Turismo para a terceira idade em Portugal: descubra as atrações ideais

Visitar Portugal  / 

No passado, era comum os avós em casa diante da TV ou fazendo crochê após uma vida inteira dedicada ao trabalho. No entanto, essa situação tem mudado bastante nos últimos tempos.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

A população idosa, atualmente, dispõe de uma melhora na qualidade de vida, estando mais ativa também, e viajar tem servido como uma alternativa ao ócio, tão comum na aposentadoria.

O turismo para a terceira idade em Portugal está cada vez mais em alta, e vai muito além dos tradicionais destinos religiosos. Neste artigo, vamos abordar o turismo sénior que tem crescido a passos largos em Portugal, principalmente junto ao público brasileiro.

Turismo para a terceira idade em Portugal: desbravando o mundo

Uma das coisas boas da terceira idade é a possibilidade de viajar para onde quiser e quando quiser, tendo tempo livre para curtir a aposentadoria. Sendo assim, o turismo para a terceira idade em Portugal não pára de crescer, havendo inclusive passeios ideais para a melhor idade.

Por que os viajantes mais velhos apreciam tanto viajar para Portugal? Veja as razões:

  • Há mais dias ensolarados (300 por ano) do que nos outros países da Europa;
  • Temperatura mais agradável em comparação aos outros países europeus;
  • Um dos melhores produtores de vinho do mundo;
  • Gastronomia formidável, desde pratos de bacalhau aos doces conventuais;
  • O turismo religioso atrai pessoas do mundo inteiro, inclusive do Brasil.

O turismo para a terceira idade em Portugal não se refere apenas ao Santuário de Fátima ou mesmo Nazaré. O país inteiro possui belas atrações, como igrejas, mosteiros, castelos, museus, monumentos, cultura medieval, rotas romanas, etc., indo além do turismo religioso.

Alguns exemplos de cidades ideais no que se refere ao turismo para a terceira idade em Portugal:

  • Évora e suas origens romanas;
  • Os incríveis palácios de Sintra;
  • A praia e o sol do Algarve com sua gastronomia impecável;
  • Os encantos de Braga;
  • O Porto e sua zona história;
  • O teleférico de Guimarães com sua paisagem panorâmica.

Portugal tem sido o destino favorito de turistas brasileiros em viagem a Europa, e isso não se deve apenas aos motivos acima, mas também à facilidade do idioma. Conheça os melhores destino de Portugal para a terceira idade.

Passeios perfeitos para turismo para a terceira idade em Portugal

Diana Spa

A uma hora de Lisboa, na histórica cidade de Évora, está o Diana Spa, que faz parte do hotel Convento do Espinheiro. O spa oferece diversos tratamentos oriundo de culturas diferentes ao redor do mundo, alguns são ideias para melhorar a circulação sanguínea, aliviar o stress e eliminar as toxinas.

Turismo Fúnebre

Não é só Paris que tem visitas a cemitérios, o turismo para a terceira idade em Portugal, agora, abrange estes locais também. Intitulado “turismo negro”, surgiu pelo fascínio de turistas estrangeiros e também nativos por visitas guiadas, visitas noturnas temáticas, dentre outras atividades.

O público de mais idade costuma apreciar bastante esse tipo de roteiro turístico, e já conta com visitas programadas para alguns cemitérios municipais do Porto, tais como: Prado, Repouso e Agramonte. Lisboa não poderia ficar de fora desse segmento turístico e já possui passeios guiados aos cemitérios Alto de São João e Prazeres.

Cruzeiro sênior

Existem cruzeiros ao redor do mundo dedicados exclusivamente para a terceira idade, com atividades voltadas para eles, desde: aulas de ginástica, jogos, palestras sobre saúde, bailes, shows com artistas conhecidos, aulas de dança e até concurso de Miss Sênior.

Em território português, os vovôs e vovós podem curtir dias de sossego, conforto e belas paisagens, fazendo um cruzeiro no Douro. Além de degustar as maravilhas da culinária portuguesa, é possível também visitar algumas quintas produtoras de vinho.

