Como viajar mais barato e mais seguro: truques essenciais

Dicas e Planejamento, Seguro Viagem  / 

Muitas pessoas têm medo de fazer viagens baratas, pois não têm certeza se viajar barato é seguro. Quer saber como viajar mais barato e em segurança? Vamos dar algumas dicas para que você possa fazer a sua viagem low cost sem medos.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM EUROPA

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Saiba como viajar mais barato e mais seguro

Muitas pessoas amam viajar, mas não têm muito dinheiro para isso. Seguir algumas dicas sobre como viajar mais barato pode te ajudar na hora de planejar a viagem dos seus sonhos e fazer com que ela caiba no seu orçamento.

Muitos turistas se perguntam se viajar barato é seguro. Afinal, quando procuramos gastar menos durante uma viagem temos que fazer determinadas opções. Mas é possível fazer isso com segurança?

A resposta é sim. Tem como viajar mais barato e em segurança.

Não perca as nossas dicas sobre as cidades mais baratas para viajar na Europa.

Dicas de como viajar mais barato

Seja flexível na compra de passagem

A primeira parte da viagem normalmente é a compra de passagens. Mas tem como viajar mais barato com as passagens caras como estão? Sim, tem!

Para você encontrar um melhor preço é preciso fazer uma pesquisa antecipada, ter datas flexíveis, pesquisar por aeroportos secundários (os aeroportos principais normalmente não recebem voos de companhias low cost) e estar aberto a outras possibilidades de transporte, como trem, ônibus e até mesmo carro compartilhado.

Com isso em mente, é possível encontrar passagens baratas. Veja como comprar passagens aéreas na Kayak e economizar.

Escolha alojamentos alternativos

A escolha do alojamento também é importante para quem quer saber como viajar mais barato. Sempre que formos escolher um hotel, temos que levar em consideração o nosso orçamento.

Viajar barato

Para viajar mais barato, você deve pensar na possibilidade de se hospedar em um hostel dividindo quarto com outras pessoas ou até alugar um quarto na casa de alguém (como pode fazer no Airbnb, por exemplo).

O alojamento normalmente será, depois da passagem, o maior gasto da sua viagem. Por isso pesquise bastante para encontrar um hotel barato.

Atenção ao local do alojamento

Além de escolher um alojamento mais barato para ficar, você deve ter atenção à localização desse alojamento.

É importante ressaltar esse ponto, já que muitas vezes as pessoas escolhem ficar em um local barato, mas muito afastado da cidade, e acabam gastando muito dinheiro com hospedagem.

Como viajar mais barato? Economizando na alimentação

Se você quer saber como viajar mais barato, outra dica é economizar na alimentação. Evite comer em restaurantes todos os dias, principalmente aqueles perto dos pontos turísticos (sempre são mais caros).

Muitos alojamentos oferecem a possibilidade de utilizar a cozinha. Não tenha vergonha, faça algumas compras básicas em um supermercado e prepare alguma coisa para comer.

Prefira transporte público e andar a pé

Uma dica essencial para viajar mais barato é não utilizar muito transporte. A maioria das cidades na Europa possuem uma arquitetura linda, por isso, caminhe de um ponto turístico ao outro e aproveite para conhecer novos lugares no caminho.

Transporte público para economizar

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Evite usar táxi ou Uber. Se precisar de transporte opte pelos transportes públicos.

Confira nossas dicas e prepare o roteiro da sua Euro Trip.

Como viajar mais barato e em segurança

Viajar barato é seguro, mas você precisa se precaver e saber como planejar bem a sua viagem. Todo cuidado é pouco. Por isso, durante a sua viagem não fique muito “à vontade” por estar na Europa. Aqui também acontecem roubos e nas cidades mais turísticas isso é muito comum.

Veja as nossas dicas para viajar barato e em segurança.

Planeje bem a viagem

A primeira coisa que você precisa fazer é definir o seu orçamento e o seu roteiro. Não tem como viajar barato sem isso definido. A partir daí você irá começar a procurar passagens e hospedagem.

