Com mais de 7 mil quilômetros de extensão, a costa italiana é formada por uma ampla variedade de praias para todos os gostos. Assim, não é tão simples escolher quais praias da Itália incluir no roteiro para uma experiência de verão inesquecível.

Para que você possa aproveitar o melhor do litoral da península, separamos um guia com 15 praias imperdíveis para incluir no roteiro, bem como dicas sobre o que conhecer no local e como se deslocar. Vamos lá?

Quais as melhores praias da Itália para visitar?

Visitar o extenso litoral italiano é uma experiência única, pois as praias da Itália combinam paisagens naturais espetaculares com milênios de história e uma cultura rica e diversa.

Além disso, as praias italianas são, de uma forma geral, muito limpas, organizadas e seguras. Um dia de mar no país é, sem dúvidas, uma ótima maneira de aproveitar o calor do verão europeu.

A minha parte favorita de visitar a costa da península é a enorme diversidade das praias: além dos diferentes tipos de areia e cores da água, existem opções de lugares movimentos e muito turísticos até as praias mais isoladas e tranquilas.

Para facilitar a organização do seu roteiro pela Itália, preparamos a nossa lista de sugestões conforme a posição geográfica das praias: começando pela região norte até o sul e ilhas.

1. Praia de Fenigia, Monterosso al Mare

Localizada na pequena cidade de Monterosso al Mare, essa é a principal praia de Cinque Terre, além de ser a mais frequentada pelos turistas que visitam a região.

Além da ótima infraestrutura e à localização central, pertinho da estação ferroviária da cidade, a fama da praia se deve também ao fato de ela ser a única com areia branca em Cinque Terre.

Praia de Fenigia, na Itália
A praia de Fenigia está situada a poucos metros do centro histórico do vilarejo

Para que você possa tenha a oportunidade de relaxar à beira-mar e aproveitar as vistas panorâmicas da praia de Fenigia, sugiro que você se hospede por ao menos dois dias em Monterosso al Mare.

O que fazer na praia de Fenigia?

Em Monteresso al Mare, você poderá fazer um passeio de caiaque e mergulho com snorkel para admirar as paisagens únicas da praia, que se estendem pelas falésias com casas coloridas, enquanto rema e mergulha nas águas claras.

Você também poderá fazer um cruzeiro ao pôr do sol com aperitivo a bordo para apreciar um delicioso drink refrescante enquanto deslumbra as paisagens dos pequenos vilarejos de Cinque Terre iluminadas pelo sol do final da tarde.

2. Baia del Silenzio, Sestri Levante

Uma das praias mais bonitas da Itália, Baia del Silezio é conhecida pelo seu formato particular em meia-lua, pelas suas águas cristalinas e pela sua areia dourada.

Além da sua paisagem natural espetacular, a beleza da Baia del Silenzio é caracterizada pelos edifícios históricos que circundam o litoral e testemunham o passado aristocrático da zona, que foi um importante centro cultural europeu no século XIX.

A praia é uma ótima opção para famílias com crianças, pois o mar é raso e calmo. Planeje ao menos um dia inteiro para conhecer a Baia del Silenzio e para passear por Sestri Levante.

O que fazer na Baia del Silenzio?

Você poderá fazer uma caminhada pela região da Baia del Silenzio com um guia e conhecer os detalhes da impressionante história do local. Durante o passeio, você também poderá apreciar as vistas de Portofino, de Punta Baffe, de Punta Mesco e de Cinque Terre.

Outra experiência interessante para adicionar ao seu roteiro é uma aula de pesto, culinária e degustação de vinhos em Sestri Levante. Nada melhor do que apreciar a deliciosa gastronomia italiana depois de uma manhã na praia, não é?

3. Praia de San Fruttuoso, Portofino

Além de Cinque Terre, Portofino é outro destino imperdível na região da Ligúria, com o seu litoral deslumbrante e as suas paisagens de tirar o fôlego.

Conhecida por suas águas cristalinas e paisagens de encostas que se estendem até o mar, a praia de San Fruttuoso é o lugar perfeito para os apaixonados pela natureza e para os turistas que querem aproveitar as maravilhas naturais da costa da Ligúria com tranquilidade.

