Carnaval na Inglaterra: saiba como ir ao segundo maior do mundo

Visitar Inglaterra  / 

Quando você pensa em carnaval a primeira coisa que vem na cabeça é “Rio de Janeiro ou Salvador?” E certamente o Brasil é considerado o maior carnaval do mundo. Porém, você sabia que também existe carnaval na Inglaterra e que é o segundo maior carnaval depois do brasileiro?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Pois é! Surpreendente! O carnaval na Inglaterra não é na mesma época em que o nosso carnaval, mas vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse evento que toma conta da terra da rainha!

Quando e onde é o Carnaval na Inglaterra?

Diferente do carnaval brasileiro que acontece em fevereiro, o carnaval inglês acontece em agosto, sempre no último final de semana do mês. As festas acontecem no feriado prolongado – em inglês, Bank Holiday.

Eu sei que parece estranho comemorar o carnaval em agosto, mas na Europa isso faz todo sentido. Agosto é o auge do verão no hemisfério norte e isso, por si só, já muda totalmente a atmosfera de qualquer cidade europeia. Agora imagina juntar o verão europeu com o carnaval? É muito bom!

O tradicional carnaval inglês acontece na cidade de Londres e se chama “Notting Hill Carnival”, pois é realizado no famoso bairro de Notting Hill. Desde o ano de 1966, as ruas do bairro se enchem de cor e musica durante três dias.

Descubra mais sobre o Carnaval na Europa e garanta sua diversão.

Como surgiu o Notting Hill Carnival?

Na década de 60, o bairro de Notting Hill era uma região que possuía muitos imigrantes caribenhos. E como meio de afirmação e de se manifestarem pacificamente contra a discriminação que sofriam na época, os moradores começaram a realizar festas nas ruas do bairro.

As festas eram sempre repletas de muita música e alegria, tornando-se, mais tarde, o famoso carnaval inglês.

Em 1976 e nos anos seguintes, o público ultrapassava 100 mil pessoas. Então, o carnaval passou por momentos difíceis com protestos raciais e brigas com a Policia Metropolitana de Londres. Além de greves e passeatas misturadas aos foliões.

Aproveite sua viagem e inclua no roteiro uma visita a famosa Camden Town.

Desfile de carnaval na Inglaterra

Dias atuais

Com toda essa confusão, cogitou-se a extinção da festa. Porém, figuras importantes, como o Príncipe Charles, surgiram como defensores do festival que está vivo até hoje.

Atualmente o evento recebe estudantes, turistas e moradores e se tornou uma grande celebração de culturas, principalmente dos latino-americanos, assumindo um caráter artístico e educativo.

O evento reúne dança, fantasias, música, artesanato, comidas e bebidas típicas dos imigrantes, sempre celebrando alegria e solidariedade social. São montadas cerca de 300 barracas durante o evento e aproximadamente cinco toneladas de frango são consumidas durante os três dias de carnaval.

Confira como é o carnaval em Veneza e aproveite mais dias de festa enquanto estiver na Europa.

As tradições em Notting Hill Carnival

Já se tornou tradição dançar ao som das baterias das escolas de música e visitar as barracas de comida ao longo da rota. Também faz parte da festa ver os carros alegóricos elaborados e os foliões fantasiados com roupas coloridas percorrendo as ruas no desfile de carnaval.

Sábado de carnaval

O início do carnaval na Inglaterra acontece no sábado com a competição entre as escolas de samba. Apelidado de Panorama, o evento de abertura acontece entre às 18h e 22h no Pleasance Park de Emslie Horniman (Bosworth Road, W10).

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Aqui os vendedores de comida de rua também estarão lutando para tentar atrair os participantes com a culinária caribenha.

Domingo de carnaval

Domingo é o famoso dia da família para o Notting Hill Carnival. As principais atrações começam às 10h e continuam oficialmente até às 20h30 (em bares, elas vão até mais tarde).

É um desfile de pessoas em fantasias coloridas abrindo caminho pelas ruas de Notting Hill. A música toca ao longo do dia – principalmente no Pleasance Park e na Powis Square.

Segunda de carnaval

Já na segunda-feira, último dia de carnaval, as coisas ficam bem animadas quando o desfile principal acontece e o carnaval se torna mais intenso.

Espere uma desfile espetacular com grupos comunitários, clubes e cerca de 60 bandas.

Onde aproveitar o Notting Hill Carnival?

As festividades começam com a cerimônia de abertura às 10h no domingo, então acontece o desfile às 10h30, enquanto o desfile de segunda-feira começa às 10h.

O grande desfile começa na Great Western Road passando pela Chepstow Road e Wesbourne Grove e terminando na Ladbroke Grove. São cinco quilômetros percorridos onde fantasias coloridas, plumas, roupas típicas da cultura caribenha e muita coreografia contagiam quem está em volta.

Além de muita música, a comida também é o grande diferencial do evento. O cheiro que predomina nas ruas é do famoso Jerk Chicken, o frango caribenho, porém você encontra desde chips até sanduíches que são vendidos pelas ruas.

Você pode conferir a programação completa no site do evento clicando aqui.

Como chegar até o Notting Hill Carnival?

