Considerado o maior produtor de cerveja do mundo, a Alemanha possui mais de 1.300 cervejarias. Do total produzido, cerca de 90% é consumido pelos próprios alemães. Então, se você pretende visitar o país, fizemos uma lista com as 10 melhores cervejas da Alemanha.
Assim, você poderá conhecer um pouco mais sobre essa deliciosa tradição alemã e experimentar novos sabores. Confira!
Índice do artigo
Cerveja, uma tradição alemã
Antes de passarmos para a lista com as melhores cervejas alemãs, saiba que todas as cervejas produzidas na Alemanha devem obedecer à Lei da Pureza Alemã. A Reinheitsgebot (em alemão) foi decretada em 1516 e determina que a cerveja seja fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo.
Ou seja, as cervejarias alemãs estão proibidas de utilizar qualquer outro ingrediente na composição de suas bebidas, assim como conservantes e sabores artificiais.
Além disso, devemos lembrar que é na Alemanha que acontece a Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo. Ele é realizado anualmente na cidade de Munique e surgiu em 17 de outubro de 1810, como a celebração do casamento do príncipe Ludwig Von Bayern com a princesa Therese Von Sachsen Hildburghausen.
Saiba onde você pode experimentar as melhores cervejas na Europa.
As 10 melhores cervejas da Alemanha
Confira a lista com as melhores cervejas da Alemanha e aproveite para conhecer o nosso roteiro completo com dicas de turismo na Alemanha.
1. Paulaner
Com sede em Munique, a cervejaria Paulaner produz cervejas desde 1780 e é a patrocinadora oficial do Oktoberfest Fest.
Sua história remete aos monges da ordem Paulanerorden, já que a bebida teria sido elaborada para ser consumida pelos religiosos durante o jejum da Quaresma, ainda no ano de 1634. Sua cor acobreada e malte com notas de nozes, banana e cravo a colocam no topo da lista das melhores cervejas da Alemanha.
A Paulaner harmoniza bem com saladas, carne suína, frango, cogumelos, bacon e presunto.
Aproveite e confira dicas do que fazer e comer em Hamburgo na Alemanha.
2. Oettinger Pils
Essa é a marca de cerveja alemã mais vendida no país. A cervejaria Oettinger fabrica mais de 25 tipos de cervejas e possui sede na cidade de Oettingen, na Baviera. Aliás, não deixe de conhecer a rota romântica na Alemanha.
Aliás, na Alemanha, o tipo mais consumido de cerveja é a Oettinger Pils, a pilsen alemã. Ela é considerada uma cerveja barata, por isso tamanha popularidade. Entretanto, se formos considerar as leis de pureza alemã, a Oettinger é classificada como puro malte, de médio amargor.
Famosa devido a sua coroa de espuma, a Oettinger Pils deve ser servida em copos de tulipa, que são os mais indicados para cervejas de trigo, já que a boca mais larga do copo oferece destaque ao colarinho que se forma na parte superior. Seu sabor leve harmoniza muito bem com saladas, peixes e frutos do mar.
Não deixe de ler nosso roteiro completo pela cidade de Stuttgart.
3. Bitburger
A cervejaria Bitburg é uma das maiores da Alemanha e patrocinadora da seleção alemã de futebol. Localizada na cidade de Bitburg, a cervejaria produz – entre tantos outros tipos – a Bitburger Pils, bebida do tipo pilsen e carro chefe da fábrica.
De coloração dourada e malte com notas de mel e floral, a cerveja Bitburger é fabricada a partir da pura e cristalina água do Eifel e do melhor lúpulo. Para harmonizar, sirva a sua German pilsner com bacalhau, camarão, grão de bico e frutos do mar.
Confira a nossa lista com as 10 cidades mais bonitas da Europa.
4. Beck’s
A Beck’s é uma cerveja alemã do tipo Premium American Lager, com mais de cem anos de tradição no país. Sua fábrica é sediada na cidade de Bremen, onde foi fundada em 1873.
Segundo a lei de pureza alemã, ela é classificada como puro malte. Sua cor dourada e seu sabor suave e refrescante a transformam em uma das melhores cervejas da Alemanha para harmonizar com petiscos e carnes brancas, como peixes e frutos do mar.
Vai ficar na capital? Então confira nossas dicas de turismo em Berlim.
5. Köstritzer Schwarzbier
Produzida pela cervejaria Köstritzer, sediada em Bad Köstritz desde 1543, a Köstritzer Schwarzbier é considerada a cerveja preta mais famosa da Alemanha. Seu sabor é levemente azedo, com o devido equilíbrio entre o malte torrado e o lúpulo.
Seu aroma possui toques de castanha, café e chocolate amargo, enquanto possui coloração escura, nas tonalidades cobre/âmbar. Segundo a lei de pureza, essa é uma cerveja leve, frisante e refrescante.
