Nancy na França: guia para uma das cidades mais belas do país

Visitar França  / 

A França vai muito além de Paris. Existem muitas outras cidades que encantam os turistas que visitam esse país tão cheio de história e riqueza cultural. Alguns destinos não são amplamente conhecidos, mas possuem uma beleza que não passa despercebida. Nancy na França é um deles.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Com um conjunto arquitetônico dos mais incríveis, é conhecida como a cidade dos portões dourados e do estilo Art Nouveau. Descubra estes e outros encantos a partir de agora!

Onde se localiza Nancy na França?

Nancy é uma comuna situada no departamento de Meurthe-et-Moselle e na região da Lorena, no extremo leste da França.

A cidade está mais próxima de países como Bélgica e Luxemburgo do que da capital, Paris, que fica a 330 km de distância.

Como ir a Nancy na França e transporte local

O aeroporto mais próximo de Nancy na França é o de Lorraine (Metz). Para quem vai do Brasil, há opções de comprar um voo até Metz, com conexão no Aeroporto Charles de Gaule-Roissy. Ou então ir até Paris e seguir por terra a Nancy.

Trem

Uma das opções mais simples é pegar um trem em Paris, na Gare de l’Est. Há opções de alta velocidade, como o TGV, e o trajeto leva em média 2h40. Consulte as opções no site da Rail Europe.

Carro

Outra alternativa normalmente adotada pelos viajantes é incluir Nancy em uma road trip na Europa, conhecendo a França de carro.

Neste caso, você pode sair de Paris pela rodovia A4 ou partir de Reims, pela D21. Siga o GPS e as placas na direção de Metz. O pedágio vai custar cerca de 15€.

Acesse o comparador de preços RentCars, para verificar valores e condições de locação de um veículo.

Na cidade

Uma vez em Nancy, você vai poder fazer quase todos os passeios a pé – até porque algumas ruas são exclusivas de pedestres.

Entre a estação de trem e o centro histórico, por exemplo, são apenas uns 15 minutos de caminhada. A cidade tem um sistema de transportes eficiente, incluindo ônibus e trams.

Veja como funciona o aluguel de carro na França.

Conheça mais a história de Nancy

Nancy, provável adaptação do nome Nant, é uma cidade que foi fundada na Idade Média e está localizada na região de Lorena, na França.

No século XV, a cidade era visada como um dos grandes centros financeiros na Europa, principalmente por causa do comércio que possuía forte influência na região. Entretanto desde 1871, Nancy se tornou um centro industrial, permanecendo assim até os dias de hoje.

Na Primeira Guerra Mundial, Nancy na França foi alvo de intensos bombardeios. Ao final das duas guerras mundiais, a cidade foi toda reestruturada e urbanizada, além de ter recebido reconhecimento pela forma como atuou durante todo o período.

A arte, história e arquitetura são pontos muito marcantes em Nancy. A Praça Stanislas, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, é considerada uma das praças mais bonitas e importantes de toda a Europa.

Essa região é uma das precursoras da Art Nouveau (Arte Nova), e isso é demonstrado através de seus conjuntos arquitetônicos e diversas construções.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

nancy na frança

A região da Alsácia é bem próxima e pode fazer parte do passeio.

5 pontos turísticos em Nancy na França

Em um dia você consegue conhecer as principais atrações de Nancy na França! Mas se puder ficar mais um dia na cidade é sempre recomendado, pois realmente vale a pena desfrutar da atmosfera da região, passear com calma e ver com detalhes seus museus.

Um marco importante da cidade foi no ano de 1983, quando a Unesco reconheceu três lugares de Nancy como Patrimônio da Humanidade: a Praça Stanislas, a Cidade Velha e a Praça da Carriere. Eles estão na nossa lista de atrações imperdíveis:

1. Praça Stanislas

Uma das principais praças da Europa e grande símbolo da cidade de Nancy, é simplesmente a primeira praça da França. Também conhecida como Praça do Sol, chama a atenção pelo conjunto arquitetônico suntuoso.

Entre os principais prédios está o Museu de Belas-Artes de Nancy – vamos falar dele mais adiante.

Localização: Place Stanislas, 54000 Nancy
Como chegar: Ônibus – Linhas 2, 4, 5, 9; VLT 1
Horário: aberta todos os dias
Ingresso: visita gratuita

2. Cidade Velha

É a parte mais antiga de Nancy na França, composta pelas ruas Saint-Jean, Saint-Dizier e Saint-Georges. A maioria de suas edificações mais importantes data da Idade Média, como a porta de la Craffe, resquício da muralha que protegia a cidade no final do século XIV.