É possível encontrar passagens baratas, mas você deverá ter paciência. Não se esqueça que para a sua segurança você não deve comprar passagem em sites desconhecidos.

Monte um roteiro

Montar o seu roteiro de viagem ajuda muito a economizar. Muitas pessoas se esquecem de conferir os pontos turísticos que querem visitar e a distância do alojamento onde vão ficar.

Planejamento para viajar

Essa parte da viagem é muito importante, pois não adianta economizar na estadia e gastar imenso com transporte. Além disso, é necessário saber se o seu alojamento fica em um local seguro e se existem meios de transporte para chegar aos pontos turísticos (principalmente transporte noturno).

Não esqueça o seguro viagem

Se você quer saber como viajar mais barato e evitar despesas extras, não esqueça que o seguro viagem é obrigatório. Para encontrar um plano que caiba nas suas necessidades e no seu bolso, você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem.

Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e descubra quanto custa um seguro viagem para Europa.

Escolha o alojamento com atenção

Todos sabemos que para economizar na viagem, podemos escolher dividir um quarto com outras pessoas em um hostel. Mas será que vale a pena? Será que é seguro?

Sim, eu já viajei várias vezes e fiquei em hostel e foi muito tranquilo. Porém, você tem que ter alguns cuidados tanto na hora de fazer a reserva tanto quando estiver lá.

A melhor maneira de saber mais sobre o hostel é conferir as avaliações dos hóspedes. Com essas avaliações você vai conseguir perceber se o hostel é bom e se está bem localizado. Preste bastante atenção aos comentários negativos, pois são muito úteis.

Atenção à segurança nos transportes públicos

Outra parte da viagem que nos ajuda a economizar é utilizar os transportes públicos. Mas temos que ter alguns cuidados, pois assim como acontecem roubos no Brasil, na Europa também é comum.

Quando você estiver em um transporte público, fique sempre com a sua bolsa colada ao seu corpo. Se você estiver de mochila, tire das costas e coloque para frente.

Se o transporte estiver muito cheio tenha atenção aos seus bolsos e bolsas. Muitas vezes somos roubados sem nem perceber.

Cuidado ao dormir

Quando escolhemos nos deslocar de uma cidade para outra utilizando ônibus ou trem (que muitas vezes são mais baratos), temos que ter alguns cuidados.

Se você for dormir, durma abraçado com a sua bolsa, ou coloque ela perto de você em um local que ninguém consiga mexer. Não deixe a bolsa solta no banco ao lado, mesmo se estiver vazio.

Confira os principais golpes em turistas na Europa e como se prevenir.

Escolha o caminho certo

Muitas vezes estamos turistando e não prestamos muita atenção no caminho que estamos percorrendo. Esse é um erro que muitos turistas cometem. Tenha atenção no caminho, evite ruas desertas e escuras (principalmente à noite).

Cuide dos seus pertences

Quando você estiver no hostel, cuide dos seus pertences. Sempre leve um cadeado para colocar na sua mala. Alguns hostels têm escaninho para guardar a bagagem. Coloque sempre um cadeado na fechadura.

Dicas para viajar barato

Atenção que o passaporte brasileiro é muito visado pelos bandidos, por isso todo cuidado é pouco. Mas não se preocupe, mesmo ficando em um quarto compartilhado, viajar barato não tem por que ser perigoso.

Saiba ainda quanto custa fazer um mochilão pela Europa.

Viajar barato é seguro, mas será que vale a pena?

Como já dissemos, viajar barato é seguro, sim. Mas será que vale à pena “fazer de tudo” para economizar na viagem? Tudo vai depender do seu perfil de viajante, mas é sempre importante ter cuidados e saber como viajar mais barato e, ao mesmo tempo, mais seguro.

Costumo dizer que as expectativas e os gostos das pessoas mudam muito com o passar do tempo. Por exemplo, quando era recém-formada eu não me importava muito com o conforto, só queria viajar e conhecer novos países. Por isso, não me importava em dormir uma noite no aeroporto, pegar um ônibus de um país para outro de madrugada para não ter que pagar hotel.

Com essas dicas você vai ver que viajar barato é seguro e muito divertido.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.