França: veja um guia completo e o que é imperdível no país

Visitar França  / 

Quando falamos sobre a França, a primeira lembrança é Paris. Mas, além da Cidade da Luz, o país é muito mais. Principalmente se você quiser conhecer o Sul, os castelos, o mar azul que chama para um mergulho, os campos de lavanda.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Reunimos aqui o que tem de mais importante do turismo na França para que os viajantes separem uns dias e aproveitem tudo que o destino oferece de melhor.

Turismo na França: saiba mais sobre a história do país

Antes de conhecer um destino, ainda mais se você deseja passear por diversas partes dele, é interessante conhecer um pouco mais sobre sua história. No caso da França, suas raízes são tão antigas quanto de outros países do Velho Continente.

Conta-se que data do período Paleolítico, ainda na Pré-história, uma das culturas mais antigas do mundo. Parte dessa herança ainda é possível ver em pinturas rupestres como as de Lascaux.

Parte importante da sua história acontece na Guerra dos Cem Anos, quando o rei inglês Eduardo III reivindicou a condição de herdeiro do trono francês, em 1337. Com o conflito, que durou até 1453, Filipe VI passou a reinar.

Mas foi na Revolução Francesa, em 1789, que o povo mostrou o seu poder diante dos privilégios do clero e da nobreza.

Parte importante dessa história é contada aos visitantes no Palácio de Versalhes, de onde fugiu a família real, e na região da Bastilha, em Paris, quando a igualdade civil foi estabelecida, o regime feudal foi abolido e foram proclamados os direitos dos homens.

Turismo na França Avignon

Aproveite e veja um roteiro na França completo.

Principais cidades para fazer turismo na França e seus pontos turísticos

De norte à sul, a França é daqueles destinos que valem aproveitar em uma só viagem ou em várias. Vale a pena dedicar-se ao destino.

É fácil locomover-se pelo país de trem, ônibus ou de carro, através das boas estradas francesas.

Veja as principais cidades francesas e pontos turísticos para fazer um turismo na França:

1. Paris

A capital francesa dispensa muitas apresentações. Uma das capitais mais visitadas no mundo, por turistas vindos de todos os lugares, não fique menos de 3 noites na cidade.

Separe as atrações de maior interesse e deixe-se perder pelas ruas de Paris.

São muitas as atrações que valem a pena conhecer, mas separamos algumas das principais.

Museu do Louvre

O Museu do Louvre, localizado em Paris, é sem dúvida, um dos principais pontos turísticos da França. É, ainda, o museu mais visitado do mundo.

Inaugurado em 1793, ele guarda em suas dependências mais de 35 mil obras de arte.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Fica localizado no Palácio do Louvre. A arquitetura do prédio, que data do século XII, fica junto à uma moderna pirâmide, construída em 1989.

Costumava ser o palácio real, até a corte de Luís XVI decidir mudar-se para o Palácio de Versalhes, em 1682.

É lá que ficam algumas das mais importantes obras de arte do mundo, como a Mona Lis,a de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo, além de obras egípcias. São 3 prédios, sendo preciso mais de 1 dia para a visita.

Aproveite o ingresso 2 em 1: compre o bilhete de entrada para o Louvre antecipado e ganhe um cruzeiro no Rio Sena, com guia de áudio em português.

Recomendamos a compra antecipada: as filas de entrada do museu costumam ser longas e demoradas. Em Paris, é sempre alta estação.

Torre Eiffel

Dentre os lugares mais visitados por quem faz turismo na França, a Torre Eiffel talvez seja o mais conhecido deles.

Simbólica para Paris e para o país, ela conta com 300 metros de altura e foi construída para a Exposição Universal de Paris, em 1889.

Criada por Gustavo Eiffel, a torre demorou mais de dois anos para ficar pronta. Acabou por ser uma antena de radiodifusão, no século XX, com as guerras mundiais.

Virou um emblema da cidade e um dos principais pontos turísticos de Paris. Só a Torre Eiffel recebe mais de 7 milhões de turistas por ano.

As filas de acesso para subir em um dos andares da Torre e ver, assim, uma incrível vista da cidade, costumam ser enormes.

É possível ter acesso de elevador e por escadas (até o segundo andar). Desta forma, costuma ser mais barato. O porém é que você terá que subir 1.665 degraus.

É possível adquirir o acesso até o segundo andar ou até o topo, de elevador. Recomendamos o tour com Acesso Direto ao Topo ou 2º Andar a partir de 49€, por pessoa.