Suas torres redondas, mais tarde adornadas com detalhes góticos e clássicos, lembram os misteriosos castelos do Leste Europeu.

Localização: Grande Rue, 54000 Nancy
Como chegar: Ônibus – Linhas 6, 8 e 9
Horário: aberta todos os dias
Ingresso: visita gratuita

3. Museu de l’École de Nancy

Para quem gosta de museus, este é simplesmente espetacular, sem exagero. É dedicado ao movimento Art Nouveau, cujos grandes expoentes foram os artistas Jean Prouvé e Jacques Majorelle.

Impressiona a decoração dos interiores, as peças ricas em detalhes e a exuberante inspiração na natureza.

Localização: 36-38 Rue Sergent Blandan, 54000, Nancy
Como chegar: Ônibus – Linhas 7 e 16
Horário: 10h às 18h, fechados segundas e terças
Ingresso: 6€

4. Praça de la Carrière

Incluída no conjunto reconhecido como patrimônio da Unesco. Imagine uma praça ladeada por árvores e que no final possui seu próprio arco do triunfo – trata-se do L’arc Heré, em homenagem ao rei Luis XV e batizado com o nome do arquiteto.

Emmanuel Heré redesenhou a praça com a simetria que conserva ainda hoje, no século XVIII.

Localização: 10 Place de la Carrière, 54000 Nancy
Como chegar: Ônibus – Linhas 4 e 8; Tram 1
Horário: aberta todos os dias
Ingresso: visita gratuita

5. Parque de la Pépinière

A França é repleta de um jardim mais bonito que o outro, mas ainda assim este parque ganha destaque, com 21 hectares e localizado no centro da cidade. Os locais o chamam carinhosamente de la Pep!

O melhor é visitá-lo durante a primavera, quando você pode admirar o jardim das rosas, o pequeno jardim zoológico e um belíssimo coreto para apresentações de música. Há, ainda, uma estátua de Rodin pronta para ser encontrada pelos visitantes.

Localização: 30 Boulevard du 26ème R. I., 54000 Nancy
Como chegar: Ônibus – Linhas 6 e 16
Horário: 6h30 às 20h (de segunda a quinta) ou às 22h30 (de sexta a domingo)
Ingresso: visita gratuita

Ainda em Nancy, veja também: a Catedral de Nancy, o Palais Ducal, o Nancy Museum-Aquarium , a Igreja de Notre-Dame-de-Bonsecours, a Villa Majorelle e o Iron History Museum.

Conheça também Angers na França: dicas para visitar a cidade mais verde do país.

Roteiro de 2 dias em Nancy na França

Assim como outras cidades francesas, a exemplo de Reims e Dijon, Nancy é pequena e possível de ser desvendada em 2 dias. Veja um roteiro para passar 48 horas por lá, com direito a muitos passeios ao ar livre e visita a museus.

Primeiro dia em Nancy na França

Manhã

Comece pela Catedral de Nancy e siga até a fabulosa Place Stanislas. É a mais icônica da cidade, com seus portões de ferro forjado de Jean Lamour decorados com folhas de ouro, em estilo rococó. Por causa deles, Nancy ganhou o apelido de cidade dos portões dourados.

Depois de dar uma volta, é hora de descobrir o Museu de Belas Artes, com uma das mais incríveis coleções de gravuras, esculturas, pinturas e cristais. A coleção Daum, no piso subterrâneo, é uma das preferidas dos visitantes.

Na hora do almoço, caminhe até a Rue des Maréchaux, onde você vai encontrar vários restaurantes charmosos – fica até difícil escolher!

Tarde

Depois desta pausa mais que agradável, siga para a Place de la Carrière, que no passado era usada para exercícios e torneios de cavalaria. Hoje, está alinhada com belas mansões do século XVIII.

Ela leva até o Palácio do Governo, que é residência do governador de Lorena. Escape até a Place St. Epvre e visite a basílica gótica com o mesmo nome.

A próxima parada é a Cidade Velha e suas ruas dignas de filme. Ao final da Grande Rue (coração de Nancy nos tempos medievais), você enxerga a porta de la Craffe – uma das únicas que restam do período medieval – e depois o Citadel Gate.

Segundo dia em Nancy na França

Manhã

Dia de explorar a Cidade Nova de Charles III (construída no século XVI) e o circuito de edifícios Art Nouveau.

Vá até a Rue des Dominicains, partindo da Place Stanislas e siga até a esquina com a Rue Gambetta, onde está a loja dos cristais mais famosos do mundo, Baccarat. Vale entrar para conhecer ou mesmo dar uma olhadinha pela vitrine!

