Carnaval na Europa: quais as melhores festas e guia de viagem

Viajar pela Europa  / 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe, sim, carnaval na Europa! A festa não é igual à brasileira, mas você pode esperar por surpresas divertidas!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Aliás, quem já participou dessa comemoração em algum dos países europeus certamente pode confirmar que a animação é garantida.

Na realidade, a cultura do carnaval foi iniciada na Europa, se popularizando na Idade Média. Atualmente, é uma das festas mais populares do mundo. As datas e os costumes, no entanto, podem mudar de região para região.

Pensando na sua vontade de conhecer o carnaval na Europa, criamos esse artigo repleto de dicas e curiosidades. Confira!

Melhores destinos de carnaval na Europa

Muitas festas de carnaval fazem sucesso na Europa. Poderíamos passar dias falando sobre isso, mas vamos citar apenas as celebrações mais conhecidas e de diferentes características.

Os preços variam bastante, dependendo da região onde escolha passar o carnaval na Europa. Além disso, a tradição e os costumes de cada festa também variam. Mas certamente você vai se divertir muito!

Segue uma lista de locais com o mais badalado carnaval na Europa:

  • Veneza, na Itália;
  • Nice, na França;
  • Colônia, na Alemanha;
  • Barcelona e Tenerife, na Espanha;
  • Notting Hill, na Inglaterra;
  • Torres Vedras e Ovar, em Portugal;
  • Rijeka, na Croácia.

Então, veja adiante informações sobre o carnaval em cada uma dessas regiões, quanto custa, como ir e onde ficar.

Confira, ainda, as nossas dicas especiais para fazer o seu tour pela Europa.

Carnaval em Veneza, Itália: o clássico

Precisávamos começar pelo carnaval de Veneza, não somente pelas conhecidas máscaras e misturas entre foliões pelas ruas, mas também pela sua história.

Antigamente, a festa era o momento perfeito para os nobres se misturarem entre classes diferentes. E o carnaval poderia durar meses. Atualmente, no entanto, a festa dura em média 10 dias e termina na terça de carnaval.

Em 2020, o carnaval de Veneza se inicia no dia 8 de fevereiro e vai até o dia 25 de fevereiro, e as melhores festas acontecem nos dois fins de semana do carnaval e no feriado de terça.

A magia fica por conta das belas máscaras, modelos e cores. Os bailes com certeza são um sucesso!

Quanto custa

O carnaval em Veneza é considerado caro. As festas mais baratas costumam custar 300€. Mas também existem outras festas que não têm a mesma riqueza, com preços mais acessíveis, além de diversas opções ao ar livre, como na Praça de São Marcos, no desfile de máscaras e campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito.

Como ir

Você pode ir às festas caminhando, pois a cidade é bem pequena.

Onde ficar em Veneza

Se você se animou e pretende programar seu carnaval em Veneza, algumas opções de hospedagens bem localizadas na cidade são o Starhotels Splendid Venice e o Hotel Casanova.

barcos no carnaval em veneza

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Listamos 10 dicas do que nunca esquecer numa viagem à Europa.

Carnaval em Nice, França: desfiles de flores

Se você está pesquisando sobre o carnaval na Europa, provavelmente leu sobre Nice, na França. O carnaval de Nice tem todo o glamour e beleza da França em um carnaval.

Em Nice, as flores tomam conta da festa pela manhã, há um desfile quilométrico de muitas cores e durante 15 dias a cidade vive no ritmo das festividades. Em 2020, as festividades acontecerão do dia 15 ao dia 29 de fevereiro.

Todos os anos tem um tema diferente no carnaval e os artistas locais criam carros alegóricos e os tradicionais bonecos em papel machê para o desfile.

À noite, fantasias gigantes tomam a cena e prometem muita cultura e arte. A cada ano é escolhido um tema para tomar os desfiles. E enquanto acontece o desfile, quem assiste recebe flores jogadas à plateia.

Aproveite e conheça as dicas sobre as melhores cidades da França para visitar.

Quanto custa

Cada espetáculo de carnaval em Nice custa em torno de 26€.