Conheça algumas curiosidades sobre a Torre Eiffel.

Montmartre e a Basílica de Sacré-Coeur

Um dos passeios mais charmosos de Paris, dê uma volta pelo bairro de Montmartre, no alto de uma colina.

Conhecido como o bairro dos pintores e artistas, é lá que fica a Basílica de Sacré Coeur, além de vários restaurantes. É onde Paris respira arte e boemia.

A Basílica é uma obra de Paul Abadie e começou a ser construída em 1875, sendo finalizada em 1914. São 83 metros de comprimento e, só sua torre, possui o mesmo tamanho de altura. É majestosa.

Explore o bairro: suba de escadas, ou através de um funicular, até a Place du Tertre, a parte mais alta da colina. Lá, você verá artistas pintando quadros, lojinhas de arte e bons restaurantes.

Faça uma Excursão a Pé de 2 Horas em Montmartre e conheça a região com um guia especializado.

basilica sacre coeur em montmartre

Confira um guia mais completo de Paris aqui no nosso site.

2. Versalhes

Bem próximo à Paris, a cidade de Versalhes foi criada a partir do zero pelo rei Luís XIV e passou a ser a sede do poder político francês durante os anos de 1682 a 1689.

Faz parte de quem faz turismo na França pela sua principal atração turística: o Palácio de Versalhes, declarado há mais de 30 anos Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

É a atração perfeita para uma ida e volta de 1 dia: fica a pouco mais de 40 quilômetros de distância da capital francesa.

Palácio de Versalhes

Ocupado por diferentes monarcas até a Revolução Francesa, foi Luís XIV quem o transformou e instalou a corte no Palácio de Versalhes em 1682.

Seus jardins, que são um dos espaços mais especiais de todo o complexo, foram construídos em 1661, com a ajuda de milhares de homens que transportaram diversos tipos de árvores para o local.

Além do próprio Palácio de Versalhes e de seus jardins, aproveite para visitar o Domínio de Maria Antonieta, local onde se recolhia a Rainha e, principalmente: onde ela fazia as maiores festas da corte.

Para chegar, a viagem desde Paris dura cerca de 40 minutos e é um ótimo passeio de um dia inteiro.

As filas costumam ser grandes, tanto de bilheteria, como de entrada. Você pode adquirir o ingresso antecipado, com guia de áudio em português e traslado.

Saiba como e onde comprar os ingressos para Versalhes.

3. Bordeaux

Conhecida como a capital do vinho, Bordeaux aparece sempre na rota dos que querem visitar vinícolas durante o turismo na França.

É o lugar ideal para degustar vinhos de vários tipos, além de ser uma cidade movimentada aos que se interessam por gastronomia.

Localizada ao sudoeste na França, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e guarda alguns monumentos históricos franceses. A Fête du Vin (Festa do vinho) movimenta a cidade.

Faça uma excursão para Saint-Émilion com um guia especializado, em português, e uma degustação de vinhos, com duração de 5 horas. Ou visite a Vinícola Médoc.

Conheça algumas das atrações da cidade do vinho:

Place de la Bourse et Miroir d’Eau

Bem ao centro de Bordeaux, um grande espelho d’água, considerado do maior do mundo, reflete os edifícios históricos ao redor da praça.

La Cité du Vin

Passeio bastante recomendado aos amantes do vinho, o local oferece uma mostra em homenagem a todos os tipos da bebida no mundo. São mais de 20 áreas temáticas sobre o assunto.

Turismo na França Bordeaux

4. Nice

Uma das principais cidades da chamada Costa Azul, ou Riviera Francesa, Nice deve constar no seu roteiro de turismo na França se você curte a praia, as águas cristalinas e se tem vontade de dar um mergulho no Mar Mediterrâneo.

Uma das cidades mais visitadas no país, dentre as principais atrações estão um museu dedicado ao pintor Henri Matisse, ótimas praias, a Ópera de Nice e a Praça Masséna, com ótimos restaurantes, bares e cafeterias.

Indo para a região da Côte D’Azur, você estará próximo a outras cidades como Cannes, Saint-Tropez e Mônaco.

Se quiser fazer algum passeio partindo de Nice, veja a excursão para Eze, Mônaco e Monte Carlo, com duração de 5 horas e guia em português.

A cidade da Costa Azul que conta com algumas das melhores praias francesas, também conta com o ônibus turístico Hop-On Hop-off, com paradas estratégicas nos principais pontos turísticos da cidade.

