Museu virtual: 10 passeios incríveis para fazer sem sair do sofá

Dicas e Planejamento  / 

É tempo de não esmorecer: e a arte ajuda muito com isso. Muitas galerias de arte ao redor do mundo estão abrindo suas portas virtualmente, para que nós possamos continuar as apreciando. Aproveite o tempo livre durante a sua quarentena para dar uma volta em um museu virtual, aprender mais sobre os artistas e ensinar para crianças e adultos o que de melhor a arte e a cultura têm a oferecer.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Museu virtual: veja uma lista dos 10 principais e faça uma visita online

Mesmo antes da pandemia do Covid-19, muitos museus ao redor do mundo já abriam suas portas virtuais para os visitantes. Agora, alguns estão liberando o acesso gratuito.

Visitar um museu virtual é bom para estudar, para conhecer a arte ou, simplesmente para passar o tempo, sozinho ou em família.

Veja uma lista de 10 e faça seu passeio virtual sem sair de casa.

1. Museu do Prado | Madrid, Espanha

É um dos maiores e mais conhecidos museus de Madrid e de toda a Espanha. Fazer o passeio do museu virtual do Prado é um encanto e uma verdadeira aula de arte.

No tour pelo Museu do Prado em Madrid, é possível conferir grandes obras que integram todo o acervo, incluindo as grandes pinturas de Diego Velázquez e Francisco de Goya.

Confira um roteiro em Madrid e planeje a sua viagem à cidade.

2. Museu Virtual Casa de Anne Frank | Amsterdam, Holanda

A Casa de Anne Frank é um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, e dos mais históricos e simbólicos da cidade. Foi no local que viveu a adolescente Anne Frank, que escreveu o famoso diário que rodou o mundo.

Sua importância é pela história que envolve a escrita do livro: Anne Frank o escreveu escondida em um anexo secreto dentro da casa, durante a Segunda Guerra Mundial, por mais de 2 anos.

Agora, é possível conhecer o museu virtual da Casa de Anne Frank através das fotos da época e de uma parte do local, retratado em 360 graus pelo Google Arts & Culture.

Saiba tudo sobre Amsterdam e conheça a capital holandesa quando puder.

3. Museu do Louvre | Paris, França

Um dos espaços de arte mais visitados do mundo, o Louvre também abriu as portas do seu museu virtual. Não é possível visitar todo o complexo, que é bem grande, mas um tour online dá conta de mostrar algumas das principais mostras.

Entre elas, estão a galeria das antiguidades egípcias, das mais impressionantes de todo o Louvre, além das coleções do período faraônico.

É uma forma de deixar um gostinho para quem planeja visitar Paris assim que as viagens voltarem ao normal.

Aproveite e guarde um roteiro de 2 dias em Paris para quando for conhecer a cidade.

4. Capela Sistina | Vaticano, Itália

A parte boa de conhecer um museu virtual é, também, não ter que enfrentar multidões. O que é o caso da Capela Sistina, em Roma.

A famosa capela, com seu teto pintado por Michelangelo entre os anos de 1508 e 1512, pode-se dizer que é um dos locais mais cheios do mundo, junto aos Museus do Vaticano.

No museu virtual da Capela Sistina você pode ver os detalhes do teto e as obras de arte que tomam conta de suas paredes.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

5. Galeria Uffizi | Florença, Itália

Para continuar o tour artístico pela Itália, aproveite para conhecer o museu virtual da Galeria Uffizi, um dos locais mais visitados de Florença.

É na Galeria Uffizi que ficam grandes obras da arte italiana de artistas como Cimabue, Giotto, Beato Angelico, Masaccio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raffaello, Caravaggio, Rembrandt e outros.

Quadros famosos como “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, e “Adoração dos Magos”, de Da Vinci, podem ser vistos no museu virtual.

Museu virtual família

Veja também 10 tours virtuais para conhecer atrações para visitar sem sair de casa.

6. Van Gogh Museum | Amsterdam, Holanda

Um dos museus mais interessantes, não só de Amsterdam, mas do mundo, o Museu Van Gogh também oferece um tour no museu virtual.

O pintor, que nasceu em Groot-Zundert, tem uma vasta obra e uma grande parte de seus quadros está espalhada pelos 3 andares do museu.

São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de cartas do artista, contando sua história de vida e, principalmente, a evolução de sua arte.

7. Museu de Londres | Londres, Inglaterra

Está planejando uma viagem à terra da Rainha? Antes de ir, dê uma volta virtual no Museu de Londres. Ele conta a história da cidade e pode ser visto em um museu virtual especial no Google Arts & Culture.

O Museum of London, ou Museu de Londres, guarda tesouros que abrangem 450 mil anos de história da capital da Inglaterra.

Ele foi dividido desde a Londres Vitoriana, passando pela Grande Praga, o Grande Incêndio e a Londres Romana, com um acervo que vai desde os tempos pré-históricos, até os dias de hoje.

Confira uma lista dos outros museus gratuitos em Londres que valem a pena conhecer.

8. Museu Frida Kahlo | Cidade do México, México

E que tal fazer uma viagem online ao México e conhecer a casa de Frida Kahlo? O museu virtual da artista mostra La Casa Azul, o lugar onde a artista latino-americana mais renomada do mundo nasceu e morreu.

Um dos lugares mais visitados na Cidade do México, a casa data de 1904 em um espaço de 800 m2. Lá, é possível ver as artes de Frida e de seu marido Diego, com peças da arte folclórica, que mostram a admiração dos artistas pelos povos e culturas do México.

E você pode conhecer tudo isso de casa: basta estar no computador ou no celular.

9. Museu Afro Brasil | São Paulo, Brasil

Um dos espaços de arte, cultura e história mais especiais na cidade de São Paulo, o Museu Afro Brasil fica no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Ibirapuera. Mas o museu virtual chega até você de forma fácil e rápida.

O Museu Afro Brasil guarda um pouco a história da ligação brasileira com a África em um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, peças e móveis antigos e documentos, de autores brasileiros e estrangeiros.

10. Museu Virtual de Ouro Preto | Minas Gerais, Brasil

Quer conhecer mais que só um museu virtual? Você pode conhecer diversos espaços culturais na histórica cidade de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, no Brasil.

Por guardar tantos espaços que valem a visita, o site Era Virtual Ouro Preto concentrou visitas virtuais de museus, exposições temporárias e o interior de igrejas com detalhes arquitetônicos impressionantes.

Ouro Preto ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e guarda alguns dos edifícios coloniais mais históricos do Brasil.

Outros museus virtuais e coleções para conhecer online

O Google Arts & Culture guarda uma grande variedade de visitas a museus virtuais em todo o mundo. Dê uma volta no Museu D’Orsay, em Paris, no MoMa, em Nova Iorque e no Museu de Arte de São Paulo, o Masp.

Aproveite o tempo em casa com a família para conhecer lugares e planejar a sua próxima viagem.

Gostou das nossas sugestões de museu virtual? Você também vai adorar conhecer nossa lista dos melhores livros sobre viagem, confira!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.