Atualmente, passageiros do Brasil em viagem para a Europa com destino a paĂ­ses que fazem parte do Espaço Schengen precisam respeitar uma sĂ©rie de exigĂȘncias da UniĂŁo Europeia. No entanto, atĂ© o final do ano, nĂŁo Ă© necessĂĄrio o pedido de entrada. A partir de 2023, porĂ©m, o Visto Schengen serĂĄ exigido por passageiros brasileiros.

Entenda aqui o que Ă© o Visto Schengen, para que serve e a partir de quando ele serĂĄ necessĂĄrio para as suas viagens.

O que Ă© o Visto Schengen e para que serve?

Para começar, vamos explicar um pouco o que é o Acordo de Schengen. Ele foi criado com o intuito de estabelecer regras específicas aos turistas que pretendem visitar os países do continente europeu.

É bem provĂĄvel que vocĂȘ encontre o termo em pesquisas como “Espaço Schengen“, “Tratado Schengen” e “Acordo de Schengen” que, no final, explicam as mesmas regras. Os paĂ­ses que fazem parte deste acordo estĂŁo dentro da Europa, mas nĂŁo sĂŁo todos: sĂŁo 26 no total.

Dentre as regras vålidas para viagens até 2023, estão a possibilidade de entrar nestes destinos sem a necessidade de um visto e podem circular entre eles sem a necessidade de apresentar o passaporte nas fronteiras.

A estadia mĂĄxima Ă© de 90 dias e Ă© exigido que o passageiro tenha um seguro de viagem para emergĂȘncias mĂ©dicas hospitalares com cobertura mĂ­nima de 30 mil euros.

E o Visto Schengen?

O Visto Schengen, conhecido como ETIAS ou Sistema Europeu de InformaçÔes e Autorização de Viagem, é um programa de Autorização de Viagem EletrÎnica, criado pela União Europeia, para proteger e reforçar as suas fronteiras.

Parecido com os outros vistos comuns, o principal objetivo é identificar possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que desejem viajar aos países da Área Schengen.

Feito para ser iniciado em 2021, a ComissĂŁo Europeia resolveu prorrogar a obrigatoriedade do visto ETIAS para 2023.

O motivo seria relacionado à implementação do novo regime de segurança da fronteira, o Sistema de Entrada/Saída (EES), com previsão de entrada em vigor apenas em 2022.

Quem precisa de Visto Schengen?

Cidadãos de 60 países precisarão do Visto Schengen, ou ETIAS, a partir de 2023. Dentre estes países, estå o Brasil, outros países da América Latina como Chile, Argentina, ColÎmbia, Paraguai e Uruguai, e outros ao redor do mundo.

O Visto Schengen, ou ETIAS, serå requisitado para visitar 26 países europeus que fazem parte do Espaço Schengen.

SĂŁo eles: Alemanha, Áustria, BĂ©lgica, Dinamarca, EslovĂĄquia, EslovĂȘnia, EstĂŽnia, Espanha, FinlĂąndia, França, GrĂ©cia, Hungria, Holanda, ItĂĄlia, LetĂŽnia, LituĂąnia, Luxemburgo, Malta, PolĂŽnia, Portugal, RepĂșblica Tcheca e SuĂ©cia.

Visto Schengen imigração

Fora da Área Schengen, o ETIAS serå exigido pelos destinos Islùndia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Quem for para os microestados MÎnaco, San Marino e Vaticano também precisarão solicitar o visto.

No entanto, Ă© importante enfatizar que nem todos os paĂ­ses europeus terĂŁo a exigĂȘncia do Visto Schengen. Por enquanto, passageiros com destino a paĂ­ses como BulgĂĄria, Chipre, CroĂĄcia, RepĂșblica da Irlanda, Irlanda do Norte, Reino Unido e RomĂȘnia nĂŁo precisarĂŁo solicitar o ETIAS.

Saiba se existe diferença entre viajar para a Europa e viajar para a União Europeia.

Como funciona Visto Schengen?

O funcionamento do Visto Schengen é simples. Ele serå uma requisição legal. Os  cidadãos brasileiros deverão se inscrever para obter a autorização de viagem do ETIAS para Europa.

O conselho das autoridades do ETIAS é de que os brasileiros que forem solicitar o visto façam a sua inscrição para a autorização de viagem europeia no mínimo 3 dias antes da data em que pretendem chegar no Espaço Schengen.

A recomendação desse período mínimo é aconselhåvel para dar às autoridades do ETIAS tempo suficiente para checar as informaçÔes e aprovar a autorização de viagem europeia.

Alguns candidatos podem ser contactados por e-mail, caso seja necessårio o envio de mais documentos ou informaçÔes para a aprovação da inscrição.

As informaçÔes coletadas pela equipe ETIAS no cadastro dos passageiros serão comparadas com vårios bancos de dados de segurança, incluindo a Interpol (Polícia Internacional) e a lista de alerta. O Visto Schengen irå assegurar o mais alto nível de segurança.

Veja como e onde comprar chip de celular para usar na Europa.

Como conseguir?

A solicitação serå fåcil e online. Os requisitos necessårios deverão ser enviados por cada viajante, enquanto fizerem a inscrição online.

Eles incluem um passaporte vålido, ter um cartão de crédito ou débito e um endereço de email.

Na inscrição, os brasileiros deverão fornecer as seguintes informaçÔes:

  • Nome completo;
  • GĂȘnero;
  • Nacionalidade;
  • Cidade e paĂ­s de nascimento;
  • Data de nascimento;
  • Endereço atual no paĂ­s residente;
  • NĂșmero do passaporte;
  • Data de emissĂŁo do passaporte;
  • Data de validade do passaporte;
  • PaĂ­s de emissĂŁo do passaporte;
  • NĂșmero de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • PaĂ­s Estado-membro do Espaço Schengen por onde entrarĂĄ.

