Roteiro de 3 dias em Roma: confira as principais atrações na cidade

Visitar Roma  / 

Roma é uma cidade movimentada durante o ano todo e não faltam programações e atrações turísticas na capital da Itália, uma das cidades mais bonitas da Europa. Se você vai ficar pouco tempo na cidade, confira o roteiro de 3 dias em Roma que preparamos.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Sugestão de roteiro de 3 dias em Roma: o que fazer em cada dia

Se você vai ficar pouco tempo em Roma, o ideal é conhecer os principais pontos turísticos da cidade e aproveitar ao máximo o seu tempo.

Uma dica para otimizar melhor o seu tempo de viagem é comprar com antecedência seus ingressos para os pontos turísticos, pelo Get Your Guide. Assim, você não precisa enfrentar filas nas principais atrações e consegue visitar mais lugares.

Primeiro dia do roteiro de 3 dias em Roma

Acorde bem cedo no seu primeiro dia de viagem e chegue logo pela manhã no Vaticano, sede da Igreja Católica. No complexo, situado no coração de Roma, você não pode deixar de conhecer os Museus do Vaticano, a Capela Sistina, a Praça São Pedro e a Basílica São Pedro. Se tiver oportunidade, assista uma missa em italiano.

Termine seu dia em um bar ou um restaurante em Trastevere e ou no Campo de’ Fiori, regiões centrais da cidade, com bastantes opções.

Segundo dia do roteiro de 3 dias em Roma

No segundo dia do roteiro de 3 dias em Roma, você pode conhecer o Coliseu de Roma, construído em 72 d.C, e principal símbolo da cidade de Roma (junto com o Vaticano), o Fórum Romano, onde era o principal centro comercial da Roma Imperial, e o Monte Palatino, conhecido por ser um “museu a céu aberto”. Esses pontos turísticos ficam localizados bem próximos uns dos outros.

roma forum romano

Visite a Villa Borghese e a Galleria Borghese, um dos principais museus de Roma, que contém obras barrocas e renascentistas de Leonardo da Vinci, Raffaello, além de outros artistas. Em seguida, vá ao Panteão, o templo dos deuses romanos e também uma das estruturas mais bem preservadas da Roma Antiga.

À noitinha, visite a Praça Veneza e a Fontana di Trevi, uma das fontes mais belas do mundo, com 26 metros de altura. Aproveite para seguir a tradição e jogar uma moeda na água da fonte para retornar à cidade. Não deixe de provar uma deliciosa e tradicional massa italiana na redondeza.

Terceiro dia do roteiro de 3 dias em Roma

Reserve esse dia para fazer as programações que não conseguiu fazer nos dias anteriores. Visitar o centro histórico da cidade, a Praça da República, a Via del Corso e o Castelo Santo Ângelo são boas recomendações para preencher seu dia com bastante história, cultura e distração.

praca navona roma

Se estiver em família ou entre amigos e quiser uma programação noturna mais tranquila, à noitinha você pode ir à Praça Navona ou à Praça da Espanha. Aproveite para comer uma deliciosa pizza italiana e tomar um gelato, um saboroso sorvete típico da Itália.

Confira, ainda, o que fazer de graça em Roma.

Como chegar à cidade

A maneira mais simples de chegar a um dos aeroportos de Roma saindo do Brasil é pegando um voo direto para a capital da Itália. As companhias Alitalia e LATAM Airlines têm voos diretos para a cidade, que normalmente são mais cômodos (trajeto dura, em média, 11h30), porém mais onerosos.

Para economizar, você pode comprar sua passagem com escala. Companhias como a TAP Portugal, a Air Europa, a Lufthansa, entre outras, oferecem voos com escala, que podem custar menos.

Além disso, é possível chegar a Roma por meio de outras cidades europeias. Caso você encontre voos mais baratos para a Frankfurt ou para a Paris, por exemplo, pode ser vantajoso financeiramente para você partir do Brasil para essas cidades e delas ir até Roma, de avião ou de trem.

Preços das passagens aéreas

Os preços das passagens variam de acordo com alguns fatores, como: época do ano, quantidade de bagagem, escalas, entre outros. Mas, normalmente, uma passagem de ida e volta para Roma saindo do Rio de Janeiro custa entre R$ 2.500 e R$ 4.500.

Para verificar os preços das passagens aéreas e encontrar o voo que se enquadre no que procura, utilize a ferramenta Kayak, que mostra diferentes preços de diversas companhias aéreas para a data escolhida.

italia roma

Dica: para economizar na sua viagem à Itália, confira qual a proteção mais barata com o nosso comparador de seguro viagem. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICAS5 (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Roteiro de 3 dias em Roma: onde se hospedar

Roma é uma das cidades mais turísticas do mundo! Por isso, a região oferece acomodações para todos os gostos e bolsos.

E, para aproveitar ao máximo sua viagem, você deve ficar em um hotel ou hostel que seja próximo aos locais que pretende visitar ou perto de uma estação de metrô. Assim, otimiza melhor seu tempo de deslocamento e gasta menos de transporte.

Veja a seguir algumas sugestões de hospedagem:

Observação: as hospedagens foram pesquisadas em julho de 2019 para uma diária de um casal de um sábado para um domingo de novembro de 2019.

Veja também um guia completo com localizações e classificações de hotéis em Roma.

O que e onde comer em Roma

Não faltarão pratos e sobremesas deliciosos, típicos da Itália, para você degustar. Então, veja alguns dos alimentos que você não pode deixar de experimentar em seu roteiro de 3 dias em Roma:

  • Pizzas, é claro;
  • Massas;
  • Tiramisu;
  • Risotto alla milanese;
  • Polenta;
  • Ossobuco;
  • Panna Cotta.

Para escolher os melhores restaurantes em Roma para você fazer sua refeição ou simplesmente comer um fast-food ou uma sobremesa italiana, uma dica é pesquisar no TripAdvisor, por especialidades e local, os melhores restaurantes de acordo com o que você procura. Seguem alguns estabelecimentos que você pode conhecer em Roma:

No TripAdvisor, é possível encontrar os estabelecimentos mais bem avaliados para você escolher o que mais se enquadre no seu perfil. No site, você pode verificar, ainda, a avaliação de clientes que experimentaram os pratos e saber a sua opinião a respeito.

Agora que você já viu nosso roteiro de 3 dias em Roma, confira este artigo para saber quanto custa viajar para Roma e programe a sua trip! Boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.