Viajar com filhos pra Europa é a oportunidade perfeita para viver momentos marcantes entre pais e pequenos, criar lembranças que ficarão guardadas para toda vida e estreitar os laços. Mas será que você está preparado para os desafios?
Veja dicas para diminuir os riscos e tornar a viagem prazerosa para toda a família.
Índice do artigo
1. Reserve pelo menos 5 dias para cada destino
Como tudo é muito perto pela Europa é comum cair na tentação de querer conhecer várias cidades em poucos dias. Embora não seja recomendado (afinal, você mal vai aproveitar cada destino, pois fará tudo correndo) isso até é possível, desde que você não tenha filhos.
As crianças ficarão exaustas, irritadas e as férias em família serão marcadas pelo estresse.
Veja como viajar pela Europa por mais de 90 dias.
Evite visitar muitos destinos de uma vez só
Esse tipo de passeio compensa mais quando você está sozinho e pode fazer o roteiro que deseja dentro do seu ritmo. Com crianças é preciso pensar nos imprevistos e trabalhar no tempo delas, sabendo que a qualquer momento elas podem ter uma ficar doentes, sentir fome e tédio ou sair correndo.
Planeje as atrações antecipadamente
Também é preciso pensar com antecedência nas atrações que serão visitadas. Claro que nada impede vocês de mudarem os planos no meio do caminho, mas crianças costumam ser mais ansiosas e impacientes, o que pode estressar os pais e atrapalhar as decisões em cima da hora.
Você pode ver também uma lista com os melhores destinos na Europa.
2. Mantenha os filhos ocupados
Você pode pensar que não terá tempo para ficar parado quando viajar com filhos pra Europa, mas as viagens de trem, o tempo de espera nas filas e os preciosos minutos enquanto a refeição não chega podem ser suficientes para aborrecer seus filhos.
Leve algo para entreter seus filhos
Dessa forma, leve na bolsa brinquedos e refeições para entretê-los naquelas situações de tédio. Dê preferência para cidades kid friendly na Europa, como Roma, que além do Coliseu tem vendedores de sorvete em cada canto que não farão seus filhos se incomodarem.
Encoraje seus filhos a ir curtir
Para os adolescentes, escolha um destino seguro e proponha que eles curtam um dia todo sozinhos. Vale escolher cidades conhecidas pela badalação e destinos da moda, como Londres, Paris e Madri, de intensa vida social.
3. Atenção aos documentos e burocracia
Para viajar com os filhos pra Europa você vai precisar se atentar à documentação correta. O passaporte brasileiro atual já vem a autorização dos pais pro caso do menor de idade viajar sozinho, mas é importante levar uma cópia dos documentos dos filhos para garantir que não terá problemas durante a viagem.
Não se esqueça do seguro de viagem
Atente-se também ao seguro viagem, obrigatório nos países que fazem parte do Tratado de Shengen. A cobertura mínima em casos de acidente ou doença é de 30 mil euros.
Você pode ainda conferir tudo o que compartilhamos sobre o seguro de viagem para a Europa.
4. Poucas malas
Viajar com filhos pode nos fazer querer levar mais malas do que o normal, por isso temos que estar atentos. Entre as dicas de viagem com crianças, a primeira que damos é levar pouca bagagem, afinal, já temos que levar o carrinho do bebê, a cadeirinha, segurar a criança no colo, mostrar os documentos no check-in do aeroporto.
Imagina tudo isso com várias malas? Desnecessário né? Por isso planeje bem e leve somente o necessário. Não há problema em repetir roupas. Quanto menos malas tiver que carregar, melhor.
Dica: ainda não tem sua mala de viagem? Uma boa opção é comprar sua mala online. No Portal das Malas, você encontra conjuntos de malas, mochilas, pastas, sacolas e acessórios de viagem de marcas renomadas, com bom preço. A compra online é segura, a entrega rápida e conta com condições especiais de pagamento.
Veja como escolher a melhor mala de viagem para criança e, também, quais são as melhores marcas de malas de viagem para acertar na escolha.
5. Divertimento para todos
Quando as crianças já forem maiores, é ideal que elas possam participar do planejamento da viagem. Escolher um local do destino para visitar faz com que elas se sintam importantes e se divirtam ainda mais junto da família.
