Roma em 2 dias: saiba como aproveitar o melhor da capital da Itália

Visitar Roma  / 

Roma dispensa apresentações, já que a capital da Itália é uma das cidades mais visitadas do mundo e está no imaginário de muitos viajantes. Porém, quando organizamos uma Eurotrip nem sempre temos tempo de sobra, pois queremos visitar muitos países e cidades. Por isso, hoje vamos falar sobre como visitar Roma em 2 dias. Confira!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Roteiro de 2 dias em Roma

Roma é a quarta maior cidade da União Europeia e com quase 3 milhões de habitantes. Por isso, você precisa entender que é impossível conseguir conhecer tudo na capital italiana em apenas 48 horas. Pensando nisso, criamos um roteiro de 2 dias em Roma, onde selecionamos aqueles locais que são imprescindíveis para qualquer visitante.

O que fazer em Roma

Se você é daquelas pessoas que quer aproveitar cada minuto da viagem, sugerimos o seguinte.

Dia da chegada

Geralmente, o dia da chegada é “perdido” por conta da busca por acomodação, horários dos transportes e etc. Por isso, para quem viaja com o tempo contado, qualquer atraso ou desinformação pode custar a visita a um monumento, por exemplo.

Logo ao chegar em Roma e deixar suas malas no hotel, hostel ou Airbnb, aproveite as horas que faltam para acabar o dia e saia para uma caminhada. Pegue o metrô mais próximo de onde você estiver hospedado e vá diretamente para a Piazza di Spagna. Depois de desembarcar, vá até a Via dei Condotti em direção a Via Del Corso.

Hotéis em Roma: guia completo, localizações e classificações.

Você passará pela Piazza Colonna, onde está a Coluna de Marco Aurélio e duas ruas para lá você encontra a Fontana di Trevi. Claro, ir para Roma e não conhecer uma das fontes mais famosas do mundo é como não ter ido, agora imagine já conhecê-la nas primeiras horas da cidade.

Ainda caminhando e fazendo tudo a pé, você pode conhecer o Panteão, a Praça Navona, o Monumento a Vittorio Emanuele II e, se sobrar um tempinho, conheça a Piazza del Campidoglio. Para finalizar (e se não estiver muito cansado) o Campo dei Fiori pode ser uma boa pedida para encerrar o dia e tomar uma cerveja ou uma taça de vinho.

Fontes de Roma: as 6 principais que não pode deixar de visitar.

fontes de roma fontana di trevi

Dia 1 em Roma

Você pode dedicar o seu primeiro dia para conhecer a Roma antiga, a cidade do império romano. Pegue o metrô em direção a estação Colosseo e, já na saída, conheça uma das sete maravilhas do mundo moderno. Você pode comprar o seu ticket antes pelo Get Your Guide, evitar a fila e poupar muito tempo.

Ingressos para o Coliseu em Roma: veja como comprar e evite filas.

Depois de recuperar o fôlego ao deixar o Coliseu de Roma, você pode conhecer o Fórum Romano e o monte Palatino. Ao sair, aproveite e conheça a Colina Capitolina e vá em direção a Piazza de Campidglio, pois lá você encontra a famosa estátua de Rômulo e Remo.

Vá para a Via del Teatro Marcello e em alguns minutos de caminhada você verá a igreja de Santa Maria in Cosmedin. Na mesma pegada, atravesse o rio Tibre e visite o bairro Trastevere, onde você encontrará inúmeros restaurantes típicos com bons preços.

Dia 2 em Roma

No seu segundo e último dia em Roma, você deve se dedicar a visitar e conhecer o Vaticano. O menor país do mundo e seus 900 habitantes são uma atração à parte na gigante Roma. Lembre-se, você estará visitando Roma em 2 dias e, por isso, terá que acordar cedo se quiser visitar os principais pontos turísticos da capital italiana.

No Vaticano chegue cedo e, caso você queira ir de metrô, basta desembarcar na estação Ottaviano. Já na saída da estação caminhe na via Ottaviano e chegue na Praça de São Pedro. Sim, você estará no local mais importante para os católicos de todo o mundo e, se tiver sorte, poderá ver o Papa na janela.

Missa do Papa no Vaticano: saiba como conseguir os ingressos gratuitos.

Como o tempo é escasso, recomendo que você não visite os Museus do Vaticano, já que você precisaria de muitas horas ou até dias para conseguir conhecê-los de maneira decente. O melhor mesmo é poupar tempo e ir diretamente para a Capela Sistina, onde está a obra prima de Michelangelo.

Depois, tente digerir tudo o que viu nas horas em que esteve no Vaticano e procure um local para experimentar o famoso gelato italiano (sorvete) ou até mesmo tomar um cappuccino em alguma cafeteria italiana. Uma excelente hora para ver as fotos tiradas e até de refazer alguma caso dê tempo.

Onde ficar hospedado

Para conhecer Roma em 2 dias, invista um pouquinho mais e escolha um alojamento mais central. Evite ter que perder muito tempo nos transportes públicos.

No centro você encontra boas opções de hospedagem e consegue hostels, hotéis ou Airbnb por preços bastante atraentes. A dica é: faça um bom planejamento da sua viagem! Pode pesquisar online, em sites como o Booking, onde inclusive poderá encontrar descontos.

Metrô de Roma: como utilizar, linhas, preço e tipos de bilhetes.

onde ficar hospedado roma em 2 dias

Roma em 2 dias: o que comer

Mesmo que você visite Roma em 2 dias, será possível lamber os dedos ao comer as deliciosas comidas típicas italianas. Você encontra pratos por menos de 10€ (dez euros) em restaurantes do centro e pode aproveitar para conhecer o Mercado Central de Roma.

Como chegar em Roma

Do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) partem voos diários e diretos (sem escala) para Roma. Caso você esteja em algum outro país ou cidade da Europa, pode optar por comprar uma passagem em alguma companhia aérea low cost e visitar Roma em 2 dias.

Cuidados a tomar em sua viagem de 2 dias a Roma

Mesmo que a sua visita em Roma seja curta, lembre-se que você estará indo para uma metrópole e, como toda grande cidade, tem lá os seus perigos. A capital italiana é repleta de turistas e seja lá por qual dos motivos, onde tem muito turista existem também os batedores de carteira.

Evite andar com muito dinheiro e tenha um cuidado extra com o seu passaporte. Se puder, evite de sair com o documento e leve apenas uma cópia da página principal. Tenha sempre atenção com a sua mochila e carteira e até mesmo no local onde vai se hospedar, guarde os seus pertences em locais de difícil acesso.

Descubra quanto custa viajar para Roma: veja os gastos detalhados.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.