Praia de Portofino, na Liguria
San Fruttuoso é uma das praias mais populares do norte da Itália

Sugiro que você separe ao menos dois dias para visitar Portofino e ao menos um dia para vivenciar ótimas experiências nessa praia.

O que fazer na praia de San Fruttuoso?

Na praia, você não pode deixar de fazer um passeio de barco em Portofino e San Fruttuoso para mergulhar nas águas e ver de perto a estátua do Cristo do Abismo, uma estátua em bronze submersa no local desde 1954.

Outra opção é embarcar em um passeio de catamarã na costa de Portofino para desfrutar as vistas panorâmicas do local enquanto saboreia os produtos locais oferecidos a bordo.

4. Praia de Sansone, Portoferraio

Além de paisagens colineares, museu de arte e monumentos históricos, a Toscana também é lar de ilhas pitorescas e paradisíacas, como a ilha de Elba.

Uma das praias mais famosas da ilha é Sansone, conhecida pela sua água de tom esmeralda e pela sua paisagem caracterizada por rochedos e falésias. É o lugar ideal para apreciar a natureza bem preservada da ilha, pois existem diversas trilhas que levam até à praia.

Sansone também é uma boa opção para famílias que buscam uma praia com infraestrutura de hotéis e restaurantes, cercado por um mar calmo para passar um dia tranquilo à beira-mar. Sugiro que você separe quatro dias para conhecer Elba e, nesse período, planeje passar um dia inteiro em Sansone.

O que fazer na praia de Sansone?

Faça uma excursão guiada a pé para descobrir a história da ilha de Elba a partir dos principais pontos turísticos de Portoferraio. Os detalhes históricos de Elba são muito particulares, pois o local foi refúgio da família Médicini e de Napoleão Bonaparte, além dos antigos etruscos.

Os fãs de atividades aquáticas podem mergulhar entre as rochas da costa ou passear de canoa para aproveitar a tranquilidade da água. Você também poderá enriquecer a sua experiência na ilha com um emocionante passeio de caiaque ou com uma deliciosa degustação típica de fazenda toscana.

5. Due Sorelle, Sirolo

A Riviera del Conero é uma região litorânea nas Marcas, centro da Itália. De todas as praias do local, a praia Due Sorelle é a mais surpreendente e não pode ficar de fora do seu roteiro pelas praias da Itália.

Acessível somente por barco, essa praia isolada ao leste da província de Ancona têm atraído cada vez mais turistas pela sua paisagem litorânea indescritível.

A praia está aos pés do Monte Conero e, de suas águas cristalinas emergem duas enormes formações rochosas, as “duas irmãs” que dão o nome ao local. Sugiro que você separe dois dias para explorar a Riviera del Conero e planeje um dia inteiro para aproveitar a praia.

O que fazer em Due Sorelle?

Explore a Riviera del Conero com um passeio de caiaque saindo de Sirolo fazendo paradas nas praias de San Michele e Due Sorelle. Nade nas águas cristalinas, desfrute de um delicioso aperitivo a bordo e aproveite a tranquilidade do mar.

Outra opção para apreciar a beleza da Riviera del Cornero é por meio de uma emocionante experiência de parasailing, em que você irá sobrevoar a costa litorânea das Marcas.

Além disso, inclua no seu roteiro uma caminhada guiada ao pôr do sol no Monte Conero com degustação. Depois de atravessar os bosques pitorescos das Marcas com o seu guia, você poderá aproveitar um bom vinho da região.

6. Praia Canzatora, Sperlonga

Sperlonga é uma porção litorânea da região do Lácio e recebe esse nome pela presença de pequenas grutas naturais ao longo da costa, chamadas de “spelunche”.

Uma das praias mais bonitas do local é Canzatora, tão bem preservada a ponto de ter recebido a Bandiera Blu, um indicador europeu que mede a qualidade ambiental, a segurança e a infraestrutura das praias do continente.