Duas empresas portuguesas (com certeza) promovem cruzeiros especiais e temáticos pelo famoso rio, o Douro tem cruzeiros temáticos e também de curta duração. Já o Douro Azul possui cruzeiros de maior duração e com barcos grandes também.

Estâncias Termais

Difícil de acreditar que um país tão pequeno como Portugal tenha 35 estâncias termais espalhadas pelo país, tendo cada uma delas peculiaridades e características únicas.

As estâncias não são apenas para tratamentos medicinais, elas servem também para relaxar, descansar e aproveitar todos os serviços que esses locais oferecem, como por exemplo massagens diferenciadas, procedimentos terapêuticos e estéticos, etc.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Cada estância termal possui um “tipo” (quimismo) de água, havendo dessa forma uma ligação com as indicações terapêuticas e suas respectivas doenças relacionadas. Além disso, algumas estâncias oferecem uma infraestrutura de lazer também.

Dentre as 35 existentes em Portugal, podemos destacar 3 delas:

  • Caldas de Monchique: situada no Algarve, possui indicações terapêuticas para doenças do aparelho digestivo dentre diversas outras patologias;
  • Termas de Caldelas: está localizada a 17 km de Braga e possui indicações para dores abdominais, azia e diversos outros problemas de saúde;
  • Termas de São Vicente: a 30 km do Porto, esta estância possui diversos tratamentos voltados para quem sofre de doenças respiratórias.

Aviso: algumas estâncias termais funcionam apenas em períodos específicos e outras o ano inteiro.

Dica: para consultar todas as estâncias termais portuguesas, acesse ao site Termas de Portugal.

Sintra

A bela cidade portuguesa oferece ao visitante sênior: castelos, jardins, palácios (incluindo o famoso Palácio da Pena), museus e lojas com produtos típicos da região, isso sem contar os doces tradicionais, como o Travesseiro de Sintra. É um excelente destino de turismo para a terceira idade em Portugal.

lua de mel em portugal sintra

Lisboa

Apesar de suas ladeiras que podem dificultar a locomoção, um tour guiado incluindo transporte pode resolver facilmente este empecilho. Lisboa é linda, receptiva e vibrante, onde cultura, história e religião se encontram em um mesmo lugar.

Não é à toa que Lisboa é a cidade preferida dos viajantes quando o assunto envolve turismo para a terceira idade em Portugal.

Veja os passeios ideais para pessoas mais velhas durante uma visita a Lisboa:

  • Elétrico 28: o tradicional bonde de Lisboa atravessa a cidade, passando por ruas estreitas e ladeiras um pouco íngremes. Contudo, o passeio é imperdível e tem assentos para os idosos apreciarem as paisagens históricas sem se cansar;
  • Castelo de São Jorge: erguido no século XI pelos muçulmanos, com o objetivo de proteger a cidade dos romanos, o castelo é uma visita obrigatória, tendo uma vista incrível da cidade. Faça um passeio privativo com a Get Your Guide;
  • Igreja de Santo Antônio de Lisboa: é a igreja do santo casamenteiro, localizada em pleno centro histórico de Lisboa, conta ainda com um pequeno museu sobre o santo;
  • Torre de Belém: um passeio imperdível nas margens do rio Tejo. A torre, com mais de 500 anos, é um dos locais mais visitados da cidade. Faça uma visita guiada com a Get Your Guide;
  • Teleférico de Lisboa: o tour leva 8 minutos e vai “sobrevoando” o rio Tejo, sendo um tour muito interessante para se observar a cidade de uma altura de 30 metros.

Pode fazer uma excursão de um dia, por mais de 20 atrações, e terminar com um passeio de teleférico.

Com tantos séculos de história, ao longo do tempo foram surgindo inúmeras festas e romarias em todo o país, movimentando o turismo para a terceira idade em Portugal, que aprecia bastante esse tipo de celebração.