Para chegar de metrô, as estações mais próximas são:

  • Holland Park
  • High Street Kensington
  • Queen’s Park
  • Shepherd’s Bush
  • Bayswater
  • Paddington

As estações de Bayswater e Paddington ficam sempre abertas, entretanto é necessário verificar quanto às outras estações de metrô listadas acima. Afinal, elas podem fechar temporariamente para evitar a superlotação. Além disso, algumas estão sujeitas a restrições no domingo e na segunda-feira.

Detalhes do transporte público

Outras informações importantes em relação ao transporte público são:

  • Rota 2 e 36 haverá serviços extras, mas nenhum ônibus tem acesso a área do carnaval
  • Ônibus noturnos também estarão sujeitos a desvios
  • Os serviços de ônibus partem de Notting Hill Gate, no sul, e do Prince of Wales, na Harrow Road (perto da Elgin Avenue), no norte
  • Paradas de ônibus dentro da área terão informações sobre desvios e interrupções

Uma dica bacana é que você procure baixar o aplicativo do evento “Notting Hill Carnival” (disponível na App Store e no Google Play) e fique por dentro de tudo o que vai acontecer no evento. Aliás, eles também disponibilizam informações sobre as linhas de transporte.

Quer conhecer mais aplicativos de viagem? Confira nossa lista exclusiva.

Onde ficar?

Como o Notting Hill Carnival é um evento muito grande, as vezes nem as extensas linhas de metrô londrinas dão conta da quantidade de visitantes. Por este motivo, sugerimos que você se hospede na região próxima ao evento.

O carnaval fica localizado no bairro de Notting Hill, ou seja, no distrito de Kensington e Chelsea. Ficando hospedado nesta área, além de você economizar tempo para chegar ao evento, também não vai precisar enfrentar metrôs lotados. Sem contar que essa região é uma das mais charmosas de Londres.

Fica muito próxima de diversos museus – como o da Ciência e o da Historia Natural – e dos parques Hyde Park e o Kensington Gardens.

Ainda é possível fazer um tour por Londres e conhecer os seus principais pontos turísticos.

Desfile das escolas de samba Notting Carnival

Carnaval no Brasil x Carnaval na Inglaterra

Uma das principais diferenças entre o carnaval brasileiro e o carnaval na Inglaterra – depois da data de comemoração – é que o carnaval inglês não tem muito samba. Os ritmos que predominam a festa são a salsa e o calypso, ritmos de origem caribenha.

Entretanto, você pode encontrar famosas escolas de samba que foram inspiradas nas escolas do Brasil, como a “London School of Samba”, primeira escola de samba de Londres, fundada em 1984. Além da “Paraíso School of Samba”, escola que leva grandes artistas e intérpretes do carnaval brasileiro para Londres.

Curta as nossas dicas sobre os principais pontos turísticos de Brighton.

Curiosidades

Você sabia que hoje o Carnaval na Inglaterra é considerado uma das maiores festas de rua da Europa, reunindo mais de 1 milhão de pessoas?

Aliás, o público do festival gera mais de £100 milhões para a economia da Inglaterra com cerca de 50 mil participantes diretamente envolvidos na festa. Além disso, estima-se que 140 mil europeus vão para Londres exclusivamente para curtir o evento.

E claro que você já deve ter ouvido falar do bairro de Notting Hill por causa do famoso filme “Um lugar chamado Notting Hill”. Mas além de você encontrar os cenários do filme, lá você também encontra a Portobello Road Market, uma das feiras mais famosas do mundo.

Mas, se você é fã de festas populares precisa conhecer também Las Fallas, a festa mais tradicional da Espanha.

Informações úteis e dicas

Caso você esteja planejando uma viagem para Londres em 2019, não esqueça de incluir no roteiro o famoso carnaval da Inglaterra!

Para curtir os dias da festa, é importante anotar as seguintes dicas:

  • No ano de 2019, o evento acontecerá no dias 25, 26 e 27 de agosto
  • Não é necessário comprar ingressos, o evento é gratuito
  • Use sapatos confortáveis, de preferência fechados
  • Leve uma mochila com tudo que irá precisar durante o dia, principalmente filtro solar
  • Não se esqueça de imprimir o mapa do carnaval (nos dias próximos ao evento, ele pode ser encontrado facilmente na internet)
  • Se ainda tiver pique, aproveite as after-parties nos distritos de Kensington e Chelsea

Aproveite melhor a sua estadia e conheça os principais Pubs de Londres.

Vocabulário de Carnaval em Inglês

E claro que nunca é demais aproveitar a viagem para aprimorar o seu inglês, não é mesmo?

  • Carnaval: Carnival;
  • Carnaval de rua: Street carnival;
  • Blocos de carnaval: Carnival blocks;
  • Coreografias: Choreographies;
  • Desfile: Parade;
  • Desfilar: To parade;
  • Carro alegórico: Floats;
  • Fantasia: Costume;
  • Fogos de artificio: Fireworks;
  • Maquiagem: Makeup;
  • Mascara: Mask.

Você sabia que há lindas praias na Inglaterra? Conheça o TOP 10.

Então agora que você já conhece um pouco mais sobre o carnaval na Inglaterra, é só preparar o roteiro, chamar os amigos e aproveitar a festa!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.