Sperlonga, na Itália
Canzatora oferece uma ótima infraestrutura para os turistas

A areia fofa e dourada da praia é perfeita para quem quer tomar sol à beira-mar, enquanto o mar, que é raso nos primeiros metros e se torna gradualmente mais fundo, é ideal para nadar. Planeje ficar em Canzatora por dois dias para aproveitar a praia e conhecer os seus arredores.

O que fazer na praia Canzatora?

Com as suas formações rochosas particulares, a beleza natural da região é a principal atração da praia. Assim, você poderá aproveitar a sua estadia para fazer um passeio de barco até a Gruta Azul, uma caverna marinha natural de calcário.

No interior dessa gruta, você poderá admirar a cor espetacular da água, resultado de um efeito de luz, e terá a oportunidade de fazer um belo e privilegiado mergulho.

Além disso, também vale muita a pena conhecer outras paisagens costeiras incríveis da costa de Sperlonga. Você vai adorar o passeio de barco pela Montanha Spaccata e Monte Orlando.

7. Chiaia di Luna, Ponza

É uma das praias mais icônicas da ilha de Ponza, situada entre Roma e Nápoles. Chiaia di Luna recebe esse nome devido ao seu formato, que lembra uma lua crescente.

Vale muito a pena separar um dia inteiro de passeio para conhecer e relaxar nessa praia à beira de um penhasco de mais de 300 metros de altura. O contraste entre os tons de azul brilhante da água, a areia branca e a vegetação ao redor da enseada irão te impressionar.

O que fazer em Chiaia di Luna?

A principal atração de Chiaia di Luna é a cor espetacular das águas que banham o local. Assim, vale a pena apreciar a beleza do lugar não somente vista da terra firme, mas também a partir do mar.

Depois de relaxar na areia da praia, você poderá fazer um passeio de barco por Ponza para percorrer os mais de 40 quilômetros da costa da ilha. Você também terá a oportunidade de mergulhar nas águas cristalinas do Mar Tirreno e apreciar a sua enorme biodiversidade marítima.

8. Praia Marina Grande, Amalfi

Marina Grande é a praia mais turística de Amalfi, na Costa Amalfitana. Ela é muito popular por estar situada a poucos minutos do centro histórico da cidade, além de oferecer a uma belíssima vista panorâmica de toda a encosta, o cartão-postal dessa porção litorânea do sul da Itália.

Além disso, Marina Grande possui uma excelente infraestrutura, com dezenas de bares, restaurantes e lojas. Também não faltarão opções para quem quiser alugar um guarda-sol e um leito para aproveitar a praia com conforto.

Amalfi, na Itália
Aproveite as belíssimas paisagens da Costa Amalfitana visíveis a partir da praia de Marina Grande

Sugiro que você separe ao menos um dia para apreciar a beleza da água verde-esmeralda de Amalfi, banhada pelo Golfo de Salerno. Mas, inclua uma estadia de ao menos três dias no seu roteiro para aproveitar as outras atrações da Costa Amalfitana. Dezenas de ferries para visitar as cidades próximas saem frequentemente da Marina Grande.

O que fazer na praia Marina Grande?

Em Amalfi, você encontrará inúmeras atividades para enriquecer a sua experiência na praia de Marina Grande. É possível, por exemplo, optar por um passeio de caiaque à caverna de Pandora, uma gruta local acessível somente via barco.

Além disso, você poderá também conhecer as outras cidades turísticas da Costa Amalfitana, como Capri, e apreciar toda a beleza natural da região. Você irá adorar a excursão de barco para grupos pequenos à Ilha de Capri.

Para os apaixonados por aventuras, sugiro o passeio de parasailing sobre Amalfi. Após receber as instruções do seu guia, você poderá sobrevoar as praias e apreciar a beleza da costa de uma forma única.

9. Praia de Fornillo, Positano

Fornillo é a melhor opção para quem quer aproveitar um dia de praia em Positano, ainda na Costa Amalfitana. Ela é ideal para quem busca serenidade, pois é mais isolada do que as outras praias da cidade. Ao mesmo tempo, o local possui uma excelente infraestrutura, com clubes, hotéis, restaurantes e outros serviços.

A cor escura das pedras da praia formam um contraste belíssimo com as águas azul-turquesa do mar. Além disso, a sua paisagem é muito incomum, pois as duas extremidades de Fornillo são marcadas pela presença de duas torres, a Torre Trasita e a de Torre del Fornillo, ambas edificadas no século XVI.

