7 melhores destinos para aposentados na Europa e dicas exclusivas

Viajar pela Europa  / 

Depois da tão merecida aposentadoria, chega a hora de preparar as malas e aproveitar. Viajar é uma excelente forma de aproveitar a vida, por isso é preciso escolher os destinos para aposentados na Europa para que você possa curtir o máximo.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Se você não sabe por onde começar seu roteiro de viagem para Europa, nós vamos de ajudar a escolher os melhores destinos para aposentados na Europa, confira.

Os 7 melhores destinos para aposentados na Europa

7) Grécia

Skiathos na Grécia

Atenas é o berço da nossa civilização e conhecer uma das cidades mais antigas do mundo (3.400 anos) é simplesmente entrar em um museu a céu aberto.

A Acrópole é um dos locais de visita obrigatória. Além de Atenas, a Grécia encanta pelas belas ilhas de Santorini, Mykonos e Lefkada, verdadeiros paraísos para quem gosta de mar e belos dias de sol.

6) Croácia

Dubrovnik na Croácia

A Croácia é um país que está na moda, principalmente pelos cruzeiros que chegam no país. O pequeno país, possui paisagens de cair o queixo.

Com ilhas rodeadas pelo Mar Adriático, existe uma praia mais linda que a outra. Além disso, é um destino barato e perfeito para conhecer no verão.

Conheça as praias mais bonitas da Croácia e aproveite o verão europeu.

5) Malta

Valleta em Malta

A Ilha de Malta está localizada embaixo da Itália e é um destino para quem aprecia praia, mar, sol, sombra e água fresca. Muitos aposentados ingleses visitam a ilha e escolhem até viver por lá. O país possui uma das águas mais cristalinas da Europa.

Veja também quais são as melhores praias da Europa.

4) França

Nice em França

Bons vinhos, excelente gastronomia, história e muita cultura. A França é repleta de palácios, museus, cafés e é uma ótima opção de destinos para aposentados na Europa.

Não é preciso escolher apenas Paris, o sul da França é magnífico e os turistas se surpreendem especialmente por Bordeaux, Saint-Tropez, Cannes e Nice.

3) Espanha

Málaga na Espanha

A Espanha é um país belíssimo, muito limpo e cheio de cidades encantadoras. Com uma cultura muito rica, há muito para visitar. A capital Madri, a praiana Barcelona, Sevilha, Valência, Toledo e Santiago de Compostela pode fazer parte dos seus destinos para aposentados na Europa.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

2) Portugal

Tavira em Portugal

Apesar das muitas ladeiras, Portugal também está na lista dos destinos para aposentados na Europa. O país europeu encanta pela sua arquitetura única, vinhos de excelente qualidade a preços muito acessíveis, castelos, monumentos, igrejas e muito bacalhau. Os destinos mais indicados para aposentados são: Lisboa, Sintra, Cascais, Porto e Óbidos.

Saiba tudo sobre o turismo em Portugal e quantos dias você pode conhecer o país.

1) Itália

Toscana na Itália

A Itália está no primeiro lugar da lista de destinos para aposentados na Europa e não é por menos. Arte, cultura, museus, boa gastronomia, clima ameno e muita história são os motivos que levam aposentados de todo o mundo escolherem a Itália como destino turístico.

Visitar Roma, o Vaticano, Veneza, Bolonha, podem ser excelentes escolhas para aposentados.

Pontos turísticos mais importantes

Os países europeus têm muito a oferecer para seus visitantes, confira os melhores pontos turísticos e escolha quais os seus destinos para aposentados na Europa:

Vaticano

Conhecer o Vaticano é entrar dentro da história da arte. Com certeza visitar os Museus do Vaticano será uma recompensa para seus olhos durante sua visita pela Itália.

Palácio da Pena

Na vila de Sintra em Portugal tudo encanta: as ruelas, os pequenos restaurantes, os hotéis e a vista de encher os olhos. Conhecer o Palácio da Pena é com certeza uma das visitas mais encantadoras de Portugal.

Catedral de Santiago de Compostela

Com mais de 943 anos de história, a Catedral de Santiago de Compostela é sem dúvida um lugar para visitar durante sua viagem pela Europa. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a catedral tem estilo barroco, românico e renascentista e é uma das igrejas mais importantes da Espanha.

Acrópole de Atenas

Um dos destinos para aposentados na Europa mais cheios de história. Construída por volta de 450 a.C. A Acrópole abriga algumas das mais famosas edificações do mundo, o Partenon e o Erecteion. Uma visita obrigatória para quem viaja para Grécia.

Melhor época para visitar

Para aposentados com certeza a melhor época para visitar a Europa é no fim da primavera e início do Verão, nos meses de junho e julho. Ou então no início do outono, nos meses de setembro e outubro.

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro costumam ser bastante chuvosos e frios na Europa. Por isso, se conseguir viajar durante outra época do ano, poderá aproveitar melhor as atrações do velho continente.

Quantos dias ficar?

Tudo vai depender da sua disposição para viagens e do seu orçamento de viagem. Você pode optar por fazer apenas um país e conhecê-lo bem em 7 dias, ou então programar uma viagem mais longa e durante 15 dias visitar diversas cidades.

Se tiver ainda mais garra e energia, poderá ficar um mês na Europa e conhecer os 7 países da nossa lista. Normalmente dois dias por cidades são mais que suficientes para conhecer os principais pontos turísticos.

Custo por dia

Para calcular o preço da sua viagem para Europa, você precisará fazer seu roteiro de viagem e definir quantas cidades e países pretende conhecer. O valor que irá gastar por dia dependerá do número de estrelas do hotel, se andará de táxi, uber ou transportes públicos, se pretende entrar em todas as atrações e assim por diante.

Saiba também como fazer um seguro de viagem para a Europa.

A média de gastos por dia na Europa é de € 70,00 por dia. O valor inclui alimentação, transporte público, hotel (quarto duplo – dividido em duas pessoas) e atrações.

Esse valor poderá ser bem superior, se você optar por ficar um hotel bem localizado, se optar em sempre andar de táxi, Uber, se gosta de comprar souvenirs, etc.

Antes de planejar sua viagem para Europa, pesquise os lugares que quer visitar e faça um planejamento com meses de antecedência. Dessa forma, consegue verificar as datas mais baratas e obter descontos, tanto nas passagens aéreas, de trem, avião dentro da Europa e também hotéis.

Antes de viajar, veja também: 5 dicas de como economizar em viagem e como comprar euro mais barato.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.