Turismo para a terceira idade em Portugal: festas e romarias

Feiras Novas

Onde: Ponte de Lima
Romaria: em homenagem a Nossa Senhora das Dores
Quando: setembro
Duração: vários dias
Destaque: concerto de músicas populares com grupos musicais da cidade
Curiosidade: a vila onde ocorre a romaria é considerada a mais antiga do país

Festas de Nossa Senhora dos Remédios

Onde: Lamego
Festa: em honra a Nossa Senhora dos Remédios
Quando: setembro
Duração: alguns dias
Destaque: Procissão do Triunfo, eventos culturais, concertos e queima de fogos de artifício
Curiosidade: a festa ocorre no Alto Douro Vinhateiro, considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 2001

Festa São João

Onde: Braga e Porto (e algumas outras cidades)
Festa: em homenagem a São João
Quando: junho
Duração: mais de uma semana
Destaque: queima de fogos, animação de rua, cortejo histórico, concertos, procissões, etc.
Curiosidade: é a maior festa popular do norte de Portugal.

historia de sao joao no porto

Todos estes 3 eventos atraem milhares de visitantes não apenas do país mas também turistas de fora, inclusive do Brasil.

Observação: a maioria dos idosos viajantes têm entre 60 a 80 anos de idade.

Benefícios de viajar na terceira idade

  • Melhora a saúde física e mental;
  • Estimula o contato pessoal e social;
  • Colabora para combater a depressão;
  • Poder viajar em qualquer época do ano, inclusive no período de baixa temporada.

Os idosos de hoje querem aproveitar a vida, conhecer lugares e culturas diferentes, e não é por acaso que o turismo para a terceira idade em Portugal está em evidência. Em função disso, diversas agências de viagens têm focado nesse nicho, que vem crescendo ano após ano.

Portugal tem vocação para atender a terceira idade, um exemplo disso ocorreu em 2017, quando foi celebrado o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, onde uma horda de visitantes (em sua maioria idosos católicos) “invadiram” Fátima.

De acordo com um estudo realizado, há poucos anos, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos no Brasil acima de 60 anos vai duplicar nas próximas décadas.

Observação: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Brasil terá uma população idosa de 20 milhões em 2020.

Aspetos a ter atenção antes de viajar com um passageiro idoso

  • Condições de saúde do passageiro idoso;
  • Disposição do viajante dependendo do destino;
  • Tempo de percurso (avião, trem e automóvel);
  • Escolha passeios que não exijam esforço físico;
  • Evite viajar para lugares isolados ou desprovidos de recursos, em caso de emergência;
  • Duração da estadia.

Não é comum o passageiro idoso viajar sozinho, geralmente as viagens são em grupos da mesma faixa etária organizados por agências de viagem ou mesmo na companhia de familiares.

Durante uma visita a Albufeira, vi uma alta concentração de turistas da terceira idade curtindo o calor do Algarve, caminhando pelo centro histórico, dois deles inclusive andavam com a ajuda de um andador.

Dicas para uma viagem tranquila com idosos

1. Uma viagem longa de avião pode ser bastante exaustiva para alguém de mais idade, portanto consulte um médico antes, sobre a possibilidade de usar um indutor de sono somente para o deslocamento aéreo;

2. Evite voos com conexões cujo intervalo de tempo entre um e outro seja curto;

3. Problemas de saúde envolvendo pressão arterial são comuns na população mais idosa, logo, leve sempre consigo um medidor e evite locais de grandes altitudes;

4. Leve em sua bagagem de mão os medicamentos de uso contínuo, suficiente para durar ao longa da estadia, além de outros medicamentos que possa vir a precisar, até por que comprar qualquer tipo de remédio na Europa não é tarefa fácil;

5. Usar o seguro viagem para uma eventual emergência. Vale ressaltar que ele é obrigatório para entrar nos países da Europa que pertencem ao Tratado de Schengen. Faça uma simulação para encontrar o melhor seguro viagem para o caso.

6. Procure um médico antes da viagem ocorrer e faça um check-up preventivo;

7. Não abuse das caminhadas e use calçados confortáveis.

Confira todas as informações sobre o seguro viagem para Portugal.

