cidades com interessantes centros históricos. A maneira mais fácil de ir a essas cidades é de carro, e uma fica a cerca de 35 minutos da outra.

Com base na tradição de “luta” entre as duas cidades, a festa é bastante animada. Com o tempo, se converteu em um elemento turístico bem importante ao dar início às festas populares em honra da Virgen de la Piedad.

Trata-se de uma das mais antigas e singulares festas espanholas na província de Granada. Sua história teve início em meados do século XV, quando um obreiro Juan Pedernal, pertencente a Guadix, encontrou uma imagem da virgem, estava em uma antiga mesquita.

Esta imagem, escondida no século XII para sua proteção, deveria pertencer a Guadix. No entanto, os habitantes de Baza não concordaram, já que foi aí encontrada.

De acordo com a tradição, durante uma reunião para resolver a disputa, um palhaço da corte de Guadix tentou entrar na catedral de Baza para pegar a relíquia. Pego em flagrante, o Cascamorras, uma espécie de arlequim local, foi ameaçado e começou a correr pelas ruas de Baza, fugindo dos habitantes da cidade que lhe atiravam tudo. Assim, a relíquia permaneceu em Baza.

O evento foi declarado Festa de Interesse Turístico Nacional e, recentemente, Festa de Interesse Turístico Internacional.

Localização

Baza fica perto do Parque Natural Sierra de Baza e Guadix fica a 35 minutos de Baza.

Quando acontece

Início de setembro.

Leia nosso guia de turismo na Espanha para planejar sua viagem.

Dicas para ir às festas espanholas

1. Vista-se adequadamente, de acordo com a festa e a estação do ano;

2. Tenha atenção com os seus pertences;

3. Planeje com antecedência a sua viagem, para conseguir encontrar melhores preços de passagens e hospedagens;

4. Opte por fazer suas programações de transporte público, pois fica mais fácil chegar nas principais festas espanholas;

5. Não se esqueça do seu Seguro Viagem Espanha.

O seguro viagem é obrigatório para a Espanha

Se você está programando conhecer algumas das principais festas espanholas, deve saber que o seguro viagem é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen – a Espanha é um deles.

Para conseguir os melhores planos de seguradoras renomadas pelos menores preços, recomendamos que utilize o comprador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo.

O Euro Dicas Turismo tem parceria com o portal Seguros Promo e oferece os melhores preços de seguro viagem de seguradoras renomadas. Faça uma cotação e comprove que vale a pena!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.