As melhores dicas de segurança para viagem: saiba como se proteger

Dicas e Planejamento  / 

Segurança nunca é demais. Mesmo quando seu destino é a Europa. É claro que os índices de criminalidade europeus nem se comparam aos brasileiros, mas, em qualquer lugar do mundo, turistas são sempre um dos alvos preferenciais para pequenos delitos. Confira a seguir dicas de segurança para viagem e garanta que tudo corra bem no seu roteiro.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Dicas de segurança para viagem: antes do embarque

1. Durante a programação do roteiro, você deve fazer cópias autenticadas dos seus documentos, como carteira de identidade, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento. Faça uma cópia do visto e do passaporte também, pelo menos das páginas 1 (número do passaporte), 2 (dados pessoais) e 3 (foto).

2. Deixe cópias autenticadas dos documentos com uma pessoa de confiança. Ela poderá enviar os documentos via e-mail ou fax se solicitado.

3. Pesquise muito sobre o destino da sua viagem. Atualmente, a Internet é uma grande aliada dos viajantes. Leia blogs, portais especializados, como o Euro Dicas Turismo e o Euro Dicas. Confira sempre a opinião dos internautas sobre os locais que pretende conhecer. Há dicas valiosas que podem sinalizar, por exemplo, onde é e onde não é seguro.

4. Faça um seguro viagem. Além da garantia de atendimento médico e hospitalar em caso de emergência, os seguros oferecem cobertura para extravio de bagagem, auxílio em caso de perda de documentos e assistência jurídica. Você pode simular a compra do seguro viagem usando o nosso comparador de seguro viagem, para saber mais detalhes sobre valores e coberturas inclusas.

5. Faça uma lista com endereços e telefones de embaixadas e consulados brasileiros das cidades que vai visitar. Também tome nota dos telefones de emergência do seu banco e da operadora de cartão de crédito no exterior. Você precisará deles em caso de furto ou roubo. De preferência, tenha estas informações em diferentes locais e não apenas no celular e na carteira.

Dicas de segurança para viagem: durante o roteiro

1. Brasileiros devem sempre ter em mente que, por conta da mistura de diferentes povos em sua origem, são alvo preferencial para o roubo de passaporte. Portanto, não ande com o passaporte, nem com os documentos originais na bolsa.

2. Não ande com quantia grande de dinheiro na carteira. Utilize porta-dinheiro por dentro da roupa. Deixe na carteira apenas trocados para as atrações e refeições. Se possível, use o cofre do hotel para guardar documentos e pertences de valor.

3. Sempre tenha com você o nome e o endereço do local de hospedagem, caso se perca na cidade.

4. Tente não evidenciar que você é turista – nas vestimentas, na postura, nos objetos que carrega com você. Marginais do mundo todo adoram a fragilidade dos turistas.

5. Em locais muito movimentados, ande com bolsa ou mochila na frente do corpo. Não leve carteira no bolso de trás da calça.

6. Fique atento a possíveis golpes. Um muito comum é alguém se oferecer para tirar foto ou carregar sua bagagem. Você aceita a “delicadeza” e o ladrão sai correndo com o seu pertence. Descubra quais são os principais golpes em turistas na Europa.

7. Cuidado com as bagagens em aeroportos e estações de trem. Fique de olho no compartimento de carga durante as paradas.

8. Evite andar pelas ruas tarde da noite ou em bairros muito desertos ou suspeitos.

9. Não aceite serviços de táxi clandestinos. Muito menos caronas de estranhos.

10. Em destinos de praia na Europa, não deixe seus objetos sozinhos na areia.

11. Se alugar um carro, não deixe malas e bolsas à vista, evidenciando que é turista.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

12. Nos táxis, sempre note se o taxímetro foi ligado. Há dicas de segurança para viagem que parecem óbvias, mas nunca é demais lembrar.

13. Alguns restaurantes, poucos é verdade, têm um cardápio em inglês feito para enganar turistas, com preços mais altos do que os cobrados dos moradores locais. Quando desconfiar do abuso, peça para ver o cardápio na língua original do país em questão.

seguro viagem França turista

Descubra como é a segurança na França e em Portugal antes de viajar.