Na região, você tem uma verdadeira coleção de construções Art Nouveau para admirar, como o portal da Câmara de Comércio e Indústria (40 rue Henri Poincaré) e a linda Brasserie L’Excelsior (50 rue Henri Poincaré), que data de 1910.

Tarde

Hora da pausa para o almoço, e a sugestão é conhecer o Mercado Coberto. Não apenas para comer, mas para conhecer a alta qualidade dos produtos locais e produtores apaixonados pelos ingredientes. Afinal, a Lorena é um berço importante da gastronomia.

E agora você escolhe: pode fazer uma caminhada de meia hora ou seguir de ônibus até o Musée de l’Ecole de Nancy, para finalizar seu dia com ainda mais arquitetura e arte.

O que fazer na França: veja o que não pode perder no país.

Quando ir a Nancy?

Sem dúvida, a melhor época é na primavera, quando os jardins da cidade e o clima estão no auge. Como é uma cidade com várias atrações ao ar livre, a temperatura agradável e os dias mais longos ajudam.

Além do mais, a primavera é considerada uma estação de baixa temporada na Europa, entre abril e junho, então a hospedagem e outros serviços podem estar mais em conta.

Veja qual a melhor época para visitar a França.

Quanto custa viajar para Nancy na França?

Quer uma estimativa de quanto vai sair essa viagem a Nancy na França? Calculamos as principais despesas, para você ter uma boa noção.

Vale destacar, entretanto, que os valores vão depender do período em que você irá viajar, da antecedência da compra das passagens, quantos dias você vai ficar lá e o seu perfil de viajante. Vamos lá.

Passagens aéreas

Fizemos uma simulação de viagem no dia 1 de Fevereiro de 2020, considerando uma viagem para maio de 2020 – uma época boa de visitar Nancy e ainda na baixa estação. Utilizamos o site Kayak para comparar os preços em várias companhias aéreas.

Saindo de São Paulo, a passagem mais barata para o Aeroporto Regional de Lorraine (Metz) é da Air France, com escala em Lisboa e Paris, por R$4.448 por pessoa, ida e volta.

Se preferir chegar em Paris e de lá pegar um trem, o voo até a capital francesa sai por R$3.150 pela Iberia com escala em Madrid.

Seguro Viagem

O Seguro Viagem França é obrigatório para turistas brasileiros que vão à França. Para ter uma ideia de custo, utilizamos o nosso comparador seguro viagem e encontramos planos com melhor custo benefício entre R$9,21 e R$18 por dia de viagem.

Ou seja, se for passar 10 dias em Nancy na França, deve gastar em torno de R$120 por um ótimo plano.

Hospedagem

A cidade é pequena e boa parte dos hotéis se concentram próximo ao centro histórico. O que vai variar é o preço da diária de acordo com o padrão da acomodação, o número de estrelas e a época do ano. A maioria dos hotéis custa 60€ a 130€ a diária.

A dica é comparar preços de hospedagem no site Booking!

Supermercado

Uma excelente maneira de economizar e ao mesmo tempo conhecer os produtos locais é fazendo compras no supermercado. Você encontra alguns alimentos prontos para consumir, como saladas e sanduíches, mas também pode explorar queijos, vinhos e conservas locais, entre outras delícias!

Veja alguns preços médios.

Item Valor
Um quilo de maçãs 2,38€
Um quilo de bananas 2€
Um litro de leite 0,95€
Garrafa de água (1,5 litro) 0,60€
Cerveja importada (330 ml) 1,50€
Garrafa de um bom vinho 7€

 

*Pesquisa realizada em 1 de fevereiro de 2020 no Numbeo.

Alimentação de rua

Confira o preço médio de comer fora em Nancy, lembrando sempre que tudo varia de acordo com o restaurante. Jantares costumam ser mais caros que o almoço, entre outros fatores.

Item Valor
Cerveja (500 ml) 4€
Almoço em restaurante econômico 11€
Combo de sanduíche em fast food 8€
Preço médio de almoço para duas pessoas com três pratos cada 50€
Capuccino 2,75€
Água (garrafa de 330 ml) 1,44€

 

*Pesquisa realizada em 1 de Fevereiro de 2020 no Numbeo.

Atrações

Uma grande vantagem de Nancy é, sem dúvida, que a maioria das atrações são gratuitas. Afinal, a cidade em si é o grande ponto turístico, com seus prédios repletos de detalhes, praças, parques, ruas e estátuas.

Os museus e palácios também não custam muito. A partir de 4€ a 6€ o ticket, você já consegue visitar o acervo dos principais, como o Palácio Ducal. Entrar em algumas igrejas pode custar 3,50€.

nancy fica na frança

Veja quanto custa viajar para França: confira os gastos detalhados.

