Minho em Portugal: conheça a região norte do país luso

Visitar Portugal  / 

A região do Minho em Portugal guarda alguns dos tesouros de Portugal. Visitar o Minho com tempo pode surpreender e encantar. Além da bela Guimarães, de Braga e do Parque Nacional Peneda-Gêres, a região possui muitas atrações históricas e muita coisa para conhecer.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Por isso, hoje vamos te contar quais os principais pontos turísticos e o que você precisa visitar quando estiver em Portugal.

Tudo sobre como visitar a região do Minho em Portugal

A região do Minho em Portugal fica no norte do país, depois do Porto, até a região da Galícia, na Espanha. É a terra do vinho verde, um vinho frutado e servido gelado. Confira abaixo as principais cidades do Minho em Portugal:

Principais cidades

Entre as principais cidades do Minho em Portugal estão:

  • Braga;
  • Guimarães;
  • Viana do Castelo;
  • Barcelos;
  • Vila Nova de Famalicão.

Quantos dias visitar

Se você tiver tempo no seu roteiro por Portugal, reserve cinco dias para conhecer a região portuguesa e se encantar com a gastronomia típica.

Roteiro Portugal e Espanha: veja a nossa sugestão para visitar os dois países.

Principais pontos turísticos do Minho em Portugal

Confira uma lista de cidades e lugares que você precisa visitar:

Guimarães

Guimarães é uma das cidades mais bonitas e preservadas de Portugal. Considerada o berço de Portugal, foi lá que nasceu D. Afonso Henriques e que aconteceu a Batalha de São Mamede, em 1128, para a formação da nacionalidade.

Na cidade visite o Castelo de Guimarães (um dos castelos de Portugal mais bonitos), o Paço dos Duques de Bragança (século XV), o Largo das Oliveiras e caminhe por todo o centro histórico. Com certeza, você vai se encantar. Confira as opções de passeios e tours exclusivos pelo Get Your Guide.

Braga

Braga é uma cidade histórica e também universitária. É a maior cidade da região do Minho em Portugal. Possui dezenas de igrejas, praças, parques e jardins. O destaque da cidade vai para o Jardim de Santa Bárbara, para o Santuário do Bom Jesus e o Santuário do Sameiro (ponto mais alto da cidade).

Com uma gastronomia muito rica, não deixe de comer a tradicional francesinha na Taberna Belga, o restaurante mais famoso da cidade. Chegue cedo para evitar filas.

O que fazer em Braga: guia completo para conhecer a cidade.

Barcelos

Barcelos é uma cidade muito charmosa e perfeita para passar uma manhã e almoçar. Toda preservada, é a cidade dos galos. O famoso galo de Barcelos está por toda a cidade.

Possui uma ponte medieval sobre o rio Cávado, que liga Barcelos a Barcelinhos, e uma vista lindíssima. Na minha opinião, a igreja mais bonita da cidade é a Igreja do Bom Jesus da Cruz. Os detalhes nos fazem ficar de queixo caído.

barcelons no minho em portugal

Distância entre o Porto e Santiago de Compostela: veja 3 opções de caminhos diferentes.

Ponte de Lima

Ponte de Lima é uma pequena vila de Portugal e uma das vilas mais antigas do país. Possui uma arquitetura medieval, uma ponte romana que remonta ao século I, sobre o Rio Lima. Aproveite para passar uma tarde na cidade, caminhar pelas belas ruas e comer os doces típicos. Ou então comer o tradicional Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Confira nosso roteiro de 7 dias em Portugal: paisagens, monumentos e gastronomia.

Viana do Castelo

Já a cidade de Viana do Castelo fica bem ao norte do país. É a única cidade com praia da lista. Um dos locais mais emblemáticos da cidade é o Santuário de Santa Luzia, bem no topo de Viana do Castelo. O centro histórico também possui ruas lindíssimas e muito bem preservadas. Com certeza vale a pena dormir na cidade e aproveitar os bons hotéis da região.

Você também pode aproveitar para fazer passeios de um dia pelo Get Your Guide, e conhecer 3 cidades em um dia: Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença do Minho. O passeio ainda inclui almoço e prova de vinho verde.

Parque Nacional Peneda-Gerês

O Parque Nacional Penede-Gerês ou simplesmente Gerês é um enorme parque, com montanhas, trilhas, cascatas e muito verde. A área é protegida, possui 70.290 hectares e recebe mais de 115 mil visitantes por ano. O parque é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Para quem gosta de fazer trilhas, precisa informar ao parque o dia através do site e em quantas pessoas vão estar. Para quem quer apenas visitar, é possível passar uma manhã ou então dormir em algum hotel, hostel ou apartamento para aluguel de temporada na região.

parque nacional peneda geres no minho em portugal

Roteiro Europa: um guia completo de 7, 15 ou 30 dias pelo velho continente.

Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira é uma pequena vila do Distrito de Viana do Castelo e é uma fofura. A vila é toda artística e muito bem cuidada. Com certeza vale a pena a visita, seus olhos agradecerão. Além de apreciar o artesanato da região, você poderá ver árvores e até mesmo casas de crochê, um encanto só. Não perca o festival “O Crochet Sai à Rua“, na época do verão.

Como chegar no Minho em Portugal

O aeroporto mais próximo da região é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro do Porto. Vindo do Brasil, você tem duas escolhas de pouso: Lisboa e Porto. Normalmente os voos para Lisboa são mais baratos.

Por isso, minha sugestão é: comece seu roteiro por Portugal a partir de Lisboa (conheça a região e o Algarve) e depois já subindo até o Norte, deixe o Minho por último. Como a região é mais tranquila, cheia de áreas verdes e passeios ao ar livre, você poderá relaxar e desfrutar de bons dias com passeios incríveis.

Não deixe de visitar as 10 cidades perto do Porto em Portugal.

Melhor época para visitar

O inverno possui dias bastante frios e chuvosos. Por isso, a melhor época para conhecer a região do Minho em Portugal é na primavera e verão. É claro que você pode ter sorte de pegar dias com sol no outono, mas o mais garantido é entre os meses de abril a setembro.

Os meses mais quentes do ano são em julho e agosto. Os dias são secos e longos. Perfeito para fazer turismo e ver o pôr-do-sol às 21h30 da noite.

Lua de mel em Portugal: 9 cidades para a celebração dos sonhos.

Onde se hospedar no Minho em Portugal

Você pode dormir um dia em cada cidade, ou então ficar em uma cidade só e ir passar o dia em cada uma, elas ficam bem próximas. Aqui deixo algumas sugestões. Para encontrar centenas de opções de hospedagem que mais combina com seu estilo e bolso, acesse o site Booking:

Art’otel Barcelos – lindo Bed&Breakfast de avaliação 9.4 em Barcelos;
Hotel do Parque – hotel 3 estrelas de avaliação 8.5 em Viana do Castelo;
Basic Braga by Axis – hotel 2 estrelas de avaliação 7.8 em Braga.

Listamos os 15 melhores hotéis de Portugal.

O que comer

A região do Minho em Portugal possui uma gastronomia muito rica. Aproveite para experimentar o bacalhau à Minhota, o bacalhau à Braga (com broa), o caldo verde à Minhota, as Papas de Sarrabulho, o pão-de-ló, o pudim Abade de Priscos e cavaca Minhota.

Lembranças de Portugal: veja nossas dicas e sugestões para escolher as melhores.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.