Além da Bandiera Blu, a praia recebeu também a Bandiera Verde, um indicador de praias adequadas para famílias. Planeje ao menos dois em Fornillo para aproveitar o local e também conhecer os pontos turísticos de Positano.

O que fazer na praia de Fornillo?

Positano é uma das cidades mais bonitas da Costa Amalfitana e, dessa maneira, você não pode deixar de visitar também o centro histórico da cidade. Para que você não perca nenhum detalhe sobre as principais atrações, sugiro o passeio a pé pela cidade velha com guia arqueólogo.

Outra forma de aproveitar o litoral de Positano é, claro, no mar. Assim, você poderá fazer um cruzeiro ao pôr do sol na Costa Amalfitana e ter o privilégio de admirar as praias mais bonitas da Itália iluminadas pelos tons dourados do sol.

10. Baia dei Turchi, Otranto

Banhada pelo Mar Adriático e pelo Mar Jônico, a Puglia, no sul do país, é conhecida pelas suas praias paradisíacas e muito turísticas.

Um dos cartões-portais de Otranto, no leste da região, é a Baia dei Turchi, uma praia conhecida pelo belíssimo contraste de cores da sua paisagem, que mistura o tom avermelhado da sua areia, o azul-turquesa do seu mar e o cinza das formações rochosas que a cercam.

Outra peculiaridade da Baia dei Turchi é que a praia é cercada por uma densa floresta de pinheiros e o contraste entre o verde da floresta e o mar, que pode ser visto do topo do mirante presente em uma das falésias, é simplesmente maravilhoso. Separe no mínimo um dia para aproveitar esse lugar paradisíaco.

O que fazer na Baia dei Turchi?

Aproveite a sua estadia em Baia dei Turchi para admirar a beleza da costa, com as suas praias e enseadas. Mas, não deixe de conhecer também o centro histórico da cidade, de origens medievais, que abriga inúmeros pontos turísticos. Você vai adorar a excursão a pé guiada por Otranto.

A Puglia é conhecida pela sua rica diversidade natural. Dessa maneira, você poderá fazer um tour pela mina de bauxita de Otranto e seu lago para visitar um dos cartões-portais da região que irá te impressionar.

11. Cala Porto, Polignano a Mare

Situada também na região da Puglia, Polignano a Mare é um vilarejo banhado pelo Mar Adriático e cercado por formações rochosas de diversos tipos, como falésias e grutas. Uma das principais praias locais é Cala Porto, também conhecida como Lama Monachile, que está localizada entre duas falésias a poucos passos do centro da cidade.

Praia italiana de Cala Porto
Cala Porto é uma praia pequena, mas disputada pelos turistas no verão

A beleza do contraste entre as pedras brancas desta pequena enseada e as águas água de tom esverdeado é um espetáculo. Sugiro que você chegue de manhã para garantir um bom lugar para apreciar a paisagem desse cartão-postal da Puglia. Passar um dia inteiro em Cala Porto será, sem dúvidas, uma experiência inesquecível.

O que fazer na Cala Porto?

Você poderá fazer um passeio de barco por Polignano a Mare para conhecer as belas grutas do local, como a Grotta delle Rondinelle, Grotta Azzurra, Grotta Ardito e Grotta Palazzese. Ao longo da excursão, o guia irá explicar as particularidades de cada uma dessas formações naturais enquanto você as admira de perto.

Caso queira incluir um passeio cheio de adrenalina no seu roteiro, também será possível visitar as atrações da costa nesta atividade de paddle surf em Polignano a Mare.

12. Punta Prosciutto, Porto Cesareo

Situada no sul da Puglia, na região conhecida como Salento, Punta Prosciutto é uma praia bem preservada e com ótima infraestrutura, sendo ideal para famílias e para a prática de esportes aquáticos.

A praia é conhecida como “Caribe italiano”, devido às suas águas cristalinas e também pela sua areia branca e delicada. Recomendo que você separe dois dias para visitar essa faixa do litoral do Salento e tirar fotos incríveis, se prepare para um destino super instagramável.

