As 10 melhores cervejas da Alemanha: conheça o sabor da tradição alemã

Visitar Alemanha  / 

Considerado o maior produtor de cerveja do mundo, a Alemanha possui mais de 1.300 cervejarias. Do total produzido, cerca de 90% é consumido pelos próprios alemães. Então, se você pretende visitar o país, fizemos uma lista com as 10 melhores cervejas da Alemanha.

Encontre as melhores experiências turísticas na Europa

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus.

VER ATRAÇÕES»

Assim, você poderá conhecer um pouco mais sobre essa deliciosa tradição alemã e experimentar novos sabores. Confira!

Cerveja, uma tradição alemã

Antes de passarmos para a lista com as melhores cervejas alemãs, saiba que todas as cervejas produzidas na Alemanha devem obedecer à Lei da Pureza Alemã. A Reinheitsgebot (em alemão) foi decretada em 1516 e determina que a cerveja seja fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo.

Ou seja, as cervejarias alemãs estão proibidas de utilizar qualquer outro ingrediente na composição de suas bebidas, assim como conservantes e sabores artificiais.

Além disso, devemos lembrar que é na Alemanha que acontece a Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo. Ele é realizado anualmente na cidade de Munique e surgiu em 17 de outubro de 1810, como a celebração do casamento do príncipe Ludwig Von Bayern com a princesa Therese Von Sachsen Hildburghausen.

Saiba onde você pode experimentar as melhores cervejas na Europa.

As 10 melhores cervejas da Alemanha

Confira a lista com as melhores cervejas da Alemanha e aproveite para conhecer o nosso roteiro completo com dicas de turismo na Alemanha.

Paulaner

Com sede em Munique, a cervejaria Paulaner produz cervejas desde 1780 e é a patrocinadora oficial do Oktoberfest Fest.

Sua história remete aos monges da ordem Paulanerorden, já que a bebida teria sido elaborada para ser consumida pelos religiosos durante o jejum da Quaresma, ainda no ano de 1634. Sua cor acobreada e malte com notas de nozes, banana e cravo a colocam no topo da lista das melhores cervejas da Alemanha.

A Paulaner harmoniza bem com saladas, carne suína, frango, cogumelos, bacon e presunto.

Aproveite e confira dicas do que fazer e comer em Hamburgo na Alemanha.

Oettinger Pils

Essa é a marca de cerveja alemã mais vendida no país. A cervejaria Oettinger fabrica mais de 25 tipos de cervejas e possui sede na cidade de Oettingen, na Baviera. Aliás, não deixe de conhecer a rota romântica na Alemanha.

Aliás, na Alemanha, o tipo mais consumido de cerveja é a Oettinger Pils, a pilsen alemã. Ela é considerada uma cerveja barata, por isso tamanha popularidade. Entretanto, se formos considerar as leis de pureza alemã, a Oettinger é classificada como puro malte, de médio amargor.

Famosa devido a sua coroa de espuma, a Oettinger Pils deve ser servida em copos de tulipa, que são os mais indicados para cervejas de trigo, já que a boca mais larga do copo oferece destaque ao colarinho que se forma na parte superior. Seu sabor leve harmoniza muito bem com saladas, peixes e frutos do mar.

Não deixe de ler nosso roteiro completo pela cidade de Stuttgart.

melhores cervejas da alemanha

Bitburger

A cervejaria Bitburg é uma das maiores da Alemanha e patrocinadora da seleção alemã de futebol. Localizada na cidade de Bitburg, a cervejaria produz – entre tantos outros tipos – a Bitburger Pils, bebida do tipo pilsen e carro chefe da fábrica.

De coloração dourada e malte com notas de mel e floral, a cerveja Bitburger é fabricada a partir da pura e cristalina água do Eifel e do melhor lúpulo. Para harmonizar, sirva a sua German pilsner com bacalhau, camarão, grão de bico e frutos do mar.

Já pensou em alugar uma mala para viajar?

A GetMalas tem a solução ideal para quem busca malas premium sob medida para cada viagem.

ALUGAR MALA »

Confira a nossa lista com as 10 cidades mais bonitas da Europa.

Beck’s

A Beck’s é uma cerveja alemã do tipo Premium American Lager, com mais de cem anos de tradição no país. Sua fábrica é sediada na cidade de Bremen, onde foi fundada em 1873.

Segundo a lei de pureza alemã, ela é classificada como puro malte. Sua cor dourada e seu sabor suave e refrescante a transformam em uma das melhores cervejas da Alemanha para harmonizar com petiscos e carnes brancas, como peixes e frutos do mar.

Vai ficar na capital? Então confira nossas dicas de turismo em Berlim.

Köstritzer Schwarzbier

Produzida pela cervejaria Köstritzer, sediada em Bad Köstritz desde 1543, a Köstritzer Schwarzbier é considerada a cerveja preta mais famosa da Alemanha. Seu sabor é levemente azedo, com o devido equilíbrio entre o malte torrado e o lúpulo.

Seu aroma possui toques de castanha, café e chocolate amargo, enquanto possui coloração escura, nas tonalidades cobre/âmbar. Segundo a lei de pureza, essa é uma cerveja leve, frisante e refrescante.