O copo ideal para servir a Köstritzer Schwarzbier é o pint. Esse copo possui a base mais estreita do que boca e é o modelo mais usado na Europa para servir cerveja em grande quantidade. Harmoniza com pratos preparados com carne vermelha e presunto cru.
Quanto custa viajar para a Europa? Tudo o que você precisa fazer para planejar as suas férias.
6. Rauchbier
Típica da região de Bamberg, a Rauchbier é uma cerveja alemã especial, produzida a partir de maltes defumados. A bebida possui coloração âmbar e notas de malte tostado, cereais, madeira, bacon e linguiça defumada.
Rauchbier é classificada como cerveja lager. Seu amargor moderado serve para que o sabor da bebida não fique tão enjoativo. Por isso, entra na lista das melhores cervejas da Alemanha.
Se quiser tornar a sua experiência de degustação ainda maior, sirva-a acompanhada de costelinha suína, frango na brasa e salmão defumado.
7. Weihenstephaner Vitus
Produzida na cidade de Freising, essa bebida já conquistou por diversas vezes o prêmio de melhor cerveja do mundo. Trata-se de uma cerveja de trigo, de coloração dourada e cuja maturação passa por um estágio mais longo em adegas que possuem baixas temperaturas. Seu aroma possui notas de mel, cravo e banana, enquanto seu sabor é de amargor leve.
Por ser uma bebida encorpada e com alto teor alcoólico, deve ser servida em copos do tipo Weizen, que é o modelo ideal para cervejas de trigo. Além disso, a cerveja harmoniza bem com tortas e sobremesas, além de carpaccio e chucrute.
Confira a nossa lista com as cidades mais visitadas da Europa.
8. Warsteiner Fresh
Se você busca por uma cerveja sem álcool, mas com qualidade alemã e estilo Pilsner, ela é uma opção ideal. Produzida pela cervejaria Warsteiner Brauerei, consegue manter o sabor inigualável da bebida, com zero teor alcoólico.
Seu aroma é a combinação perfeita do malte com o leve amargor do lúpulo. Seu zero teor alcoólico faz com que a bebida harmonize muito bem com peixes e frutos do mar, além de saladas e sopas de legumes.
Aplicativos para jet lag: evite o desconforto de mudar de fuso horário.
9. Schneider Aventinus Weizen – Eisbock
Essa cerveja é ideal para quem está em busca de uma bebida mais complexa e de paladar intenso. O curioso é que ela entra para a lista das melhores cervejas da Alemanha por causa de um “pequeno” erro.
Conta-se que na década de 40, um lote da bebida foi transportado para toda a região da Bavaria em um caminhão sem controle de temperatura. Isso fez com que a cerveja ficasse parcialmente congelada e sua fermentação concentrada.
Ao provarem o lote o sucesso foi tanto que a cervejaria Weissbierbrauerei G. Schneider & Sohn, que fica sediada na cidade de Kelheim, foi obrigada a repetir o processo dentro de suas instalações. Como resultado, temos uma bebida de coloração cobre, com aromas de banana, cravo e álcool, além de um sabor moderadamente amargo.
Graças às suas características, ela harmoniza muito bem com alimentos mais apimentados como, por exemplo, o currywurst, que é um prato típico alemão feito com salsicha assada e molho à base de tomate e curry.
Confira o roteiro completo pela cidade alemã de Nuremberg.
7. Hofbräu Original
A Hofbräu Original é uma das mais tradicionais e melhores cervejas da Alemanha. Além de ser produzida em uma das cervejarias mais famosas de Munique, a Hofbräu Original é uma das seis cervejas que participam da Oktoberfest.
Segundo a Lei de Pureza da Baviera, essa cerveja é classificada como lager e possui coloração dourada. Seu aroma possui notas de caramelo e biscoito, com leve toque do lúpulo. Aliás, na Alemanha é tradição servir essa bebida em canecas e harmonizá-la com saladas, salsichas e lagostas.
Está viajando pelo Reino Unido? Então aproveite para conhecer os pontos turísticos da Irlanda e experimentar as cervejas irlandesas.
Experiências em torno das melhores cervejas alemãs
Se você está buscando aprofundar o seu conhecimento sobre as cervejas alemãs, o Get Your Guide poderá ajudá-lo. No site, você pode fazer reservas de passeios guiados, comprar ingressos para atrações turísticas e várias outras atividades para diferentes países.
Atualmente, a empresa é recomendada por viajantes de todos os perfis e idades. Tal reputação deve-se pelos inúmeros serviços disponibilizados no portal e pelo bom relacionamento com seus clientes. Inclusive, o site oferece opções de reembolso e cancelamento dos serviços adquiridos.
Por isso, dá para programar a sua visita guiada pelas cervejarias alemãs com quem mais entende do assunto. Ainda, poderá participar da Oktoberfest de Munique com o apoio de guias turísticos em inglês.
E agora que você conhece 10 das melhores cervejas da Alemanha, que tal experimentar alguma delas?