Como ir

Acesso a partir do oeste: estacione no “Parcazur Las Planas” (saída agradável da autoestrada norte N ° 54 – estacionamento gratuito para uma ida e volta) e pegue o bonde até a parada “Jean Médecin” para a Batalha das Flores quanto ao Corso;

Acesso a partir do leste: estacione no “Parcazur Pont-Michel” (saída da rodovia Nice Est nº 55 – estacionamento gratuito para uma ida e volta) e pegue o bonde até o “Garibaldi” para a Batalha das Flores e para o Corso.

Onde ficar em Nice

Boas indicações de lugares para se hospedar em Nice são, por exemplo, o Ibis Styles Nice Centre Gare e o Hotel De La Fontaine.

Carnaval em Colônia, Alemanha: prepare-se para a loucura

O carnaval na Alemanha 2020 é conhecido como “Karneval” e tem uma muita tradição. A festa mais famosa do Carnaval na Alemanha é na cidade de Colônia e é tão antiga quanto a cidade – desde 1823 há as comemorações e elas contam com carros alegóricos, marchinhas e foliões fantasiados.

Em Colônia, na Alemanha, as festas de carnaval começam já em meados de novembro, mais especificamente às 11 horas e 11 minutos do dia 11 de novembro, quando as associações e os clubes carnavalescos começam suas festividades, para se preparar para os meses seguintes.

A abertura é feita com o desfile de três personagens do Carnaval de Colônia: o Príncipe, a Virgem e o Fazendeiro. A cerimônia é realizada na Alter Markt, no centro histórico.

Duas festas são mais conhecidas nessa parte da Alemanha, a primeira é a Weiberfastnach. Aqui as mulheres desfilam mascaradas e dão como aberto o carnaval na Europa.

Porém, o ponto-chave desta cultura carnavalesca está no Rosenmontag. Geralmente, acontece às segundas um desfile enorme com carros alegóricos, fantasias e máscaras. E ao povo que assiste são atiradas flores e doces como desejo de boa sorte.

Quanto custa

No site COLOGNE.DE é possível ter acesso aos valores dos bailes e das festas de carnaval em Colônia.

Como chegar

A pé, principalmente se estiver no centro (Innenstadt). Caso esteja hospedado longe do centro, o ticket é interligado (trem, metrô e ônibus).

Caso pretenda saber como ir um lugar para outro com o transporte público, basta acessar este site e digitar o endereço.

Onde ficar

Os hotéis Mauritius Komfort Hotel in der Altstadt e o Radisson Blu Hotel, Cologne são boas recomendações para quem quer curtir o carnaval em Colônia.

carnaval em colonia

Vai viajar para a Alemanha? Aproveite e inclua a rota romântica na Alemanha em seu roteiro.

Carnaval em Barcelona, Espanha: festa para todos

Quer outro exemplo de bom carnaval na Europa? Então se você estiver na Espanha ou pensa em ir para o país no carnaval, não se esqueça de passar em Barcelona.

Geralmente o carnaval dura uma semana, no mês de fevereiro. A semana das celebrações começa na “Quinta-feira Gorda”, dia 20 fevereiro de 2020, e acaba na semana seguinte, na “Quarta-Feira de Cinzas”, dia 26 fevereiro 2020, com uma tradicional cerimônia, na qual são enterradas sardinhas para simbolizar o início do jejum.

Já na parte central de Barcelona, o carnaval é projetado para as crianças. Para jovens e adultos mais animados, fica o lado sul do mapa como curtição garantida, na tão carnavalesca Sitges. Blocos de ruas, fantasias variadas e muita curtição!

Quanto custa

Em Barcelona, há muitos eventos de rua, gratuitos. Mas é possível ter acesso a todos eles por meio do site oficial do carnaval em Barcelona.

Como chegar

É possível chegar a muitas festas de carnaval em Barcelona caminhando ou por meio do transporte público, meio mais usado pela população.

Onde ficar em Barcelona

Algumas opções de hospedagens em Barcelona para aproveitar as festas carnavalescas na cidade são o hotel Catalonia Atenas e Eurostars Grand Marina Hotel.

Confira as nossas dicas com os melhores hotéis em Barcelona por região.