O copo ideal para servir a Köstritzer Schwarzbier é o pint. Esse copo possui a base mais estreita do que boca e é o modelo mais usado na Europa para servir cerveja em grande quantidade. Harmoniza com pratos preparados com carne vermelha e presunto cru.

Quanto custa viajar para a Europa? Tudo o que você precisa fazer para planejar as suas férias.

Rauchbier

Típica da região de Bamberg, a Rauchbier é uma cerveja alemã especial, produzida a partir de maltes defumados. A bebida possui coloração âmbar e notas de malte tostado, cereais, madeira, bacon e linguiça defumada.

Rauchbier é classificada como cerveja lager. Seu amargor moderado serve para que o sabor da bebida não fique tão enjoativo. Por isso, entra na lista das melhores cervejas da Alemanha.

rauchbier melhores cervejas alemas

Se quiser tornar a sua experiência de degustação ainda maior, sirva-a acompanhada de costelinha suína, frango na brasa e salmão defumado.

Hofbräu Original

A Hofbräu Original é uma das mais tradicionais e melhores cervejas da Alemanha. Além de ser produzida em uma das cervejarias mais famosas de Munique, a Hofbräu Original é uma das seis cervejas que participam da Oktoberfest.

Segundo a Lei de Pureza da Baviera, essa cerveja é classificada como lager e possui coloração dourada. Seu aroma possui notas de caramelo e biscoito, com leve toque do lúpulo. Aliás, na Alemanha é tradição servir essa bebida em canecas e harmonizá-la com saladas, salsichas e lagostas.

Está viajando pelo Reino Unido? Então aproveite para conhecer os pontos turísticos da Irlanda e experimentar as cervejas irlandesas.

Weihenstephaner Vitus

Produzida na cidade de Freising, essa bebida já conquistou por diversas vezes o prêmio de melhor cerveja do mundo. Trata-se de uma cerveja de trigo, de coloração dourada e cuja maturação passa por um estágio mais longo em adegas que possuem baixas temperaturas. Seu aroma possui notas de mel, cravo e banana, enquanto seu sabor é de amargor leve.

Por ser uma bebida encorpada e com alto teor alcoólico, deve ser servida em copos do tipo Weizen, que é o modelo ideal para cervejas de trigo. Além disso, a cerveja harmoniza bem com tortas e sobremesas, além de carpaccio e chucrute.

Confira a nossa lista com as cidades mais visitadas da Europa.

Warsteiner Fresh

Se você busca por uma cerveja sem álcool, mas com qualidade alemã e estilo Pilsner, ela é uma opção ideal. Produzida pela cervejaria Warsteiner Brauerei, consegue manter o sabor inigualável da bebida, com zero teor alcoólico.

Seu aroma é a combinação perfeita do malte com o leve amargor do lúpulo. Seu zero teor alcoólico faz com que a bebida harmonize muito bem com peixes e frutos do mar, além de saladas e sopas de legumes.

Aplicativos para jet lag: evite o desconforto de mudar de fuso horário.

Schneider Aventinus Weizen – Eisbock

Essa cerveja é ideal para quem está em busca de uma bebida mais complexa e de paladar intenso. O curioso é que ela entra para a lista das melhores cervejas da Alemanha por causa de um “pequeno” erro.

Conta-se que na década de 40, um lote da bebida foi transportado para toda a região da Bavaria em um caminhão sem controle de temperatura. Isso fez com que a cerveja ficasse parcialmente congelada e sua fermentação concentrada.

Ao provarem o lote o sucesso foi tanto que a cervejaria Weissbierbrauerei G. Schneider & Sohn, que fica sediada na cidade de Kelheim, foi obrigada a repetir o processo dentro de suas instalações. Como resultado, temos uma bebida de coloração cobre, com aromas de banana, cravo e álcool, além de um sabor moderadamente amargo.

Graças às suas características, ela harmoniza muito bem com alimentos mais apimentados como, por exemplo, o currywurst, que é um prato típico alemão feito com salsicha assada e molho à base de tomate e curry.

Leia o roteiro completo pela cidade alemã de Nuremberg.

Experiências em torno das melhores cervejas alemãs

Se você está buscando aprofundar o seu conhecimento sobre as cervejas alemãs, o Get Your Guide poderá ajudá-lo. No site, você pode fazer reservas de passeios guiados, comprar ingressos para atrações turísticas e várias outras atividades para diferentes países.

Oktoberfest festa tradicional em Munique

Atualmente, a empresa é recomendada por viajantes de todos os perfis e idades. Tal reputação deve-se pelos inúmeros serviços disponibilizados no portal e pelo bom relacionamento com seus clientes. Inclusive, o site oferece opções de reembolso e cancelamento dos serviços adquiridos.

Por isso, dá para programar a sua visita guiada pelas cervejarias alemãs com quem mais entende do assunto. Ainda, poderá participar da Oktoberfest de Munique com o apoio de guias turísticos em inglês.

E agora que você conhece 10 das melhores cervejas da Alemanha, que tal experimentar alguma delas?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da Mobility que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.