Hop on hop off: saiba como funciona e quando usar

Viajar pela Europa  / 

Se você está planejando uma viagem internacional e vai visitar uma cidade turística, precisa conhecer o hop on hop off. O passeio é muito escolhido por turistas pela facilidade de conhecer os pontos turísticos das cidades. Mas você sabe como funciona? Hoje vamos te contar todos os detalhes. Vamos embarcar nessa viagem?

Encontre as melhores experiências turísticas na Europa

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus.

VER ATRAÇÕES»

O que é o hop on hop off

O hop on hop off é um ônibus panorâmico de dois andares que leva os turistas nos principais pontos turísticos das cidades. O segundo andar costuma ser aberto e você consegue ter uma visão completa.

Ele é muito famoso na Europa e em diversas partes do mundo. Com o hop on hop off você pode ter uma visão ampla da cidade, tirar fotos excelentes e aproveitar os dias de sol para fazer turismo.

Aprenda como planejar a sua viagem para Europa passo a passo.

Como funciona?

O ônibus panorâmico está disponível nas cidades mais turísticas do mundo. Você pode embarcar no centro da cidade, passear pelas atrações e descer em qual desejar.

Normalmente, você paga um valor e pode utilizar o ônibus durante todo o dia, podendo subir e descer quantas vezes desejar. Nas cidades mais movimentadas, se você descer do ônibus, poderá embarcar no próximo, pois eles passam com frequência. Entretanto pode correr o risco não conseguir um lugar em cima.

Viajar de ônibus pela Europa vale a pena? Descubra neste artigo.

Como comprar?

É possível comprar na hora de embarcar ou de forma antecipada na internet, em quiosques, lojas de turismo ou com antecedência pela internet.

Vale a pena?

O hop on hop off vale a pena nos seguintes casos:

Pouco tempo na cidade

Quando você tem pouco tempo na cidade e quer ter uma visão geral do espaço e dos principais pontos turísticos, vale a pena. Por exemplo: se você tiver apenas um ou dois dias em uma cidade, usar o ônibus, com certeza te fará conhecer a cidade de forma rápida e muito prática.

Além disso, depois de passar por todos os pontos turísticos, você poderá voltar naquele que gostou mais e ficar mais tempo.

Saiba quais são as cidades da Europa mais baratas para viajar.

Idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida

Fazer turismo cansa, todos nós sabemos disso. Caminhar para lá e para cá, visitar museus, entrar em atrações e caminhar pela cidade é bastante cansativo.

Para idosos, viagens com crianças e pessoas com mobilidade reduzida o ônibus com certeza vale a pena. Pois estes poderão conhecer a cidade com uma vista panorâmica e não irão cansar tanto.

Confira nossas dicas de viagem com crianças.

Quando não vale a pena?

Em dias de frio e chuva o hop on hop off não vale a pena. O vento cortante do inverno não ajuda muito. Portanto, o ônibus de turismo vale mais a pena durante a temporada de verão e dos dias de sol.

Preços

Os preços do hop on hop off variam de acordo com as cidades e com as empresas de turismo. Mas a média é de 14 a 38€ o passeio por dia.

Além da Europa, o serviço também está disponível em diversas cidades dos Estados Unidos (Nova York, Las Vegas, São Francisco, Miami, etc).

Já pensou em alugar uma mala para viajar?

A GetMalas tem a solução ideal para quem busca malas premium sob medida para cada viagem.

ALUGAR MALA »

Principais empresas: City Sightseeing, Hop-on hop-off Bus, Yellow Bus.

Os mais conhecidos

Confira os hop on hop off mais conhecidos na Europa:

Paris

Em Paris são 14 pontos de interesse na cidade luz. Os horários são das 9h30 às 17h40 e você poderá ver de perto atrações como: o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, a Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, Notre Dame, entre outras. Saiba mais aqui.

Confira um guia de turismo em Paris.

Londres

Em Londres, o serviço está disponível em diversos pontos da cidade e funciona diariamente. Na rota clássica, ele inicia às 8h e sai a cada 15-30 minutos. Garanta o seu ingresso clicando aqui.

Conheça também a lista dos museus gratuitos em Londres.

Roma

Em Roma estão disponíveis opções de 24 horas,  48h ou 72h. O ônibus possui Wi-Fi a bordo e as informações de cada atração estão disponíveis em 8 línguas. Compre o hop on hop off Roma aqui.

O que fazer em Roma? Mostramos tudo aqui.

Barcelona

Em Barcelona, na Espanha, são 39 paradas e o ônibus funciona das 9h às 20h. Além do Wi-Fi, possui áudio em 18 idiomas. Garanta o ingresso do ônibus aqui.

Porto

Na cidade do Porto, em Portugal são duas rotas e 57 paradas. Você poderá conhecer atrações como a Sé, a Ribeira do Rio Douro, a Torre dos Clérigos, entre outros diversos pontos de interesse. Compre aqui o seu ingresso.

Descubra o que fazer no Porto e quais são os pontos turísticos do Porto.

Lisboa

Em Lisboa o ônibus passa por 42 atrações da cidade e funciona das 9h45 às 18h45. É possível comprar online com cancelamento gratuito. Em Lisboa, o ônibus funciona durante todo o ano e a frequência é a cada 30-60 minutos. Garanta o seu ingresso aqui.

Confira o que fazer de graça em Lisboa e economize em sua visita à cidade.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da Mobility que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.