Já pensou em conhecer a Ilha de Skye? Se você procura um cenário com paisagens impressionantes, muitas histórias reais e lendas, seu destino são as Terras Altas Escocesas, as chamadas Highlands!
O cenário da Ilha de Skye é perfeito, deslumbrante e com paisagens de tirar o fôlego!
Índice do artigo
Ilha de Skye: por que visitar?
As Highlands são um conjunto de montanhas que se formaram no fim da Era Glacial, quando massas gigantes de gelo retrocederam para o norte e toneladas de terra e rochas foram levadas juntas, tornando essa paisagem única.
Particularmente, gosto muito de cenários que me dão a impressão de retornar ao passado e visitar a Ilha de Skye é uma ótima oportunidade para isso. A história dos clãs escoceses, das batalhas, dos povos vikings e celtas aliados as paisagens naturais, tornam esse destino inesquecível.
Além disso, a paisagem campestre é um espetáculo à parte. Por outro lado, na Ilha de Skye as tradições ainda são preservadas e é comum encontrar homens vestindo kilt e placas de sinalização em inglês e gaélico.
Por tudo isso, a Ilha de Skye é o terceiro destino mais visitado na Escócia, depois de Edimburgo e do Lago Ness (muita gente procura essa região para descobrir mais sobre o mistério do monstro do Lago Ness).
Onde fica a Ilha de Skye
A ilha de Skye é uma das maiores ilhas da Escócia. Localiza-se no noroeste das Terras Altas, as Highlands. A população é de cerca de 10.000 pessoas e o maior atrativo para os turistas são as belíssimas paisagens.
Desde grandes e pequenos lagos e rios de águas cristalinas, montanhas e vales verdes, enfim… locais inspiradores. O charme que envolve a ilha está justamente na simplicidade. Além disso, esta é a região da Europa Ocidental menos povoada.
Veja também quais são os melhores destinos na Europa.
Como chegar à Ilha de Skye
Partindo de São Paulo há voos até Edimburgo, sempre com escala. De Edimburgo ou Glasgow, partindo de carro em direção a Ilha de Skye, a viagem dura cerca de 6 horas. Também é possível fazer o trajeto de trem de Edimburgo até Inverness e de lá escolher a melhor opção até a ilha.
Normalmente, Inverness é o ponto de partida até a Ilha de Skye. Inverness é a capital das Highlands e é bastante conhecida por ficar próxima ao famoso Lago Ness.
Avião
A ilha de Skye não tem aeroporto, os dois mais próximos ficam em Inverness e na Ilha de Lewis.
Aproveite para conhecer também 8 incríveis pontos turísticos na Escócia.
Carro
Alugar um carro é uma excelente opção para chegar até a ilha. A viagem é linda e as paisagens são deslumbrantes. As estradas são muito bem sinalizadas e nada melhor do que aproveitar para tirar fotos lindas, existem muitos lugares que propiciam isso.
É importante lembrar que na Escócia eles dirigem na mão contrária, então, atenção redobrada.
A viagem de Inverness até Skye demora mais ou menos 3 horas e meia.
Aproveite para conferir o Checklist de viagem: o que não pode faltar na sua mala.
Excursão por agência de turismo
Há vários tipos de passeios, de 1 a 3 dias e com diferentes roteiros. O idioma predominante é o inglês. Dependendo do roteiro escolhido é possível conhecer boa parte da ilha e ainda conhecer a história e curiosidades da cultura local.
Ônibus
O ônibus sai de Inverness em direção a Portree. Embora as opções de horários sejam limitadas, manhã, meio-dia e final do dia, esse é um meio bastante utilizado para chegar até a ilha. Apenas a empresa Scottish Citylink faz esse trajeto e é possível comprar pela internet, imprimir a passagem e mostrar no embarque para o motorista.
Como se locomover na ilha
Ônibus
A empresa de ônibus Stagecoach é a principal da ilha. As informações quanto aos horários e rotas estão disponíveis no site e há também a opção de usar o aplicativo da Traveline Scotland.
Carro
Com certeza é muito mais agradável utilizar o carro para conhecer a ilha. A estrada principal circunda toda a ilha e o acesso aos passeios é bem fácil, além disso as estradas são muito bem sinalizadas.
Quanto tempo é necessário para conhecer a ilha?
Para conhecer a ilha com tranquilidade 3 dias são suficientes.
