5 dicas para viajar com filhos pra Europa

Dicas e Planejamento  / 

Viajar com filhos pra Europa é a oportunidade perfeita para viver momentos marcantes entre pais e pequenos, criar lembranças que ficarão guardadas para toda vida e estreitar os laços. Mas será que você está preparado para os desafios?

Como viajar com filhos pra Europa e curtir na mesma

Viajar com filhos para Europa é especial, isso, é claro, se a viagem for do gosto de todos, e para garantir a satisfação geral é preciso planejamento, paciência, compreensão e muita pesquisa sobre as melhores opções para os pequenos.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Se você vai viajar em breve para o velho continente, é importante saber qual moeda levar para a Europa.

Viajar com filhos pra Europa pode ser trabalhoso

Afinal, convenhamos, a Europa pode ter os mais lindos museus, restaurantes e pontos turísticos, mas para uma criança o Museu do Louvre não é a opção mais divertida. Viajar com os filhos pra Europa pode ser mais trabalhoso, mas vai valer a pena!

Viajar com filhos pra Europa é ter em mente que algo pode não sair como planejado.

Podem acontecer imprevistos na viagem

Uma dor de barriga, uma queda acidental ou a impaciência dos pequenos em visitar lugares que não consideram interessantes é suficiente para alterar todo o roteiro e provocar um estresse digno de “Férias Frustradas”.

Veja dicas para diminuir os riscos e tornar a viagem prazerosa para toda a família.

1. Reserve pelo menos 5 dias para cada destino

Como tudo é muito perto pela Europa é comum cair na tentação de querer conhecer várias cidades em poucos dias. Embora não seja recomendado (afinal, você mal vai aproveitar cada destino, pois fará tudo correndo) isso até é possível, desde que você não tenha filhos.

As crianças ficarão exaustas, irritadas e as férias em família serão marcadas pelo estresse.

Veja como viajar pela Europa por mais de 90 dias.

Evite visitar muitos destinos de uma vez só

Esse tipo de passeio compensa mais quando você está sozinho e pode fazer o roteiro que deseja dentro do seu ritmo. Com crianças é preciso pensar nos imprevistos e trabalhar no tempo delas, sabendo que a qualquer momento elas podem ter uma ficar doentes, sentir fome e tédio ou sair correndo.

Planeje as atrações antecipadamente

Também é preciso pensar com antecedência nas atrações que serão visitadas. Claro que nada impede vocês de mudarem os planos no meio do caminho, mas crianças costumam ser mais ansiosas e impacientes, o que pode estressar os pais e atrapalhar as decisões em cima da hora.

Você pode ver também uma lista com os melhores destinos na Europa.

2. Introduza a Europa para seus filhos

Pergunte para seus filhos o que eles gostariam de visitar. Se eles não tem conhecimento suficiente para opinar comece mostrando filmes, livros e desenhos com a temática europeia – como Aristogatas, Gato de Botas e A Bela e a Fera, ambientados na França, Harry Potter e Mary Poppins, que vieram do Reino Unido, e Frozen, que se passa na Escandinávia e Noruega.

Fale de futebol, história, etc

Fale dos times de futebol europeus, como o Barcelona e o Real Madri, mostre fotos dos moinhos, plantações de tulipas e trânsito de bicicletas na Holanda. Quando os filhos forem maiores comece a introduzir história, falando sobre as guerras, as expansões marítimas, os grandes impérios.

Experimente comida internacional

Preparar refeições típicas do país que será visitado, como massas quando se vai para Itália e paella quando for para a Espanha, também é uma boa forma de introduzir as tradições europeias para as crianças.

Convide as crianças a ajudar no planejamento

A partir daí eles poderão decidir o que querem conhecer e ficará mais fácil definir a rota, as atrações, o meio de transporte, a alimentação, os pontos turísticos, etc.

3. Conheça os melhores destinos para crianças e adolescentes

Por mais que você queira viajar com filhos pra Europa e mostrar toda a cultura do Velho Continente é bem provável que eles fiquem entediados depois de um tempo.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Dê preferência por destinos que ofereçam atrações imperdíveis para crianças e adolescentes e que sejam igualmente interessantes para vocês.

O que visitar em Londres com crianças

Londres é uma boa cidade, pois oferece uma infinidade de teatros e musicais, o estádio do Arsenal Football Club, os estúdios onde foram filmados os filmes da saga Harry Potter dentro da Warner Bros e o parque temático Legoland.

Vale a pena ir na França com filhos?

Visitar a Disney com filhos
Na França as crianças vão se divertir com a Disney Paris e o Parc Astérix e podem fazer um passeio em família nos parques, principalmente o Jardim de Luxemburgo.

Leve seus filhos a assistir a uma partida de futebol

Assistir a uma partida nos estádios Allianz Arena, em Munique, Santiago Bernabéu, em Madri, e Camp Now, em Barcelona, são boas pedidas para os amantes de futebol.

Ou visite a Irlanda

Dublin é acolhedora e simpática e também uma boa pedida para piqueniques no parque, além do Museu Nacional da Irlanda de História Natural, o Zoo de Dublin e o The National Sea Life Bray.

Saiba mais dicas para visitar a Irlanda.

4. Mantenha os filhos ocupados

Você pode pensar que não terá tempo para ficar parado quando viajar com filhos pra Europa, mas as viagens de trem, o tempo de espera nas filas e os preciosos minutos enquanto a refeição não chega podem ser suficientes para aborrecer seus filhos.

Leve algo para entrenter seus filhos

Dessa forma, leve na bolsa brinquedos e refeições para entretê-los naquelas situações de tédio. Dê preferência para cidades kid friendly na Europa, como Roma, que além do Coliseu tem vendedores de sorvete em cada canto que não farão seus filhos se incomodarem.

Encoraje seus filhos a ir curtir

Para os adolescentes, escolha um destino seguro e proponha que eles curtam um dia todo sozinhos. Vale escolher cidades conhecidas pela badalação e destinos da moda, como Londres, Paris e Madri, de intensa vida social.

5. Atenção aos documentos e burocracia

Para viajar com os filhos pra Europa você vai precisar se atentar à documentação correta. O passaporte brasileiro atual já vem a autorização dos pais pro caso do menor de idade viajar sozinho, mas é importante levar uma cópia dos documentos dos filhos para garantir que não terá problemas durante a viagem.

Não se esqueça do seguro de viagem

Atente-se também ao seguro viagem, obrigatório nos países que fazem parte do Tratado de Shengen. A cobertura mínima em casos de acidente ou doença é de 30 mil euros e é necessária nos seguintes países:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça.

Você pode ainda conferir tudo o que compartilhamos sobre o seguro de viagem para a Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.