Projetos sociais para a terceira idade em Portugal

Projeto 55+

Uma iniciativa inovadora no país, mas que não está relacionada ao turismo para a terceira idade em Portugal. O 55+ é uma organização que promove relações intergeracionais, entre pessoas acima de 55 anos com muita bagagem de vida e jovens querendo aperfeiçoar ou aprender algo novo.

O projeto funciona da seguinte forma: os mais experientes (mais 55 anos) que se encontram ociosos em função da aposentadoria, tem a chance de compartilhar suas experiências em determinadas áreas para jovens dispostos a aprender.

É uma troca onde ambos os lados saem ganhando, os mais velhos atenuam a solidão e o ócio, enquanto que os mais jovens recebem um serviço de qualidade daqueles que são experientes na função e principalmente de vida.

Sem sombra de dúvida, é um projeto transformador na vida das pessoas que tem a chance de receber e dar conhecimento. O idoso(a) passa a ter uma vida mais ativa e integrada a sociedade, isso sem contar um dinheiro extra (os serviços são cobrados por hora).

Na mesma proporção que os alunos recebem um aprendizado de especialistas na área recrutada, com anos de experiência, trocando além de conhecimento, uma boa amizade também.

Os serviços ofertados vão desde passear com o cão, acompanhante de idoso, cozinhar e ensinar refeições a domicílio, pequenos trabalhos domésticos como pintura, manutenção de jardim, aulas particulares de música, idioma, etc. Os serviços podem ser ocasionais ou fixos.

Atualmente, 250 pessoas “da melhor idade” fazem parte do 55+, que acontece na Casa do Impacto no Convento de São Pedro de Alcântara em Lisboa. O projeto fez tanto sucesso que outras localidades – como Porto, Aveiro, Coimbra, Algarve e Alentejo – querem implantar a proposta.

Atualmente, vivem 2,5 milhões de aposentados em Portugal com idade acima de 55 anos. Este número representa 35% da população do país.

Programa Aconchego

Não restam dúvidas que Portugal é um berço de criatividade através de projetos sociais dignos de nota. Criado na cidade do Porto, o programa Aconchego parte de uma ideia simples, porém transformadora na vida das pessoas envolvidas no projeto.

O programa permite que estudantes possam morar (sem nenhum custo) na casa de idosos, e em contrapartida se comprometem a cuidar deles, além é claro de fazer companhia, que é algo que a maioria deles não tem, já que muitos vivem de forma solitária.

Esse intercâmbio de gerações traz vantagens para ambas as partes: muito jovens quando mudam de cidade para estudar não têm condições financeiras de bancar um aluguel. É para esses jovens que o programa Aconchego é direcionado. Em contrapartida, servem de companhia para aqueles que necessitam de alguém para conversar ou mesmo estar ao lado.

Por que o projeto Aconchego é uma das iniciativas mais incríveis da atualidade?

  • Baixo custo;
  • Caráter solidário;
  • Afasta a depressão na terceira idade;
  • Combate ao ócio;
  • Promove uma troca positiva entre gerações diferentes.

Até o momento, o projeto já foi capaz de transformar a vida de mais de 380 idosos.

Lata 65

Não há apenas turismo para a terceira idade em Portugal, a arte também tem o seu espaço garantido. Através do projeto Lata 65, o foco é ensinar técnicas de arte de rua e oficinas para a população mais velha de Lisboa.

O Lata 65 não possui fins lucrativos, e os alunos com “bagagem de vida” são acompanhados por artistas consagrados da street art, onde espalham seus grafites nos muros de diversos bairros lisboetas.

O projeto visa acima de tudo promover uma ocupação para quem já tem tempo de sobra disponível, além de ampliar os conceitos sobre a arte de rua, isso sem mencionar a visão peculiar dos idosos que expressam suas emoções através da arte estampada nos muros.

onde se hospedar em lisboa

A avó veio trabalhar

Mais uma ideia portuguesa que merece ser plagiada nos quatro cantos do mundo, por meio de uma atividade simples mas que faz toda a diferença na vida de quem tem décadas de vivência.

