Big Ben em Londres: como visitar o símbolo do Reino Unido

Visitar Londres  / 

O Big Ben em Londres é o símbolo da capital da Inglaterra e também de todo o país. O relógio é o segundo maior do mundo com quatro faces (o primeiro fica em Minneapolis, nos Estados Unidos). Durante sua viagem para o Reino Unido, o Big Ben com certeza vai entrar no seu roteiro e hoje vamos te contar tudo sobre ele para você ir se preparando.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O Big Ben em Londres

A torre do Big Ben em Londres possui 96 metros de altura e é possível ver de vários pontos da cidade. O nome da torre é, na verdade, Elizabeth Tower e o Big Ben é o sino que fica dentro da torre. O sino tem quase 14 toneladas e mais de 2 metros de altura.

O Big Ben em Londres foi construído no ano de 1858, junto ao Palácio de Westminster (sede do Parlamento Britânico) e tem um estilo neogótico, com relógios em seus quatro lados. A primeira vez que o sino tocou foi no dia 31 de maio de 1859.

A torre é linda de dia e ainda mais de noite, toda iluminada. Todos os dias, milhares de turistas fotografam o ponto turístico mais famoso de Londres.

Descubra também os 10 monumentos da Europa mais importantes que você precisa visitar.

A reforma do Big Ben

Por conta das suas dezenas de anos, a torre do Big Ben em Londres precisou passar por uma reforma de manutenção, para consertar rachaduras, vazamentos e também o funcionamento do relógio.

A obra de reforma começou em 2017 e deve terminar no ano de 2021. O custo estimado de toda a obra será de £ 29 milhões de libras e também contará com a instalação de um elevador para que a acessibilidade do ponto turístico seja melhorada.

Atualmente, o acesso para subir a torre é por 334 degraus em uma escada em espiral. Quem está com uma viagem marcada para Londres, não precisa se preocupar, porque uma face do relógio já foi reformada e é possível tirar fotos desse momento histórico da Elizabeth Tower.

big ben

Saiba o que fazer de graça em Londres: os 5 melhores passeios gratuitos na cidade.

O silêncio do Big Ben

A última badalada do Big Ben antes da reforma foi no dia 21 de agosto de 2017 e as tradicionais badaladas só voltarão a ser ouvidas em 2021. Com exceção em datas comemorativas, como a passagem do Ano Novo.

Como chegar ao Big Ben

A torre está localizada em um dos pontos centrais de Londres, próxima da London Eye, Abadia de Westminster, a Trafalgar Square e do St Jame’s Park.

Localização: Westminster, Londres SW1A 0AA.

A melhor forma para chegar ao Big Ben em Londres é de metrô e descer na estação Westminster (Westminster Station), nas linhas Circle, District e Jubilee. Ao descer da estação de metrô, você já verá o Big Ben na sua frente. É uma sensação incrível, quando chegamos perto pela primeira vez.

Vai viajar para Londres com crianças? Confira nossas dicas.

Como visitar o Big Ben em Londres

É possível visitar o Parlamento Britânico através de visitadas guiadas. No momento não é possível visitar o Big Ben, por conta das obras de reforma. Mas é possível conhecer diversas áreas do parlamento, com um tour de 90 minutos, guiado em inglês.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Ingressos Torre de Londres: saiba como comprar e quanto custa.

Ingressos

Os ingressos para visitar o Parlamento Britânico tem os seguintes valores:

  • Adultos: £ 26,50
  • Jovens de 16 a 18 anos: £ 22,00
  • Estudantes, pessoas acima de 60 anos e militares do Reino Unido: £ 22,00
  • Crianças de 5 a 15 anos: £ 11,50
  • Crianças com menos de 5 anos: gratuito

É possível comprar os ingressos pela internet, por telefone (+44 (0)20 7219 4114) ou no escritório localizado em Portcullis House na Victoria Embankment (código postal SW1A 2LW).

Além de conhecer o parlamento, você pode aproveitar e comprar passeios de forma antecipada pelo Get Your Guide. Existem diversas opções de passeios combinados, excursões de ônibus, a pé e diversas atrações de Londres.

London Pass: entenda como funciona e quando vale a pena comprar.

Curiosidades sobre o Big ben Londres

  • Em 2012, a torre foi rebatizada para Elizabeth Tower. Antes disso, ela era conhecida apenas como Clock Tower.
  • No dia 27 de julho de 2012, o sino tocou durante 3 minutos por conta a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão em Londres.
  • O peso do sino do Big Ben é de 13.760 quilogramas (quase 14 toneladas).
  • A subida até o topo (campanário) é feita, atualmente, por 334 degraus.
  • A empresa que construiu o sino do Big Ben foi a Whitechapel Bell Foundry, fundada no ano de 1570 e fechada em 2017.

Notting Hill em Londres: saiba o que visitar, onde comer e onde se hospedar no bairro super charmoso da capital britânica.

O que ver por perto

Existem diversas atrações próximas ao Big Ben em Londres, mas uma dica que eu quero dar primeiro, é de onde bater a melhor foto. Em frente à torre, você deve atravessar a rua e quase em frente a estátua do Churchill (Sir Winston Churchill Statue), está uma cabine telefônica inglesa, que você poderá tirar fotos incríveis, com toda a torre do Big Ben de fundo.

Desse ponto, você já conseguirá ver a Abadia de Westminster, a igreja mais importante de Londres e que vale muito a pena conhecer. No local aconteceram fatos históricos e importantíssimos para o país, como as coroações e sepultamentos de diversos monarcas do Reino Unido.

Do outro lado da torre está a famosa ponte de Westminster e desse ponto você já conseguirá ver a gigantesca roda-gigante London Eye, um dos pontos turísticos mais incríveis de Londres e que rende fotos maravilhosas.

Bem próximo do Big Ben (para o lado da Abadia de Westminster) está o Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elisabeth II. A caminhada da torre até o Palácio é de apenas 1,3 quilômetros, cerca de 17 minutos e vale a pena fazer o trajeto a pé, porque a região é lindíssima.

Castelo de Windsor: saiba como visitar uma das residências da família real.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.