O que fazer em Punta Prosciutto?

Aproveite as águas cristalinas de Porto Cesareo e faça um passeio de mergulho com snorkel e aperitivo para admirar os tesouros arquitetônicos submersos no mar. Após a atividade aquática, você poderá saborear uma bebida à base de produtos típicos da região.

Você também pode fazer um passeio de van pela costa jônica do Salento para conhecer os lugares paradisíacos da região, incluindo a Punta Prosciutto.

13. Praia de Rotonda, Tropea

Uma das principais escolhas dos italianos para as férias de verão é Tropea. A pequena cidade faz parte da Costa degli Dei, um trecho do litoral da Calábria com mais de cinquenta quilômetros de belíssimas praias e um mar esplêndido.

Aos pés da encosta de Tropea está a praia de Rotonda que, cercada pelos rochedos de San Leonardo, é uma espécie de piscina natural, com as suas águas rasas e cristalinas.

Além da beleza natural indiscutível, a areia fina e dourada da praia também a tornam um ótimo local para passar um dia relaxante à beira-mar, especialmente para famílias com crianças. Planeje ao menos dois dias para aproveitar a praia de Rotonda e conhecer também a atmosfera encantadora das ruas de Tropea.

O que fazer na praia de Rotonda?

Aproveite a sua experiência em Tropea para vivenciar um momento inesquecível no passeio de barco ao longo da Costa degli Dei. Você terá a oportunidade de fazer um mergulho com snorkel nas águas cristalinas e observar a diversa vida marítima do mar local, além de passear pelas principais atrações do litoral da Calabria, como o Capo Vaticano e a Baia di Riaci.

Também será possível conhecer as três principais ilhas vulcânicas da região em um passeio de barco por Vulcano, Stromboli e Lipari. A atividade é imperdível, pois você poderá assistir à lava descendo pelas colinas de Stromboli, o único vulcão europeu em erupção permanente.

Não deixe de conhecer também as inúmeras atrações do centro histórico medieval da cidade em uma visita guiada por Tropea.

14. Isola Bella, Taormina

Além do espetacular centro histórico e a paisagem caracterizada pelo vulcão Etna, Taormina é também conhecida pela beleza natural das suas praias, como Isola Bella. Com as águas cristalinas e a natureza intacta ao redor, não existe outra palavra para descrever o local a não ser “paradisíaco”!

Isola Bella, em Taormina
A praia de Isola Bella possui uma natureza maravilhosa e águas cristalinas. Foto: Giovanna Mauro

Posso dizer que Isola Bella é uma das praias mais bonitas que já visitei na Itália. Quando estive no local, optei por caminhar até ela pela faixa de praia que a conecta ao litoral de Taormina.

Mesmo sendo uma praia um pouco mais isolada e rodeada por uma densa vegetação muito bem preservada, a infraestrutura de Isola Bella é ótima e você encontrará tudo o que precisa para aproveitar um dia de sol no local. Sugiro que você separe um dia do roteiro para conhecer a praia e dois dias para visitar os pontos turísticos de Taormina.

O que fazer em Isola Bella?

Você poderá fazer um passeio de barco por Taormina para conhecer algumas das principais atrações naturais da região que são acessíveis somente via mar, como a incrível Gruta Azul. Aproveite para apreciar os belíssimos tons que a água adquire no interior da caverna e não deixe de fazer um mergulho refrescante também.

Além disso, não podemos negar que Isola Bella não é uma praia convencional. Afinal, a sua paisagem é caracterizada pela presença de um imponente vulcão, o Etna.

Assim, você poderá fazer uma excursão ao Etna e conhecer de perto um dos principais vulcões da Europa. Fiz esse passeio em 2017 e foi surpreendente, pois nunca pensei que teria a oportunidade de visitar a cratera de um vulcão!

15. Praia de Cala Goloritzè, Baunei

Para concluir a nossa lista de praias da Itália que você deve conhecer, não poderíamos deixar de citar Cala Goloritzè, em Baunei. A praia está situada na Costa Esmeralda, uma dos lugares mais paradisíacos da Sardenha.