A avó veio trabalhar reúne senhoras acima de 65 anos de idade, onde juntas criam objetos de design, desde: roupas, almofadas, peças de decoração, etc. O projeto saiu do papel a partir da preocupação do idealizador com a qualidade de vida de senhoras já de idade avançada.

A iniciativa que começou com apenas 12 participantes, logo teve êxito e hoje o projeto conta com mais de 70 mulheres que atuam em uma loja-ateliê, cuja idade varia na faixa dos 75 anos.

Vale ressaltar que A avó veio trabalhar também aceita os vovôs, inclusive para a área de marcenaria e tapeçaria.

Idoso tem desconto na passagem aérea no Brasil?

A resposta é não, embora durante um tempo circulou notícias que uma provável lei federal exigia que as companhias aéreas dessem descontos nas passagens aéreas para idosos acima de 60 anos.

Na verdade, 2 projetos de lei no passado havia sugerido isso, mas nenhum deles foi aprovado, o que acabou gerando esse tipo de boato. De todo modo, cabe afirmar que esse desconto para aposentados está vigente para viagens rodoviárias interestaduais, por exemplo.

Apesar da terceira idade não ter descontos nas passagens aéreas para Portugal, os idosos dispõem de algumas facilidades que colaboram para a viagem ser menos cansativa, confira abaixo:

  • Assistência especial ao embarcar e desembarcar;
  • Prioridade no acesso a aeronave;
  • Preferência pelas poltronas próximas às portas.

Portugal, um país que pensa na terceira idade

O país não se preocupa apenas com o turismo para a terceira idade em Portugal, existem também uma série de iniciativas que facilitam o dia a dia da população idosa portuguesa.

Esteira de madeira nas praias

É comum, nas praias portuguesas, a presença de longas esteiras de madeira em vários trechos da orla. Elas servem para facilitar o acesso de cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Uma iniciativa simples, porém muito útil, tendo em consideração que a praia é um dos ambientes públicos mais democráticos e que mais atrai visitantes. Infelizmente, na maioria das praias brasileiras não existe isso.

Praias de Portugal: veja quais são as melhores e melhor época para visitar

CNH na terceira idade

Ao contrário do Brasil, onde é necessário renovar a carteira de habilitação a cada 5 anos, em Portugal a renovação só precisa ser feita aos 50 anos de idade. A partir dos 60 anos, a cada cinco anos (apresentando também um exame médico) e após os 70 anos a cada dois anos.

Universidade na terceira idade

Além do turismo para a terceira idade em Portugal, eles contam também com universidades dedicadas exclusivamente para idosos, como a Universidade Internacional para a Terceira Idade (UITI) em Lisboa.

Esta iniciativa inovadora (para os padrões brasileiros, pois existem pouquíssimas no país, em contrapartida há mais de 30 em Portugal) visa combater o isolamento e promover a inserção social do idoso, através de espaços culturais de convívio, oficinas e aprendizagem.

Além da UITI, a Universidade de Lisboa para a Terceira Idade (ULTI) também possui o mesmo propósito, oferecendo atividades e cursos, como artes, letras e ciências, línguas e diversas outras opções.

A vovó de 90 anos que viaja o mundo

Não existe uma idade certa para viajar e muito menos para ser um mochileiro. Uma prova disso é a simpática idosa russa Elena Mikhailovna. O desejo de visitar o mundo começou aos 83 anos, e desde então ela já esteve na Alemanha, República Tcheca, Israel, Vietnã, Polônia e diversos outros países.

Elena viaja pelo menos duas vezes por ano, e o ordenado vem da aposentadoria e do auxílio de alguns familiares que dão todo o apoio para esta amável senhora conhecer novas culturas e lugares.

Até nas redes sociais ela está conectada, inclusive qualquer um pode acompanhar as aventuras dessa viajante russa seguindo o Instagram de Elena Mikhailovna.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.