Como agir em caso de cartão roubado

Se o seu cartão de crédito ou débito for roubado, será preciso pedir o cancelamento do mesmo ao banco ou à operadora. O número de telefone está gravado na parte de atrás do cartão e é importante anotá-lo em local diferente, para consulta em caso de roubo.

Faça também um boletim de ocorrência. Peça ao banco ou operadora um cartão substituto ou uma remessa emergencial de dinheiro.

Como agir em caso de passaporte roubado

Caso tenha seu passaporte roubado, você precisará solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no consulado ou embaixada da cidade onde estiver.

Se estiver em uma cidade sem representação brasileira, será preciso solicitar no consulado mais próximo. Vale lembrar que os órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriados.

A ARB é gratuita e pode ser utilizada apenas uma vez para voltar ao Brasil. Se estiver no meio da viagem e ainda tiver outros destinos a visitar, será preciso solicitar um novo passaporte. Dependendo da urgência e da época do ano em que foi pedido, o documento pode ser entregue no mesmo dia.

Para solicitar uma ARB ou um novo passaporte, o consulado costuma pedir alguns documentos, como o registro de ocorrência policial e documentos brasileiros originais ou fotocópias autenticadas, como RG ou a certidão de nascimento (ou de casamento).

Se o roubo incluir outros documentos que não o passaporte, só será possível solicitar outra via no retorno ao Brasil.

Como agir em caso de celular roubado

No caso de celular roubado, será preciso bloquear a linha, ligando para o serviço de atendimento ao cliente ou fazendo a solicitação pelo site da operadora. A linha pode ser recuperada posteriormente no Brasil. Faça sempre boletim de ocorrência.

Veja tudo sobre o Seguro Viagem Europa: como funciona e como escolher o seu.

Dicas de segurança para viagem para quem viaja sozinho

1. Não é preciso ter medo de tudo e de todos, mas desconfie de pessoas solícitas demais.

2. Aja com educação sempre, mas não hesite em pedir socorro em alto e bom som se for necessário.

3. Viajar sozinho exige atenção redobrada. Por isso, não baixe a guarda em nenhum momento. Para tanto, não se permita beber demais.

4. Tente memorizar e se possível anotar pontos de referência e caminhos para não se perder.

5. Procure sempre informar amigos e a família sobre os roteiros que fará no dia.

Dicas de segurança para viagem com crianças

1. As mesmas dicas sobre documentação valem para as crianças. Faça cópias autenticadas dos principais documentos e deixe com parentes ou amigos.

2. Nunca deixe as crianças sozinhas, principalmente em pontos turísticos lotados.

3. Faça uma pulseira de identificação com seu nome e telefone de contato.

dicas de segurança para viagem mãe e filhos

Confira nossas dicas de viagem com crianças.

Destinos mais seguros da Europa

A Europa em geral é bem mais segura do que o Brasil. Mas algumas cidades despontam como as com menor índice de criminalidade.

Anualmente, o banco de dados global Numbeo divulga seu levantamento. Confira o ranking com os dez destinos mais seguros da Europa:

  1. Basileia, Suíça
  2. Berna, Suíça
  3. Munique, Alemanha
  4. Zurique, Suíça
  5. Nizhny Novgorod, Rússia
  6. Aalborg, Dinamarca
  7. Tallinn, Estônia
  8. Rijeka, Croácia
  9. Reykjavík, Islândia
  10. Helsínquia, Finlândia

Esses são bons destinos para quem viaja sozinho, por exemplo.

A revista britânica The Economist também faz seu ranking, mas destacando apenas os grandes centros. Na última edição, de 2017, as “top ten” foram:

  1. Amsterdã
  2. Estocolmo
  3. Zurique
  4. Frankfurt
  5. Madri
  6. Barcelona
  7. Bruxelas
  8. Londres
  9. Paris
  10. Milão

Não esqueça do seguro viagem

Essa é uma das mais importantes dicas de segurança para viagem. Ao planejar sua viagem em segurança, não deixe de contratar um bom plano de seguro viagem.

Sugerimos que você confira os valores no nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo e escolha as melhores opções de seguro para a sua necessidade.

Ganhe desconto. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.