Onde ficar em Nancy na França?

Boa parte da experiência na cidade vem da hospedagem. Listamos algumas que aliam localização central e boas avaliações, veja:

Hotel  Categoria Estrelas Localização Preço médio
Hotel D’Haussonville Melhor hotel (luxo) 4 estrelas 9 Rue Monseigneur Trouillet 168€
Mercure Nancy Centre Stanislas Custo-benefício 4 estrelas 5 Rue des Carmes 106€
Best Western Crystal Nancy Centre Mais barato 3 estrelas 5 Rue Chanzy 73€
Au coeur de Nancy B&B Hostel 2 estrelas 13-15 Boulevard Joffre 85€
Maison De Myon Outros alojamentos  2 estrelas 7 Rue Mably 131€

 

Saiba como encontrar hotel barato na Europa.

Onde comer?

Você não terá dificuldade para encontrar ótimos restaurantes em Nancy. Em qualquer lugar da França, come-se muito bem – fato!

Os cozinheiros sabem valorizar os produtos locais de cada época e o talento para produzir excelentes patês e salsichas, trabalhar com cogumelos selvagens, vegetais, frutas vermelhas e fabricar excelentes bebidas.

As sobremesas, incluindo macarons e madeleines, também são especialidade. E, evidentemente, você tem que provar uma quiche lorraine – torta com recheio macio à base de ovos popular em toda a região da Lorena.

Veja onde você pode provar algumas dessas delícias!

  • Le Grand Café Foy: localização perfeita em uma das praças mais lindas da Europa. Vale tentar uma mesa no terraço e provar os cozidos, o steak frites, a quiche lorraine e as saladas;
  • La Gentilhommière: outro lugar acolhedor e bem localizado para experimentar a culinária local, com uma pegada contemporânea. Costuma oferecer menus promocionais de três ou quatro pratos;
  • Maison des Sœurs Macarons: uma das lojas de macarons mais antigas do país e referência na especialidade em sua versão mais sofisticada;
  • L’Excelsior Brasserie: decoração clássica incrível, em um prédio Art Nouveau histórico. O destaque são os peixes e o profiteroles na sobremesa;
  • L’Impromptu: dentro do mercado coberto, com alimentos super frescos, entradinhas e várias especialidades francesas, desde saladas até steak tartare.

Dicas locais para aproveitar Nancy

Aula de arquitetura a seu aberto

De fato impressiona o conjunto arquitetônico de Nancy na França, com amostras de diferentes épocas (dos séculos XVI ao XVIII, mas também da Idade Média).

Há prédios em estilo gótico, barroco, Art Nouveau, espalhados pela Cidade Velha e Cidade Nova.

Bairros fora do centro

Alguns bairros foram renovados nos últimos anos, até mesmo para acompanhar o movimento populacional dos universitários – a cidade é um importante polo de estudos.

Um dos bairros é o Rives de Meurthe, entre o rio de mesmo nome e o Canal de la Marne au Rhin. Visite, se sobrar tempo.

Para otimizar a visita

No escritório oficial de Turismo em Nancy você encontra dicas de passeios e o Nancy City Pass, válido para 1, 2 ou 3 dias de visita. Ele dá direito a um tour guiado, inclui transporte público, entradas para várias atrações e descontos em restaurantes e lojas.

Não deixe de levar um seguro viagem

Já adiantamos acima que o seguro viagem é obrigatório. Mas que tal garantir um desconto? Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na etapa final e, no pagamento, selecione a opção de boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Válido no nosso comparador de seguros e no Seguros Promo.

Conheça algumas curiosidades sobre Nancy na França

1. Nancy é um polo universitário. Mais de um terço da população é composta por estudantes;

2. A Ecole de Nancy é uma inspiração na Art Nouveau, e alguns artistas, como Jean Prouvé e Jacques Majorelle, foram de fundamental importância no período;

3. A Praça Stanislas é a primeira praça da França;

4. A batalha de Nancy foi a batalha final da Guerra de Borgonha.

Vale a pena conhecer Nancy na França?

Vale a pena! Infelizmente, não ouvimos muito falar de Nancy, ou geralmente ela não está presente nos roteiros, mas se puder visitá-la, você não vai se arrepender.

Além de charmosa, é uma cidade com muita história e muita influência cultural e arquitetônica.

E se você está indo para a França, veja também cidades da França para visitar: top 10 das cidades mais encantadoras.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Yara é brasileira, farmacêutica e tem 24 anos. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.