Tour virtual: 10 melhores atrações para visitar sem sair de casa

Dicas e Planejamento  / 

É tempo de distanciamento social. A quarentena em casa está em toda a parte do mundo. Mas você pode aproveitar a família unida e, principalmente, as crianças, para fazer um tour virtual em alguma atração que queira conhecer.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Muitas atrações estão disponibilizando essa alternativa que pode, inclusive, ser educacional, divertida e ajudar, até, no planejamento da sua próxima viagem.

Depois de ver virtualmente, que tal conhecer pessoalmente? Veja uma lista dos mais legais.

Tour virtual: conheça algumas atrações pela internet

Use a Apple TV ou o Chromecast e aproveite para conhecer por dentro diversas atrações pelo mundo. Se não tiver essas ferramentas, o velho e bom computador, ou o próprio celular, também são ótimas alternativas.

Separamos as 10 melhores atrações para visitar em um tour virtual e sem sair de casa.

1. Conheça 5 telhados mais icônicos de Paris

Os rooftops de Paris, ou as vistas aéreas da cidade, são ótimas para conhecer a capital francesa de cima. Por isso, o Google Arts and Culture preparou o tour virtual “Caminhe por 5 telhados parisienses icônicos“.

Antes, a ideia era fugir da multidão e ter acesso completo ao que Paris melhor oferece de visual. Agora, você pode subir em algum desses locais simbólicos e ter um visual 360º da cidade.

São 5 telhados muito conhecidos parisienses e que dão uma boa amostra do encantamento da Cidade da Luz.

Comece pela Torre Eiffel, um dos principais pontos turísticos de Paris, e tenha uma bela vista para o Champ de Mars.

Depois, siga o seu tour virtual pela Ópera de Paris, e veja de longe uma das igrejas mais bonitas da cidade, a Sacré-Coeur, que fica no ponto mais alto de Montmartre.

O passeio online por Paris continua no Grand Palais, o famoso teto de vidro e que dá vista para a Torre Eiffel e para a Roda Gigante da Place de La Concorde.

O quinto telhado é o da Philharmonie de Paris, uma fuga da grande metrópole e uma vista dos subúrbios parisienses.

E termine seu tour virtual na Torre Saint-Jacques, no alto da igreja de Saint-Jacques-de-la-Boucherie. Em estilo gótico, o local é rico em história: já foi um ponto de partida aos peregrinos de Santiago de Compostela.

Aproveite e confira um guia completo sobre Paris com crianças.

2. Tour virtual da cidade de Orlando, nos Estados Unidos

Conhecida como a cidade da diversão, o site do Visit Orlando utiliza uma tecnologia para oferecer um tour interativo com várias atrações na cidade.

O passeio virtual inclui os famosos parques temáticos, os principais hotéis e ainda inclui restaurantes, locais de compra e outros entretenimentos na capital da Disney nos Estados Unidos.

É possível fazer o tour usando computador, tablet ou qualquer dispositivo móvel, inclusive os óculos de realidade virtual.

Conheça também a Disneyland Paris.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

3. Tour virtual para amantes de Jane Austen

A escritora inglesa Jane Austen é adorada em todo o mundo. Nascida em 1775 na cidade de Steventon, na Inglaterra, a autora de conhecidas obras como “Orgulho e Preconceito“, “Razão e Sensibilidade” e “Emma“, é protagonista do tour virtual “10 locais para amantes de Jane Austen“.

O passeio virtual passa por locais que inspiraram a autora, mas também por lugares que fizeram parte de sua vida. E, para quem assistiu aos filmes baseados nos livros de Jane Austen, o tour virtual ainda visita locais de filmagem.

Destaque para a Lyme House, casa da adaptação de “Orgulho e Preconceito” de 1995. Uma escultura do ator Colin Firth, que interpretou o personagem Mr. Darcy, dentro do lago. Na cena, Darcy emergiu em sua camisa branca de dentro da água.

A Lyme House, que fica em Cheshire, serviu de cenário para essa cena icônica. Curiosidade: a cena não fazia parte da história original do romance de Jane Austen, apenas da adaptação cinematográfica.

crianças em uma tour virtual

Saiba o que fazer na Inglaterra, quais as principais cidades e atrações do país.

4. Casa de Anne Frank

Um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, na Holanda, a Casa de Anne Frank tornou-se histórica depois de o livro da adolescente, que escreveu o diário durante a Segunda Guerra Mundial, ficar famoso em todo o mundo.

No local, Anne Frank e a família se esconderam da perseguição nazista durante a guerra. No tour virtual da Casa de Anne Frank o visitante pode explorar o Anexo Secreto.

Foi lá que ela se escondeu por mais de 2 anos e onde escreveu o famoso livro. Se você gosta de livros, vai adorar essa lista de livros sobre viagens que preparamos.

Aproveite e veja também o que fazer em 2 dias em Amsterdam.

5. Passeio virtual pelo zoológico de San Diego

E que tal dar uma olhadinha nos bichos do grande zoológico de San Diego? Localizado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, os animais também estão em quarentena.

No entanto, é possível fazer um tour virtual através das câmeras espalhadas no zoológico. Para isso, basta acessar o site oficial do San Diego Zoo e dar uma conferida nas câmeras, ao vivo.