5. Avignon

Certamente você já leu o nome dessa cidade ao sul da França em livros. Avignon é internacionalmente conhecida por sua história intimamente ligada à Igreja Católica. O local foi residência de vários Papas e hoje recebe turistas de todo o mundo.

Localizada em Provence, a cidade é bela, com ruelas charmosas e campos de lavanda. Para quem gosta de vinhos, o Côte du Rhône é um dos atrativos, com vinhas em pequenas aldeias regionais.

A excursão ao vinho Châteauneuf du Pape tem duração de 5 horas e passa por ruínas da residência de verão do papa. Ao final, uma degustação de vinhos.

Para visitar os campos de lavanda da região, outro ponto turístico de Avignon, a excursão saindo de Avignon tem duração de 5 horas e explora a vila de Sault, a capital da lavanda.

6. Giverny

A paisagem mais famosa nas obras do pintor Claude Monet talvez seja Giverny, local onde o mestre do impressionismo morou e trabalhou entre 1883 e 1939.

Próximo de Paris, a cidade ainda é um dos principais pontos turísticos visitados por quem faz turismo na França.

Além do grande atrativo local, quem quiser conhecer mais o charmoso vilarejo pode aproveitar para fazer uma caminhada por seus arredores, com diversos ateliês de outros artistas e o Museu dos Impressionistas.

Casa de Claude Monet

A casa do pintor Claude Monet fica na pequena Giverny, a 75 quilômetros de Paris, em uma viagem que dura cerca de 45 minutos e é encantadora.

Sua maior inspiração foi o jardim, que continua belo até hoje e virou local de visitação. Lá, possível conhecer a Fundação Claude Monet, um museu instalado dentro da casa que, além do jardim, guarda dezenas de telas. A casa e os cômodos reproduzem a época em que o pintor viveu lá.

Mas atenção às datas: o local só abre para visitação de abril a outubro. Aproveite a primavera, que tem seu auge no mês de maio, que é quando o local fica ainda mais bonito.

Faça uma Excursão de Meio Dia a Giverny saindo de Paris, com transporte, ingresso e guia inclusos. Custa a partir de 58€ por pessoa.

7. Nancy

Situada na região da Lorena, a cidade de Nancy na França é uma das precursoras da Art Nouveau. Para quem gosta de arquitetura, história e arte.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1983, e fundada na Idade Média, é um ótimo destino para quem estiver fazendo uma viagem de carro pelo país e precisar de um pouso de 1 dia.

Quando visitar Nancy, passeie pela Cidade Velha, com construções famosas da Idade Média, pela Praça Stanislas, onde fica o Museu de Belas Artes de Nancy, e pelo Parque de La Pépinière, um dos jardins mais bonitos da cidade.

Não fala francês? Separamos 45 expressões em francês para viagem para você levar na bagagem.

8. Chamonix

Já falamos sobre destinos de verão, para os que apreciam uma boa praia. E os destinos de inverno? Sim, é possível esquiar na neve enquanto você estiver fazendo um turismo pela França.

Situada nos Alpes Franceses, é na cidade de Chamonix que fica a base para quem quiser subir a montanha mais alta da União Europeia, Mont-Blanc.

Por ali ainda é possível esquiar nas várias estações de esqui da região, admirar as casinhas com telhados cobertos de neve e aproveitar a gastronomia local.

Aproveite para fazer uma caminhada com vistas para a montanha de Mont-Blanc.

Veja outras dicas para curtir neve na Europa.

Como preparar sua viagem de turismo na França

Fazer turismo na França é fácil e rápido de entender. Com um ótimo sistema ferroviário, você pode escolher utilizar trens diurnos, noturnos, ônibus, carro ou ir de avião pelos principais aeroportos.

As linhas de trem são das mais eficazes da Europa. Os trens de alta velocidade TGV cobrem trechos de norte à sul do país.

Para preparar sua viagem de turismo pela França, nossa primeira dica é: planejamento. Veja o valor das passagens para saber por onde é melhor chegar, como fazer o seu roteiro entre as cidades, qual a média de preço de hospedagem, entre outros itens importantes.

E não esqueça do seu seguro viagem para França: é obrigatório para entrar no país.

Turismo na França Chamonix

Quanto custa fazer turismo na França?

A França, assim como outros países mais visitados da Europa, não costuma ser barata. No entanto, são várias as dicas para conseguir gastar menos e apenas o necessário. O primeiro item é: planejar.

Para te ajudar, separamos aqui os valores dos principais itens de uma viagem para o país. Tenha em mente que os valores mudam de acordo com os destinos escolhidos e a quantidade de locomoções entre as cidades.