Onde se hospedar na Ilha de Skye
Portree
É a capital da ilha, com cerca de 3.000 habitantes. É a melhor cidade para servir como base para conhecer a região. A cidade é um encanto, rodeada de colinas e com várias casinhas coloridas na beira do mar.
Embora seja pequena, concentra os principais restaurantes e um pequeno comércio. É o ponto de partida da maioria dos passeios oferecidos por agências de turismo.
Visitar o porto da cidade é um passeio que vale a pena, o visual é muito bonito.
Existem também outros vilarejos com boa estrutura para receber turistas, como por exemplo:
- Carbost
- Uig
- Duvegan
- Broadford
Saiba tudo sobre a cidade de Stirling, na Escócia.
Sugestões de hospedagens
Confira abaixo algumas sugestões de hospedagens na Ilha:
- Buaile nan Carn – casa de férias de avalição excepcional;
- Skye Cabins – chalé e ótima opção para quem quer uma experiência diferente de hotel;
- Broadford Hotel – hotel 3 estrelas bell e com muita procura na Ilha de Skye;
- Skeabost View Pods Skye – chalé 4 estrelas bem avaliado e bem localizado.
Melhor época para visitar a ilha de Skye
O passeio pela ilha pode ser feito durante o ano todo, mas a melhor época é de abril até setembro, meses de primavera e verão. Nesse período os dias são mais longos e lojas e restaurantes funcionam até mais tarde.
Algumas atrações, como alguns castelos, não abrem durante os meses de inverno. Além de que no inverno as temperaturas são baixíssimas.
O tempo é muito instável na ilha. Em qualquer época do ano prepare-se para encontrar dias nublados, tempo úmido e mais, o vento é gelado e constante.
O que ver na Ilha de Skye
Old Man of Storr
Segundo a lenda, essa terra era habitada por gigantes. Mas é a paisagem incrível da região que faz com que Old Man of Storr seja uma das principais atrações da ilha. O local é simplesmente fantástico!
O “velho homem” é uma grande formação rochosa que pode ser vista a quilômetros. O penhasco na formação tem cerca de 719 metros de altura, uma panorama de cinema. Localiza-se a 7 Km de distância de Portree.
Nos meses de verão o número de turistas é muito grande e o estacionamento oficial fica lotado, mas é permitido estacionar no acostamento da estrada. A caminhada pela trilha até o penhasco inicia-se no estacionamento e dura cerca de 2 horas.
O melhor horário para visitar é no início da manhã ou final da tarde por terem menos turistas.
Viajar pela Europa gastando pouco: 10 dicas a considerar.
Kilt Rock
Localiza-se no nordeste de Trotternish e a 10 minutos do Old Man of Storr. É um penhasco de colunas de basalto verticais, que parecem formar plissados de um kilt escocês.
A cachoeira Mealt no penhasco, tem uma queda de 60 metros de alturas direto para o mar. Imagine a vista panorâmica do mirante, realmente é incrível! Em dias claros, a Escócia Continental e a ilha de Lewis podem ser observadas.
Neist Point
Esse penhasco localiza-se no ponto mais ocidental da ilha, e é muito visitado por seus pontos de observação serem fantásticos. A caminhada pela borda das falésias rende fotos lindas, também é um dos maiores observatórios de baleias do mundo.
O acesso ao local é feito através de uma caminhada a partir de Glendale. Mais importante é a visita ao farol (Neist Point Lighthouse) construído em 1909, a vista é imperdível. Mas lembre-se, é bom visita-lo na hora do almoço, em outros horários do dia pode ser que haja neblina.
Quiraing
Indescritível esse lugar! São picos e vales ao longo da escarpa da península de Trotternish. A crista formou-se quando um trecho de penhascos e colinas se romperam e deslizaram em direção à costa leste.
É uma região muito antiga e durante a caminhada por ela, talvez você encontre pegadas de dinossauros que viveram a 170 milhões de anos, um retorno a pré-história!
Lagos glaciais completam a paisagem que parece não existir. É uma região popular entre montanhistas. O mais fascinante são as lendas sobre esse lugar, uma das mais contadas é sobre Quiraing ser o ponto de encontro de todas as fadas! Interessante, não é mesmo?
Dunvegan Castle
É o castelo mais antigo e preservado da Escócia. Pertence ao clã MacLeod, proprietários do local a 800 anos.
Fica a 2 Km da vila de Dunvegan e a visitação é aberta ao público nos meses de abril a outubro. Tanto os jardins como a parte interna do castelo podem ser visitadas. É um ótimo passeio pois a propriedade é bem conservada.
