10 livros sobre viagens: faça uma viagem na leitura sem sair de casa

Dicas e Planejamento  / 

O momento pede que fiquemos em casa, mas quem disse que não dá para viajar um pouco sentado no sofá, na poltrona ou na cama? Alguns livros sobre viagens nos ajudam a sair um pouco do momento presente, relaxar a mente e, quem sabe, planejar a próxima incursão pelo mundo?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Separamos uma lista com o que pode ser encontrado nas livrarias, seja em livro físico ou em kindle, o que importa é viajar na leitura.

Livros sobre viagens: veja sugestões de leitura para a quarentena

Quem é apaixonado por viagens, normalmente curte uma leitura que fale de países que sonham conhecer, ou até que já visitaram para trazer boas lembranças.

Separamos aqui uma seleção de 10 livros sobre viagens, para que você viaje com os autores, ative a memória ou faça planos para uma próxima viagem.

1. Paris é uma Festa, Ernest Hemingway

O escritor e jornalista norte-americano Ernest Hemingway tinha uma verdadeira adoração por Paris. Foi a cidade onde viveu por muitos anos, fez muitos amigos, foi casado e contou muitas histórias.

Durante os anos 20, tornou-se membro do grupo de expatriados americanos na capital parisiense e é sobre essa época as histórias do livro “Paris é uma Festa”.

A cidade onde conviveu com nomes como Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound e F. Scott Fitzgerald aparece em diversas crônicas, algumas vezes melancólicas, outras divertidas.

Os pontos turísticos de Paris aparecem em meio às suas histórias, onde fala um pouco sobre como foi viver a década de 20 em um dos lugares que mais pulsava artisticamente na Europa e no mundo.

O livro foi escrito entre 1957 e 1960, quando o autor já estava morando em Cuba.

2. Um Lugar na Janela, Martha Medeiros

Sabe diários de viagem, onde você escreve os lugares por onde passou e as lembranças que não quer esquecer? É com esse gosto de memórias afetuosas que a escritora brasileira Martha Medeiros escreveu o seu “Um Lugar na Janela”.

A leitura não tem objetivamente um só destino, mas vários lugares por onde já esteve e viveu experiências que mereceram virar crônicas.

A autora compartilha estórias de quando viajou com as filhas, com o marido, as amigas, o namorado, para lugares como Machu Picchu, Chile, Japão e até um mochilão pela Europa.

Um livro sobre viagens gostoso de ler que pode inspirar para o seu próximo diário de viagem das próximas férias.

Ficou com vontade? Veja quanto custa um mochilão pela Europa.

3. A Volta ao Mundo em 80 dias, Jules Verne

Um dos clássicos do francês Jules Verne, o romance “A Volta ao Mundo em 80 Dias” conta a história de um gentleman inglês que desafia seus companheiros de clube e aposta que fará a aventura no tempo prometido.

E é realmente uma aventura: de Londres a Yokohama passando por Nova York, Mumbai, Hong Kong, de barco, trem, elefante e até trenó.

Faça uma verdadeira viagem no mundo da literatura, ao lado do inglês Phileas Fogg, enfrentando tempestades no mar, fanáticos religiosos, ataques de índios e todos aqueles “problema” que podem surgir quando você sai por aí para explorar o mundo.

Se quiser fazer uma viagem como a de Phileas, veja o que fazer em 2 dias em Londres.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

4. De Moto pela América do Sul: Diários de Viagem, Ernesto Che Guevara

Mais um clássico do mundo das viagens, o diário de Che Guevara ficou famoso quando levado às telas pelo cineasta brasileiro Walter Salles no filme “Diários de Motocicleta”. Mas ler o diário contato pelo próprio Ernesto é ainda mais emocionante.

Escrito de forma narrativa a partir de suas anotações detalhadas, Che Guevara conta como foi sua expedição ao lado do amigo Alberto Granada desde a Argentina até a Venezuela em 1952.

Além de falar dos lugares que passa pelo caminho, conta histórias dos povos de cada país, mostrando a miséria dos índios e o encanto de conhecer o mar. Tudo de motocicleta.