Veja como estão vivendo os babuínos, os elefantes, os ursos Coala, Panda e Polar, os tigres, os pinguins, uma variedade grande de pássaros e todos os animais que ficam no local.

Ótimo para entreter as crianças nessa época de distanciamento social.

6. Exibições encerradas que ainda podem ser vistas virtualmente

A parte boa de fazer uma visita virtual é que não tem dia nem hora para acabar. Que tal conferir 6 exposições já fechadas?

É possível fazer um tour virtual por experiências que não estão mais no plano físico, mas ainda podem ser vistas na internet.

Entre elas está Os Cais Flutuantes, de Christo e Jeanne Claude. A experiência era uma passagem temporária pelo lago Iseo, na Itália. Com 100 mil metros quadrados, os visitantes podiam andar “sobre” o lago em um sistema de doca flutuante na superfície da água. Mais de 1 milhão de pessoas passaram por lá e, agora, você não pode andar pela passagem virtualmente.

Outra mostra que não está mais em cartaz localmente, apenas no mundo da internet, é o Tour Paris 13, quando um bloco abandonado em Paris foi transformado na maior galeria de artistas de rua e grafiteiros já montados. O local ficou 30 dias aberto e, depois de demolido, entrou em cartaz no Google Arts & Culture.

7. Palácio de Buckingham

Tem curiosidade de conhecer a residência oficial da rainha Elizabeth II e da coroa britânica? Já é possível: porém, apenas com a ajuda do YouTube.

Acontece que por ser a residência da família real, os visitantes só podem conhecer uma parte do interior do Palácio de Buckingham.

Na área de residência, as visitas turísticas acontecem apenas entre os meses de julho e outubro. Mas um tour virtual em 360º mostra o palácio, incluindo os 19 quartos utilizados até hoje e cômodos importantes, como a Grande Entrada, a Sala do Trono e o piano de ouro adquirido pela rainha Victoria.

Para ver a Buckingham Palace Expedition, o ideal é ter óculos de realidade virtual, ou através do aplicativo do YouTube em smartphones.

tour virtual óculos VR

Veja uma série de dicas de como economizar em Londres e leve na sua próxima viagem.

8. Aurora Boreal no Canadá

Os tours virtuais não precisam ser só fixos: câmeras instaladas em diversas localidades do mundo nos ajudam a acompanhar fenômenos da natureza em toda a parte. E é isso que está fazendo o site Explore.

Uma das transmissões é da Aurora Boreal. O famoso fenômeno, que só acontece em alguns lugares do mundo, é vista quando partículas provenientes do sol se chocam com a magnetosfera do planeta, com um contato entre o vento solar, o oxigênio, o nitrogênio e o hidrogênio. O resultado é um lindo e impressionante colorido no céu.

A câmera da Aurora Borealis Northern Lights está em Manitoba, no Canadá, e fica ligada 24 horas por dia. Para que seu tour virtual tenha maior possibilidade de conferir o fenômeno, observe a câmera entre 23h e 5 horas da manhã, horário do Brasil.

Quem sabe você consegue vivenciar a experiência, nem que de maneira virtual?

9. Arte de rua em Londres

Bateu vontade de caminhar na rua? Não é a mesma coisa, nós sabemos, mas tira um tempinho para explorar 8 locais imperdíveis em Londres para arte de rua.

Dentre os grafites e painéis pintados nos muros londrinos, estão um Banksy em Rivington Street, obras em Great Eastern Street e uma das áreas mais modernas da cidade, Shoreditch High Street.

No tour virtual, ainda preste atenção à obra “Não ouça o mal, não fale do mal e não veja o mal”, de Lewis Campbell, na Heneage Street.

Shoreditch é um dos melhores locais para se hospedar na capital inglesa. Veja uma lista de hotéis em Londres.

10. Palcos famosos ao redor do mundo

E para os amantes de teatro, ou dos grandes espetáculos, que tal fazer um tour virtual por grandes espaços dramáticos ao redor do mundo?

Entre no famoso Teatro Bolshoi, em Moscou, conhecido por ser palco de grandes espetáculos de balé e Ópera e por sua decoração peculiar.

Conheça por dentro o Carnegie Hall, em Nova Iorque, onde grandes músicos do mundo já passaram para grandes shows.

O segundo teatro mais antigo da Europa, Burgtheater, em Viena, também faz parte da experiência teatral no tour virtual. Preste atenção no teto extravagante e na escadaria com trabalhos de Gustav Klimt. Sim, é possível ver o texto: o passeio é em 360 graus. A experiência é completa (ou quase).

Outros tours virtuais para conhecer

O Google Arts & Culture guarda uma grande variedade de visitas tours virtuais para quem quiser curtir uma voltinha sem sair de casa.

Você pode explorar locais como Rapa Nui, na Ilha de Páscoa, ou tudo que rodeia a Itália e sua história e ver de perto as Pirâmides do Egito. Todos os acessos são gratuitos e podem ser vistos quantas vezes você quiser.

Aproveite o tempo em casa com a família para conhecer lugares, pesquisar histórias, montar roteiros e planejar a sua próxima viagem.

Confira também uma lista de 10 museus virtuais que você pode conhecer sem sair do sofá.

Gostou das dicas? Você também vai adorar conhecer os melhores podcasts sobre viagens e pegar dicas de viajantes por áudio, confira!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.