O que fazer antes de viajar: 7 passos essenciais a seguir

Dicas e Planejamento  / 

Toda virada de ano eu coloco nos meus planos alguma viagem para acontecer ainda naquele ano. E assim, mesmo que seja lá por dezembro, eu passo os meses me programando para atingir aquela meta. Se você, assim como eu, tem em seus objetivos viajar, vai gostar destas dicas sobre o que fazer antes de viajar.

O que fazer antes de viajar: preparação pré-viagem

A gente sempre pensa em tarefas para fazer durante a viagem, como por exemplo a rota turísticas, cidades, monumentos e museus para visitar, lojas que você quer conhecer, produtos para comprar, etc.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Se você já marcou viagem e a data de embarcar está se aproximando, então há alguns passos que você deve levar em conta antes de encarar a próxima aventura. Nós ajudamos a saber o que fazer antes de viajar.

Há algumas semanas (ou dias) de distância para o finalmente dia do embarque para embarcar, já começamos a preparar as malas. Mas há outros itens para resolver antes de viajar que facilitarão a sua vida – e podem atrapalhar suas férias caso você deixe de fazer.

O que resolver antes de viajar

Algumas dicas são gerais para todos os tipos de viajantes, sejam aqueles que ficarão em um curto espaço de tempo ou até aqueles que passaram alguns meses longe de casa (ou quem sabe até um ano sabático, viajando por aí).

Contratar seguro de viagem

A primeira coisa que eu indico você a fazer é resolver seu seguro viagem. Para a maioria dos países é obrigatório a entrada com o seguro de viagem em mãos.

Portanto não deixe de cotar seguro de viagem obrigatório para Europa.

Dica extra: O seguro deve te proteger desde o dia que você sair de casa até o dia em que você voltar para casa. Digo isso pois a maioria dos seguros para viajantes cobre perda, extravio e até roubo de malas. Portanto, nada melhor que viajar despreocupado, não é?

Trocar moeda

Não se esqueça de trocar o real pela moeda do país para onde você viajará.

Minha dica é: não troque tudo no mesmo dia. Compre aos poucos, para assim, conseguir aproveitar taxas de câmbios mais em conta, se for uma moeda que oscila bastante, como o dólar.

Se você for optar por cartão de crédito pré pago, também pode entrar na sua programação de coisas a resolver antes de viajar.

Ah, e se seu cartão for internacional, não se esqueça de avisar ao banco que você estará no exterior e quais dias é que ficará fora. Assim você não corre o risco de bloqueá-lo ao tentar usar em outro país.

Veja mais sobre comprar euro em casa de câmbio e como comprar euro mais barato.

Fazer check-in do voo

Check-in do Voo

Este item é importante! Algumas companhias aéreas abrem o check-in apenas online e com antecedência. Se não for o caso, verifique se é possível fazer o check-in com alguns dias de antecedência para assim evitar a fila gigante na hora de embarcar e ainda economizar um tempinho ( e paciência).
Aproveite também para tentar reservar seu assento se seu bilhete já não tiver assento reservado.

Quer encontrar passagem aérea barata? Veja como.

Documentos a mão

Este item super importante. Imprima ou faça download para o celular de todos os documentos necessários para a viagem. São eles: passagens, reservas de hotel, reservas de transfers, seguro viagem, visto, permissões ou até de passeios.

Aconselho a fazer uma pasta para todos os documentos impressos. E não se esqueça de inserir o seu passaporte, também!

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

O que fazer antes de viajar: suspender serviços

Já pensou em economizar viajando? De acordo com o Senado Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações, é possível suspender os serviços de internet, telefone fixo e TV por assinatura enquanto você estiver viajando.

A cada 12 meses, você pode suspender os serviços por no mínimo 30 e no máximo 120 dias. Basta solicitar com 24 horas de antecedência. Consulte o regulamento na Anatel.

Passatempos em mão

Passatempo para viagem

Se você gosta de curtir a viagem com suas músicas favoritas ou gosta de acompanhar suas séries de tv agora é a hora! Durante o voo, há umas boas horas vagas e você pode utilizá-la para assistir seus vídeos e seriados favoritos ou também colocar a leitura em dia.

Portanto outra dica é atualizar seus leitor digital, colocar um livro na mala de mão e até baixar músicas e filmes em seu smartphone ou tablet.

Luz, câmera, ação

Se você, assim como eu, é um adorador de fotografias de viagem e não quer perder de registrar nenhum momento, então estar preparado é essencial! Não se esqueça de esvaziar os cartões de memória da câmera, carregar as baterias e fazer backup das fotos do seu smartphone.

Sempre conectado

O que fazer antes de viajar? Se você vai viajar para um país que você ainda não conhece, é importante ter algum tipo de contato com o mundo virtual. Geralmente o roamming não é lá dos mais baratos, utilizando o chip brasileiro. Mas é possível comprar chips internacionais mesmo do Brasil.

Se você achar que não é tão prático, pesquise onde comprar o seu ao chegar no país de destino. Às vezes é possível encontrá-los mesmo no aeroporto.

Organização é o caminho

Pois é! Mantenha-se organizado, tanto com datas, como com documentações. Dessa maneira você evitar stress e dor de cabeça e ainda viaja tranquilamente para sua trip.

Se seu destino é Europa, conheça os pontos turísticos na Europa.

E você tem alguma outra dica? Me conta! 🙂

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é publicitária, apaixonada por comunicação e fotografia. Saiu de Sorocaba para desbravar o mundo. Morou no Porto, Portugal, e hoje mora em Bruxelas, Bélgica.