Importante avisar que o site oficial do ETIAS para a Europa, onde a solicitação deverå ser feita, ainda não estå no ar. Assim que disponível, atualizaremos o artigo.

Além dessa documentação, as autoridades de imigração do Espaço Schengen podem solicitar documentos adicionais após a sua chegada na fronteira, incluindo:

  • Provas de recursos financeiros para sustentar o passageiro durante a sua estada no Espaço Schengen;
  • Bilhetes de ida e volta para um destino ao qual o cidadĂŁo esteja autorizado a viajar no final da sua viagem;
  • Provas do seguro mĂ©dico de viagem (embora a solicitação desde nĂŁo seja um requisito formal, Ă© uma exigĂȘncia dos paĂ­ses parte do Espaço).

Confira os requisitos para viajar para a Europa em nosso artigo.

É preciso pagar pelo Visto Schengen?

Sim. ApĂłs o preenchimento do formulĂĄrio, o viajante deverĂĄ pagar a taxa pela solicitação. AtĂ© o momento, foi divulgado pela Área Schengen que o custo para a emissĂŁo para viajantes de qualquer nacionalidade que precisem do mesmo serĂĄ de 7€.

Poderå ser pago com cartão de débito ou crédito e serå isento para menores de 18 anos.

O Visto Schengen, ou ETIAS, permitirĂĄ aos portadores de passaporte brasileiro entradas mĂșltiplas de atĂ© 90 dias, na UniĂŁo Europeia e nos paĂ­ses solicitantes, dentro de um perĂ­odo de 180 dias.

Saiba o que Ă© e como fazer uma EuroTrip.

Novo visto Europa ETIAS: quando entra em vigor?

Vale salientar que o novo visto ETIAS vai entrar em vigor apenas a partir de 2023. Além disso, ele não serå obrigatório durante um período de seis meses a partir a data em que iniciarå suas operaçÔes.

Durante o período, o ETIAS serå opcional e o requisito de possuir uma autorização de viagem vålida não serå aplicada.

ApĂłs esses seis primeiros meses, os paĂ­ses de fora do Visto Schengen deverĂŁo informar aos cidadĂŁos que cruzam as fronteiras da Europa que serĂĄ obrigatĂłrio a emissĂŁo do ETIAS para viajar para a Europa.

Ou seja: se nada mudar até lå, o Visto Schengen, ou ETIAS, serå obrigatório a partir do segundo semestre de 2023 para cidadãos brasileiros.

Veja mais detalhes de como vai funcionar o ETIAS para brasileiros.

Visto Schengen: quais outros documentos sĂŁo necessĂĄrios para viajar para Europa

Mesmo só precisando do Visto Schengen a partir de 2023, brasileiros ainda precisam organizar uma série de documentos para entrar na Europa.

Para começar, é preciso de um passaporte vålido, que deve ter uma validade de, pelo menos, 3 meses a partir da data de retorno.

Por exemplo: se sua passagem de volta da Europa for no dia 23 de março de 2021, seu passaporte deve estar vålido até 23 de junho do mesmo ano.

Além disso, seu passaporte deve ter sido emitido hå 10 anos, período normal de validade para passaportes brasileiros. Além disso, veja outros documentos necessårios para sua viagem à Europa:

1. Se for viajar pela Europa por mais de 90 dias, leve um visto para o que pretende fazer, seja trabalho ou estudo;

2. Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para os países parte do Tratado de Schengen e precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros;

3. Comprovante de hospedagem. Pode ser o comprovante de reserva em hotéis, hostels ou pousadas. Se for ficar na casa de conhecidos, leve uma carta convite;

4. Comprovante financeiro. Tenha provas de que vocĂȘ tem condiçÔes financeiras de visitar o paĂ­s. Pode ser exigido o cartĂŁo de crĂ©dito ou, atĂ© mesmo, o valor em mĂŁos;

5. Passagem de retorno. Se vocĂȘ nĂŁo pretende morar no paĂ­s de destino, caso seja solicitado, mostre a passagem com a data de retorno;

6. Se for dirigir na Europa, leve os documentos necessårios. Pode levar apenas a Carteira Nacional de Habilitação, mas recomenda-se, também, solicitar a PID (Permissão Internacional para Dirigir) no DETRAN;

7. Menores desacompanhados precisam levar uma autorização de viagem para o menor poder viajar sozinho, assinada pelos responsåveis legais e autenticada em cartório. Apresente-a jå no momento do embarque.

Veja em detalhes os principais documentos para viajar para a Europa e confira como deve ser uma carta convite Portugal.

Não esqueça o seguro viagem: é obrigatório

Diferente do Visto Schengen, que sĂł serĂĄ obrigatĂłrio em 2023, o seguro viagem jĂĄ Ă© uma exigĂȘncia para entrar nos paĂ­ses parte do Espaço Schengen.

A cobertura mĂ­nima precisa ser de 30 mil euros, mas dependendo do tipo de passageiro, recomendamos levar um plano com valor maior. Principalmente para viajantes idosos ou gestantes.

Para encontrar variados tipos de seguro viagem, sugerimos que vocĂȘ confira os valores no site Seguros Promo e escolha as melhores opçÔes, de acordo com sua necessidade.

Aproveite o cupom EURODICASTURISMO e ganhe atĂ© 10% de desconto. Pagando com boleto bancĂĄrio vocĂȘ garante 5% e com o cupom recebe mais 5% de desconto.

Conheça também o nosso artigo de avaliação da Get Your Guide e saiba se o site é de confiança para reservar ingressos.