Leve com você um roteiro em Paris e curta tudo da cidade.

Passagens aéreas

Ao pesquisar passagens aéreas, uma sugestão é fazer uma comparação entre as diversas empresas utilizando a área de voos do portal Kayak.

O site apresenta os melhores preços, de acordo com as datas possíveis. Ainda é possível colocar alertas de passagens, para receber sempre a baixa ou o aumento dos preços.

Para saber uma média de valores, fizemos uma simulação com valores referentes ao mês de outubro de 2020, boa época para fazer turismo na França, mês considerado baixa-temporada na Europa.

Saindo de São Paulo para Paris, o melhor valor é com a Air France, em voo direto, está saindo por R$ 3.128.

Confira mais dicas para comprar passagens aéreas na Kayak.

Seguro Viagem

A França é destino parte do Tratado de Schengen e, por isso, o seguro viagem é obrigatório para fazer turismo no país.

Em uma simulação de custos, utilizamos o nosso comparador seguro viagem, uma parceria com o portal Seguros Promo.

Os planos com melhor custo benefício custam desde R$10 a R$55, por dia. O valor total do seguro depende da cobertura e da duração da viagem.

Aproveite o cupom EURODICASTURISMO e ganhe até 10% de desconto. Pagando com boleto bancário você garante 5% e com o cupom mais 5% de desconto. Vale tanto para compras no nosso comparador, como diretamente no site do Seguros Promo.

Hospedagem

Os valores de hospedagem durante um roteiro de turismo na França podem ser bem diferentes de uma cidade para a outra, dependendo se o lugar é mais badalado ou não.

Para termos uma média de valores, escolhemos algumas opções com bom custo-benefício em algumas das cidades mais visitadas no país.

Com uma boa variedade de opções de hotelaria em todos os destinos, fizemos a simulação utilizando o site Booking.

Nele, os viajantes conseguem comparar valores, ver a localização exata da hospedagem, além de conferir a opinião de quem já se hospedou nos hotéis. Algumas opções ainda oferecem cancelamento gratuito.

Veja algumas sugestões:

Hotel Cidade Estrelas Localização Preço médio
Hôtel Petit Bastille Paris 1 estrela Bastille 96€
Hôtel de L’Opera Bordeaux 2 estrelas Centro / Ao lado do Le Grand Theatre de Bordeaux 79€
Hôtel Amaryllis Nice 3 estrelas Centro de Nice 60€
Hôtel Central Avignon 3 estrelas Centro histórico de Avignon 60€

 

Veja opções de hotéis em Paris.

Alimentação de rua

Não esqueça de pesquisar os preços de alimentação nas cidades que vai passar e colocar no seu planejamento. Assim, você consegue ter uma média de gastos do dia na viagem.

Veja a média de valores nas duas das cidades mais visitadas por turistas que fazem turismo na França: Paris e Bordeaux.

Alimentação de rua Preço em Paris Preço em Bordeaux
Cerveja (570ml) 7€ 5,75€
Almoço em restaurante barato 15€ 12€
Cappuccino 3,50€ 2,55€
Água 2,16€ 1,18€

Supermercado

Outra dica de economia em viagem: comprar itens básicos no supermercado. Veja o preço médio de alguns produtos em Paris e Bordeaux:

Supermercado Preço em Paris Preço em Bordeaux
Cerveja (570ml) 1,80€ 1,83€
Queijo local 20,52€ 13,50€
Garrafa de vinho 8€ 5€
Água 1,01€ 0,70€

Passeios e ingressos

O valor gasto em atrações turísticas, passeios e bilhetes de entrada vai depender muito de quais cidades você vai visitar durante o turismo na França, e quantos lugares pretende entrar.

Uma boa ajuda é pesquisar se o seu destino possui os cartões de passes turísticos. Em Paris, por exemplo, tem o Paris Museum Pass para 2, 4 ou 6 dias de viagem. Ele inclui mais de 60 dos principais museus e monumentos em Paris e custa a partir de 57€, por pessoa.

A segunda opção é o Paris Pass, que inclui atrações turísticas, entrada em 60 museus, e transporte público da cidade. É possível adquiri-lo para utilização de 2 a 6 dias de viagem.

Outras cidades francesas que oferecem o mesmo tipo de passe, ou parecido:

Quanto custa viajar para França? Veja um artigo completo.

Quando ir à França?

Você pode fazer turismo na França em qualquer época do ano. No entanto, como na maior parte da Europa, as estações de primavera e outono possuem temperaturas mais amenas e agradáveis, e são consideradas baixa-estação.