Bom para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a vida do revolucionário quando ele tinha apenas 23 anos.

5. Ioga Para Quem Não Está Nem Aí, Geoff Dyer

Uma mistura de caderno de viagens com reflexões bem-humoradas sobre a modernidade. Essa é a proposta do autor Geoff Dyer no livro “Ioga Para Quem Não Está Nem A”. É daqueles livros sobre viagens divertidos para quem busca uma leitura leve.

Dentre os lugares que fazem parte da publicação, onde cada capítulo fala de uma cidade, as histórias passam desde Amsterdam, Roma, Paris, até Nova Orleans e Tailândia.

Todos os textos acabam entrelaçados em uma busca movida pela insatisfação de estar aqui e o desejo de estar em outro lugar. Uma conciliação do autor com o mundo.

Temos um roteiro em Amsterdam para você levar quando quiser fazer essa viagem.

Livros sobre viagens lendo na varanda

6. Budapeste, Chico Buarque

O cantor e compositor Chico Buarque também deixou-se levar pelos livros sobre viagens quando escreveu seu romance intitulado Budapeste.

A história do ghost-writer José Costa é contada na cidade título, local para onde ele se vai parar em busca de redenção.

Acaba por aprender o idioma húngaro, passando por locais especiais da capital da Hungria, as particularidades de duas cidades em uma, o romance com suas mulheres, livros e as línguas.

Budapeste ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro em 2003 e também está em filme, para quem quiser assistir após a leitura.

7. Comer, Rezar e Amar, Elizabeth Gilbert

O livro praticamente biográfico da autora Elizabeth Gilbert é quase que um mantra para muitas mulheres que passam por uma separação. Depois de um divórcio, a escritora toma uma decisão radical e sai em busca de conforto no mundo.

Com o objetivo de visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, sua viagem vai desde a Itália, para explorar o prazer da gastronomia, passando pela Índia, onde se encontra com a espiritualidade, até chegar à Indonésia, onde finaliza o seu ciclo de buscas.

Um livro certamente inspirador para quem deseja sair por aí em busca de experiências que modifiquem o sentido da vida.

Você também pode ver essa história em filme, com Julia Roberts no papel da autora. Veja outros 10 filmes sobre viagens e aproveite.

8. Mar Morto, Jorge Amado

Jorge Amado é sempre um clássico da leitura, aqui e no mundo. Mas quando falamos em livros sobre viagens, “Mar Morto” entra na lista. Escrito em 1936, ele conta histórias da beira do cais da Bahia.

Para quem quiser conhecer a Salvador dos anos 30, suas crenças e misticismos, é uma leitura bastante recomendada. A cidade vai atravessando a história de amor de homens e mulheres, além da paixão pelo mar e o misticismo que o rodeia.

Daqueles romances para mergulhar profundo nas raízes culturais de um dos lugares mais cheios de história do Brasil.

9. Pelas trilhas de Compostela, Jean-Christophe Rufin

Para quem sonha em fazer a trilha de Santiago de Compostela, o livro escrito por Jean-Christophe Rufin, escritor, acadêmico, médico e diplomata francês, conta como foi fazer sua jornada de 800 quilômetros pelo Caminho do Norte.

Ao longo da jornada, em uma linguagem objetiva, ele descreve as paisagens do caminho, as noites com outros peregrinos e a sua própria experiência em torno da caminhada mística e as reflexões que surgem em busca de si mesmo.

Conheça mais detalhes sobre Santiago de Compostela.

10. Doze Contos Peregrinos, Gabriel García Márquez

Os “Doze Contos Peregrinos” de Garcia Márquez é considerado uma das mais importantes coletâneas da literatura mundial.

No meio do seu realismo fantástico, presente nas obras do escritor, destinos como Barcelona, Genebra, Roma e Paris vão aparecendo como pano de fundo.

São mais de 90 histórias e contos que deram vida aos 12 finais e contam episódios de latinos na Europa. Ótima leitura para um sofá, ou para ir na bagagem da sua próxima viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.