Carnaval em Tenerife, Espanha: o mais brasileiro de todos

Se você quer aproveitar o carnaval na Europa, não pode deixar de conhecer o carnaval em Tenerife. Em 2020, as comemorações têm início no dia 19 de fevereiro e terminam somente no dia 1º de março.

É o carnaval considerado o mais brasileiro de todos os celebrados na Espanha e é famoso internacionalmente, sendo um dos mais populares do mundo.

Um dos destaques é a Gala da Festa das Festas, que normalmente ocorre na quarta-feira durante a primeira semana de festas. Neste concurso, os candidatos desfilam em um palco, vestindo grandes fantasias, que podem pesar mais de 100 quilos.

Quanto custa

Os ingressos para aproveitar o carnaval em Tenerife variam de acordo com o evento que deseja ir. Todos os eventos são divulgados no site do carnaval de Tenerife, com seus respectivos preços.

Como chegar

Você pode chegar aos eventos carnavalescos de Tenerife a pé ou de ônibus, dependendo de sua localização.

Onde ficar em Tenerife

Boas opções de hospedagem em Tenerife são o My City Hotel e o Iberostar Sábila.

Carnaval na Europa Tenerife

Ilhas da Espanha: guia completo para destinos paradisíacos.

Carnaval em Notting Hill, Inglaterra: tem bagunça, sim senhor

Assim como tem carnaval na Europa, também tem carnaval na terra da rainha. A realidade é que cada vez mais o carnaval na Inglaterra vem se tornando popular.

O famoso Notting Hill Carnival acontece desde 1965 e é considerado o gigante da Europa e, o mais curioso, ele acontece em agosto! É tradição sambar com as baterias das escolas e visitar as barracas de comida ao longo da rota.

Além disso, ver os elaborados carros alegóricos e os foliões fantasiados com roupas coloridas percorrendo as ruas no desfile de carnaval também é uma ótima pedida para quem pretende curtir o carnaval na Europa.

Quanto custa

O Notting Hill Carnival é gratuito.

Como chegar

A melhor maneira de chegar ao carnaval de Notting Hill é de metrô. As estações mais próximas são Bayswater e Paddington, que estão sempre abertas.

Onde ficar em Notting Hill

Notting Hill Hotel e The Abbey Court Notting Hill são boas opções de hospedagem, por ficarem próximas às festividades carnavalescas.

Carnaval em Torres Vedras, Portugal: o verdadeiro carnaval português

Em Torres Vedras, o carnaval é feito como sempre: cultura enraizada e acesso popular. Puxando referências carnavalescas desde 1574, as pessoas da cidade recebem muito bem todos os foliões. Já na questão cultural, recusa estrangeirismo.

Em 2020, o “Carnaval mais português de Portugal” acontece de 21 a 26 de fevereiro. Cabeçudos dançam ao som dos Zés Pereiras, carros alegóricos fazem sátiras de personalidades conhecidas, enquanto os foliões se divertem, em uma festividade em que os visitantes também participam!

Quanto custa

Os bilhetes para o Carnaval de Torres Vedras, em Portugal, custam a partir de 7€.

Como chegar

Partindo de Lisboa, pegue a A8 em direção a Leiria até à saída 7 – Torres Vedras Sul.

Onde ficar em Torres Vedras

Hotel Império e Promar – Eco Beach & Spa Hotel são bons lugares para você se hospedar em Torres Vedras e aproveitar o carnaval. Mas você também pode ficar em Lisboa e ir de carro para a cidade.

carnaval em portugal

Turismo em Portugal: veja o que fazer e planeje a sua visita.

Carnaval em Ovar, Portugal: animação garantida

Ovar, em Portugal, também costuma ter um tradicional e animado carnaval e ser uma das opções para quem deseja passar o carnaval na Europa.

São muitos eventos na cidade, como: Desfile da Chegada do Rei, Noite da Farrapada, Noite Mágica e Sábado de Carnaval, Baile de Máscaras, Grandes Corsos Carnavalescos.

No dia 1º de fevereiro, por exemplo, acontece a Abertura Carnaval com Monobloco (Rio de Janeiro) às 21h30, no centro da cidade. Os eventos ocorrem praticamente o mês de fevereiro todo. Saiba sobre cada programa do carnaval na cidade.