Cala Goloritzè é um verdadeiro espetáculo de beleza natural: a praia está situada aos pés de um penhasco de calcário e as suas águas possuem impressionantes tons que oscilam entre o verde e o azul ao longo do dia.

Praia de Cala Goloritzè, Sardenha
A única forma de chegar até Cala Goloritzè é caminhando por uma trilha

A paisagem da praia é ainda mais única devido à presença da Punta Goloritzé, um arco rochoso que se estende em direção ao mar, e das pequenas ilhas formadas por rochas calcárias ao redor da praia. Sugiro que você separe um dia para conhecer a praia e ao menos quatro dias para explorar os arredores da Sardenha.

O que fazer na praia de Cala Goloritzè?

Fazer um cruzeiro pela costa de Baunei é a atividade indicada para conhecer outros lugares espetaculares da Costa Esmeralda. Além de Cala Goloritzè, será possível visitar gruta do Fico, conhecida pelas suas estalactites e estalagmites, e as praias de Gabbiani, Mariolu e Biriala.

Cala Goloritzè é também ideal para a prática de esportes, como trekking, pois muitos turistas escolhem fazer uma trilha para apreciar as paisagens da costa leste da Sardenha e entrar em contato com a natureza.

Assim, você poderá participar de uma excursão de trekking guiada de Baunei a Cala Goloritzè para deslumbrar a vista panorâmica da praia a partir de um ponto de vista privilegiado.

Qual a melhor época para conhecer as praias da Itália?

No verão, entre os meses de junho e setembro.

A temperatura média dessa época do ano (28,7 °C) é ideal para aproveitar as atividades das praias da Itália. Além disso, todos os serviços das praias, como hotéis, clubes, bares e restaurantes, estarão em pleno funcionamento nesse período do ano.

Mas, vale ressaltar que os destinos mais populares podem ficar lotados no verão, pois milhares de turistas visitam as praias da Itália durante a alta temporada na Europa.

Assim, se preferir conhecer as praias do país com tranquilidade, sugiro que você viaje nos meses de junho ou setembro, quando a temperatura é agradável e o fluxo de turistas ainda não é tão grande.

Como se locomover nas praias da Itália?

A maneira mais fácil de chegar até a praia a partir do centro histórico das cidades que mencionamos é a pé, em poucos minutos de caminhada ou trilha.

Porém, você também poderá optar pelo ônibus ou barco para chegar até algumas das praias mais isoladas. Vale a pena considerar as opções disponíveis para cada caso e escolher a melhor para as suas necessidades.

Para se locomover entre as praias e cidades, por sua vez, você poderá contar com a rede de transporte público do país e se deslocar de ferry, trem ou ônibus. Note, porém, que o trem pode não estar disponível para os trajetos entre cidades pequenas.

A forma mais simples de encontrar o transporte adequado para a sua viagem é com a Omio, uma plataforma confiável que mostra as melhores alternativas de ferry e trem para o percurso desejado. Para visualizar as opções disponíveis, basta inserir o local de partida e de destino e a data da viagem.

Vale a pena alugar carro nas praias da Itália?

Sim, vale muito a pena.

Para viajar com comodidade e praticidade, sugiro que você alugue um carro para conhecer as praias da Itália. Muitas das praias que mencionamos são conectadas por estradas lindas e seguras, como aquelas da Costa Amalfitana, e a viagem de carro será uma experiência maravilhosa.

Além disso, vale ressaltar que as opções de transporte para alcançar algumas praias mais isoladas são limitadas e, assim, o aluguel de carro pode ser a alternativa mais vantajosa.

Você pode alugar um carro em uma locadoras de automóveis ou em plataformas de locadoras online. Recomendamos a DiscoverCars, um comparador que reúne diversas locadoras e permite a busca das melhores condições de serviço. Para reservar o seu automóvel com segurança e antecedência, acesse o site da DiscoverCars e descubra as tarifas disponíveis para o trajeto desejado.

Agora que você já sabe quais são as praias mais imperdíveis da Itália e o que fazer em cada uma delas, é hora de preparar as malas e se preparar para uma maravilhosa experiência de verão. Buon viaggio!