Então, se puder escolher quando ir, de abril a outubro é o mais recomendável, principalmente se quiser visitar Giverny: é a única época do ano em que o local funciona.

O verão costuma ser bem quente, com temperaturas que chegam a 30ºC. Além disso, são os 3 meses mais caros da Europa.

Agosto é o mês oficial das férias dos franceses e muitos destinos ficam mais cheios. Porém, se seu intuito é aproveitar as praias da Costa Azul, esse é o melhor período.

Turismo na França: como ir?

Uma das melhores maneiras de chegar à França é a partir de um dos 3 aeroportos de Paris. Isso porque, saindo do Brasil, diversas companhias aéreas fazem voos diretos para a cidade. Ou com poucas escalas.

A maioria das chegadas e partidas internacionais acontecem no Aeroporto Charles de Gaulle, que fica a 30 quilômetros de distância do centro da cidade. De lá, siga para outras regiões utilizando um dos meios de transporte sugeridos.

Se tiver em países perto, é fácil chegar na França através de trem ou ônibus. Barcelona na Espanha, por exemplo, fica a apenas 3 horas de distância de trem de Toulouse, no sul da França.

Confira uma lista de 10 lugares para visitar no natal em Paris.

Turismo na França: como locomover-se?

Viajar de trem dentro da França talvez seja a melhor alternativa. O país é muito bem servido de malha ferroviária. Confira as rotas, valores e trechos no site da SNCF ou direto na Rail Europe.

Aos mais aventureiros, alugar um carro e percorrer as estradas francesas também é uma ótima opção. Para saber quanto vai custar o aluguel de um automóvel, recomendamos conferir o site Rentcars, um comparador com mais de 100 locadoras de veículos.

Para pesquisar, basta inserir o local onde deseja retirar o carro, a data e o horário de retirada e devolução. O portal irá listar as melhores ofertas e você escolhe qual a melhor para sua viagem.

Confira todas as dicas de aluguel de carro na França.

Gastronomia francesa

Uma das melhores partes de se fazer um turismo na França é aproveitar a sua gastronomia. Come-se muito bem no país sem precisar, necessariamente, gastar muito dinheiro.

Inclua aí pratos salgados, doces, ótimos queijos, acompanhados de vinhos locais.

Dentre os pratos típicos da culinária local, não deixe de provar o clássico crepe francês e o foie gras. Uma tábua de queijos franceses com vinhos locais pode ser um ótimo jeito de curtir um happy hour na cidade.

Os pratos abusam de ingredientes como manteiga, legumes, cogumelos, carnes de pato e porco, variando de região para região, mas sempre com um preparo especial.

Dentre os mais famosos, está o foie gras e as linguiças andouillette. O cozido de legumes chamado de ratatouille também é tradicional.

E, se esbarrar nas boulangeries e patisseries, presentes em várias das esquinas de Paris, prove os doces. Se delicie.

Quando for aos restaurantes, pergunte pelos menus du jour, que servem entrada, prato principal e sobremesa.

Turismo na França: curiosidades sobre a cultura e o povo

Não estranhe se você vir, em qualquer horário do dia, um francês sentado no parque alimentando-se de queijo, pão e vinho. Ou ao passar pelos moradores locais e sua baguete debaixo do braço. Os 3 elementos são parte da cultura do povo francês.

O país da famosa Torre Eiffel, é o maior exportador de vinho do mundo e sua gastronomia é patrimônio nacional.

Além disso, a França é conhecida por ser terra de algumas das mentes mais brilhantes do mundo. É do país o recorde de maior número de Prêmios Nobel de Literatura, por exemplo.

Na arte, pintores como Manet, Toulouse-Lautrec, Gauguin e Cézanne fizeram o nome dentro de fora do país, que também foi moradia do espanhol Pablo Picasso.

A música também é parte importante na cultura francesa: é berço de cantores de música popular como Edith Piaf e Serge Gainsbourg.

Centro importante da moda mundial, você vai passar por lojas famosas durante sua estadia de turismo na França. Muitos dos nomes saíram do próprio país como Christian Dior, Coco Chanel, Yves Saint Laurent e Jean Paul Gaultier.

Tudo o que você precisa saber sobre segurança na França.

Informações úteis

IDIOMA

Francês

DDI

+ 33

MOEDA

Euro

FUSO HORÁRIO

+ 4 horas (horário de Brasília)

ELECTRICIDADE

220v

Bon voyage!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.