Quando ainda são muito pequenas, os pais podem aproveitar para escolher os destinos que mais gostam, e fazer as atividades que preferem, pois as crianças participam de tudo (e é bom começar a viajar com filhos ainda pequenos, para incluir viagens na rotina deles).
6. Leve protetor solar
Entre as dicas de viagem com crianças essa deve ser das mais importantes. Nunca podemos esquecer o protetor solar, independente da estação do ano da viagem (e independente se estamos indo para a praia ou não).
Todos temos que passar protetor solar, e temos que ter um cuidado especial com as crianças, pois elas têm a pele mais sensível, e podem se queimar com facilidade.
7. Escolha do hotel adequado
Prefira escolher hotéis com área de recreação infantil, pois assim os seus filhos terão monitores para as horas de lazer e também poderão conhecer outras crianças e fazer novos amigos. Além disso você ficará descansado sabendo que eles estão sendo bem cuidados.
Temos algumas dicas para conseguir hotel barato na Europa.
8. Leve remédios básicos
Nunca queremos que os nossos filhos se sintam mal, mas temos que estar preparados, por isso, nas dicas de viagem com crianças incluímos levar um kit de remédios básicos, daqueles que você já está acostumado a dar para os seus filhos quando estão com febre, com cólicas ou com dores.
9. Programe o roteiro da viagem
Já sabemos que viajar com crianças é bem diferente do que quando viajamos sozinhos, por isso programe o roteiro da sua viagem, de modo a não incluir tantos pontos turísticos em um só dia por exemplo.
As crianças ficam muito cansadas, e temos que fazer os passeios com mais calma. E o objetivo é curtir a viagem em família, sem ninguém ficar estressado, certo?
Convide as crianças a ajudar no planejamento
A partir daí eles poderão decidir o que querem conhecer e ficará mais fácil definir a rota, as atrações, o meio de transporte, a alimentação, os pontos turísticos, etc.
Veja como planejar a sua viagem para a Europa, passo a passo.
10. Escolha do local no avião
A escolha dos assentos no avião também pode interferir na sua experiência de viagem. Por isso incluímos isso nas dicas de viagem com crianças. Se for possível, tente não ficar nas cadeiras do meio do avião, pois não é nada confortável para as crianças.
As primeiras cadeiras do avião, ou as últimas são as melhores, pois têm mais espaço e estão mais perto das aeromoças, que irão ajudar a entreter as crianças durante o voo. No SeatGuru é possível analisar os assentos e, inclusive, escolher de acordo com o mais recomendados para crianças.
11. Leve o brinquedo preferido da criança
Levar brinquedos durante a viagem pode parecer bobo, afinal estamos indo para um lugar diferente e queremos conhecer os pontos turísticos e nos divertir, mas o brinquedo preferido da criança pode fazer toda a diferença, pois é uma excelente distração quando elas estão estressadas e cansadas.
Veja também os erros a evitar em viagens com crianças.
12. Escolha do restaurante para jantar
A hora de jantar, depois de passar o dia inteiro turistando, pode ser muito cansativo para os filhos. Por isso, tente escolher um restaurante que tenha uma área infantil, para que os seus filhos possam se distrair enquanto a comida não chega (pois normalmente demora um pouquinho).
Além disso, escolha um restaurante com uma comida que os seus filhos gostem de comer, para que não precise ficar “brigando” para que eles comam.
Experimente comida internacional
Preparar refeições típicas do país que será visitado, como massas quando se vai para Itália e paella quando for para a Espanha, também é uma boa forma de introduzir as tradições europeias para as crianças.
13. Passe os dias leve
Lembre-se que a família está de férias. Tente não se estressar e não brigar por qualquer coisa. Sair da rotina pode não ser fácil, principalmente para quem tem filhos, por isso, nas dicas de viagem com crianças, vamos terminar com aproveite a viagem da melhor maneira possível!
Tente ignorar as birras das crianças, as grandes filas dos locais turísticos, a demora para chegar a comida… tudo isso faz parte do momento… simplesmente lembre-se que esse é o momento de relaxar e curtir a família.
Confira a experiência da nossa colunista na sua viagem de campervan na Islândia com filhos.