Quanto custa

Os preços dos ingressos para o carnaval de Ovar variam de acordo com os dias e as faixas etárias. O bilhete para o desfile das escolas de samba, por exemplo, custa 5€. No site do Carnaval de Ovar é possível ter acesso a todos os valores dos eventos.

Como chegar

A melhor maneira para chegar em Ovar a partir do Porto é de comboio (trem).

Onde ficar em Ovar

Furadouro Boutique Hotel Beach & Spa e Furadouro Terrace Hostel são hospedagens bem avaliadas pela Kayak e boas opções para quem quer curtir o carnaval de Ovar. Você também pode se hospedar no Porto e ir até Ovar com o transporte público.

Saiba mais sobre o Carnaval em Portugal.

Carnaval em Rijeka, Croácia: uma experiência assustadoramente boa

O carnaval na Croácia, sem dúvidas, vale a pena! Primeiro porque você terá a chance de fazer turismo na Croácia, um dos mais lindos países europeus. E depois porque o evento é recheado de alto astral e uma pluralidade cultural que não se vê em outro lugar!

Isso porque aqui o público usa as máscaras de Veneza com um toque da mitologia Eslava! Mas você não vai acreditar: em vez de singelas e perfeitas máscaras, são máscaras de dar medo! Acredita-se que o rito afasta os maus espíritos. O carnaval croata mais famoso acontece na cidade de Rijeka.

Em nenhum lugar do mundo é possível experimentar um carnaval popular europeu tão diferente, com base nos costumes históricos e culturais e em elementos do folclore e da mitologia.

O slogan deste evento é: “Seja o que você quer ser, venha para o Carnaval de Rijeka!” Você não vai querer perder a oportunidade de curtir a Croácia no carnaval!

Quanto custa

A entrada é gratuita para o Desfile Internacional de Carnaval. Saiba todas as informações sobre o evento.

Como chegar

A melhor maneira para chegar a Rijeka é de ônibus.

Onde ficar em Rijeka

Hotel Neboder e Hotel Bonavia Plava Laguna são sugestões de onde se hospedar em Rijeka, na Croácia.

carnaval em rijeka

Também não deixe de ler tudo sobre os pontos turísticos na Croácia.

Como ir para o carnaval na Europa

A maioria dos destinos usa a mesma moeda, o Euro. Na nossa lista, a única exceção é a Inglaterra, que adota a libra esterlina. Por isso, fique atento ao câmbio entre as moedas.

Tente comprar as passagens de avião e sua hospedagem o quanto antes, isso barateará os custos.

Confira a necessidade de visto, já que cada país pode ter a sua leia própria. Também confira o seu passaporte e estude as possibilidades de usar as linhas ferroviárias da Europa. Com um baixo custo, você pode curtir variados carnavais, caso consiga se organizar bem.

Aproveite e leia a nossa lista com as 11 estações de trem mais bonitas da Europa.

Onde ficar no carnaval na Europa

Campings, albergues, hotéis ou Airbnb. Existem inúmeras opções de acomodação nas cidades que oferecem o melhor carnaval na Europa. A escolha vai depender do seu estilo e orçamento.

Tente se precaver e agende as reservas de onde irá ficar com bastante tempo de antecedência. Isso porque em algumas cidades a concorrência é grande e você pode ficar sem opção. Além de encontrar preços bem mais altos.

Busque ver os perfis de vários locais e o que melhor se enquadre com você e seu grupo. Tanto no âmbito visual, como no requisito financeiro. Existem inúmeras possibilidades, por isso tente avaliá-las com calma. Alie o local que vai ficar com a distância das festas e toda a questão de locomoção.

Conheça os hotéis mais originais da Europa.

Quanto custa o carnaval na Europa

Os valores mudam bastante de acordo com o local escolhido para curtir o carnaval! Não importa se é entre a Rússia ou a Itália, Alemanha ou Portugal, os preços vão variar.

Pacotes de carnaval na Europa

Os pacotes mais baratos para viajar para a Europa custam em média R$ 4 mil. Porém, alguns pacotes podem chegar a R$ 15 mil. Esse preço pode sofrer alterações mais perto de datas festivas.