Para Skeabost View Pods Skye e o jardim o valor de entrada é de 11£.
Eilean Donan Castle
Entre a cidade de Inverness e a Ilha de Skye encontramos um cenário digno de filmes! Quem assistiu o filme “Highlander e Elizabeth: A era de Ouro”, reconhecerá o Castelo Eilean Donan.
Datado do século XIII situa-se em uma ilha no ponto de encontro de 3 grandes lagos de mar: Duich, Long e Alsh. Durante séculos foi destruído e reconstruído, em 1932 foi restaurado e aberto ao público.
Adora castelos? Conheça os 5 castelos da Escócia que viraram hotéis.
O castelo localiza-se a 1 km da aldeia de Dornie e o acesso para visitá-lo é pela ponte sobre o lago Long. Saindo de Glasgow a viagem de carro dura 4 horas e de Inverness cerca de 1 hora e meia. A visita é uma verdadeira viagem no tempo, isso justifica que o castelo seja uma das atrações mais importantes e visitadas nas Higlands escocesas.
Durante os meses de verão a água dos lagos costuma baixar tornando a paisagem diferente das outras estações.
No castelo é possível visitar todos os ambientes e entrar em contato com a história e costumes, além de ver uma exposição de armas. Consequentemente é uma visita imperdível!
O valor do ticket de entrada é de 7,50£ para adultos, no site é possível consultar valores para família e grupos, além dos horários para visitação.
Fairy Pools (piscinas das fadas)
Sem dúvida um dos lugares mais lindos e inspiradores da Ilha de Skye. As piscinas são um conjunto de cachoeiras e lagos de água bem fria e de um azul turquesa intenso, devido ao acúmulo de minerais nas rochas.
Estão localizadas aos pés das montanhas Cullins, no vale Glen Brittle, e são rodeadas por penhascos. Como o próprio nome sugere o lugar é mágico! As águas cristalinas e geladas das piscinas são abastecidas pelo rio Brittle.
As lendas contam que duendes, elfos e fadas podem ser vistos neste lugar surpreendente.
Muitos turistas procuram o local para acampar e fazer trilhas, além da pratica de mergulho.
Existe um estacionamento oficial e dali pode-se seguir a pé até as piscinas. A caminhada dura cerca de 20 minutos até a primeira e principal cachoeira.
Aplicativos para viajar: 12 que não podem faltar no seu celular.
Montanhas Cullin
Na viagem até Portree você avistará as montanhas Cullin. São consideradas as mais bonitas das Terras Altas e podem ser alcançadas por várias trilhas.
As montanhas Cullin são nominadas devido ao material encontrado em sua composição:
- Black Cullin (compostas de basalto e gabro) é considerada a montanha mais difícil para escalar na Escócia.
- Red Cullin (composta de granito vermelho).
Talisker Distillery
Quando pensamos na Escócia, além das músicas típicas com gaitas de fole lembramos do whisky, não é mesmo? Na ilha de Skye podemos conhecer a destilaria Talisker. Ela foi fundada em 1830 e é possível fazer uma visita guiada pela fábrica, aproveitando para degustar um dos melhores whisky da Escócia.
O ingresso varia de 7£ a 30£, de acordo com o tipo de tour e degustação escolhido.
Conheça 10 castelos na Escócia para você viajar no tempo.
Curiosidades sobre a Ilha de Skye
Atualmente a ilha é bastante procurada por quem tem interesse por turismo de aventura. Dois eventos esportivos importantes são realizados na ilha:
- The Trotternish Ridge
- The Culling Range
Depois disso, se houver disponibilidade de tempo, uma visita a Staffin é bastante interessante. A cidade abriga o Museu dos Dinossauros, com vários fósseis encontrados na ilha. Para quem gosta deste período da história é um passeio imperdível!
É caro conhecer a Ilha de Skye?
Apesar de ser uma ilha e estar distante da capital Edimburgo não se engane, visitar a ilha não é um passeio barato. A ilha de Skye é um dos lugares mais caros da Escócia. Hotéis, restaurantes e passeios custam tanto quanto os que estão localizados em capitais europeias famosas.
Com um cenário que vai de castelos medievais, montanhas nevadas, praias lindíssimas e falésias impressionantes, não tem como não se encantar com as belezas dessa ilha. Certamente é um verdadeiro paraíso. Então, preparado para conhecer esse lugar mágico?