Por isso, é melhor garantir a sua passagem área e local de hospedagem com antecedência. Invista tempo em pesquisa, estudo sobre as linhas aéreas e pontos referentes a onde você irá se hospedar. Isso fará toda diferença.

Que tal conferir nosso Roteiro pela Europa: guia completo de 7, 15 ou 30 dias.

Seguro Viagem Europa

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Europa. Antes de contratar um seguro viagem, faça uma cotação online para conhecer as várias opções à disposição.

Você pode usar o nosso comparador de seguro viagem sem complicações e sem compromissos para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.

Como curtir o carnaval europeu

Quer curtir o melhor do carnaval na Europa? Então, não deixe de ler as nossas dicas. Assim como no Brasil, se você quiser aproveitar bem as comemorações da festa mais popular do mundo, é preciso tomar cuidado com alguns pontos.

Além da atenção especial com o tumulto, por estar fora do Brasil também é preciso cuidado dobrado com:

  • Sempre carregue um pouco de dinheiro guardado em lugar seguro;
  • Anote o endereço da hospedagem;
  • Procure dicas de como ir e voltar do lugar da festa.

Cada festa tem sua cultura própria e um jeito especial de curtir a celebração. Nossa dica principal é conversar com outras pessoas que já viajaram para o país de sua escolha, sempre vale a pena!

Conheça os melhores aplicativos para viajar e baixe já em seu celular.

Origem do carnaval na Europa

Durante a Idade Média e o Renascimento eram realizados festejos carnavalescos em toda a Europa. Os romanos iniciaram na Europa as festas que originaram o carnaval, de onde veio grande parte das tradições brasileiras.

Apenas após a assimilação dos costumes cristãos, as comemorações começaram a obedecer a um calendário mais ou menos preciso.

O carnaval correspondia ao período do ano de festas profanas, que tinha início no Dia de Reis e se estendia até a Quarta-Feira de Cinzas, quando começavam os jejuns da Quaresma.

Muita coisa mudou das orgias e bacanais de antigamente até os carnavais modernos. As festas bárbaras foram abrandadas. Porém, a essência foi conservada: o descompromisso, a música barulhenta, as fantasias e as máscaras que permanecem até atualmente.

mascaras de veneza

Festas espanholas: confira as 10 principais e onde acontecem.

Curiosidades sobre o carnaval na Europa

Uma das maiores curiosidades do carnaval na Europa é sobre as máscaras de Veneza e o ato conhecido de nobres e plebeus se misturarem.

Essa tradição surgiu porque muitas pessoas da classe nobre italiana tinham o costume de pôr máscaras para se camuflarem e curtir o Carnaval em meio aos foliões mais humildes.

Após descoberta, essa cultura histórica se espalhou pela Europa. E dessa forma, o carnaval tomou as ruas das principais cidades europeias. Aliás, muitos deles ainda mantêm suas características populares!

Confira nosso guia para viajar para a Europa em março.

Diferenças entre o carnaval na Europa e no Brasil

Por ser um continente tão grande, com culturas tão diversas e até mesmo clima variado, é fácil encontrar diferenças em cada carnaval na Europa.

Além de adotar estrangeirismos, como as conhecidas máscaras de Veneza, cada região usa parte de sua cultura e história no meio da folia. Enquanto uns se juntam em bares e copos de cerveja, em alguma região não tão longe terá blocos, flores e doces.

Além das festas para os jovens e adultos, muitas regiões são conhecidas por fazer um carnaval na Europa totalmente voltado as crianças.

Em algumas cidades europeias, a cultura do carnaval difere muito da brasileira. Você pode observar que as tradições estão mais enraizadas e as festas são menos agitadas.

Mas se você for para alguns dos blocos e bailes europeus, encontrará muita referência tanto de visual, nas fantasias, como na empolgação dos foliões.

Festas joviais ou um movimento mais enraizado? Tanto na Europa quanto no Brasil, você encontrará com facilidade os dois modelos.

Certamente o carnaval na Europa é um evento que deve fazer parte da sua experiência de vida. Compre suas passagens e reserve seu hotel com antecedência. Pesquise sobre a cultura local e entre nas tradições com total animação! Reserve um bom dinheiro para não passar aperto e boa festa!

Não deixe de ler o nosso artigo sobre quanto custa viajar para a Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.