Lugares para viajar na Páscoa: veja nossas dicas e planeje-se

Viajar pela Europa  / 

Aproveitar um feriado para tirar umas férias é uma boa ideia. Todavia, mesmo que não caia em meses de alta estação na Europa, os feriados costumam deixar os destinos mais cheios, principalmente se forem internacionais. Veja dicas de lugares para viajar na Páscoa em 2020 e faça o seu planejamento.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Os 10 melhores lugares para viajar na Páscoa na Europa

A Páscoa é uma festividade religiosa sem data fixa. Celebrando a ressurreição de Jesus, ela ocorre três dias depois de sua crucificação e determina outras datas móveis cristãs.

Em 2020, o feriado começa na sexta, dia 10 de abril, até domingo, dia 12. Mas pode ter mais dias, dependendo o país.

No cristianismo ocidental, a Páscoa é precedida pela Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas, logo depois do carnaval brasileiro. Já no cristianismo oriental, começa na chamada segunda-feira limpa e dura quarenta dias seguidos.

No mundo, o feriado é nacional em países onde o cristianismo é uma religião estatal, tendo a sexta-feira santa dois dias antes do domingo de Páscoa.

Boa época para tirar pequenas férias, ainda mais se você conseguir uns dias a mais. Veja uma lista com dicas de lugares para viajar na Páscoa na Europa, principalmente se quiser curtir o clima do feriado.

1. Roma, na Itália

Cidade onde o cristianismo é bastante presente, principalmente por ser local onde fica o Vaticano, durante a Páscoa é possível assistir a uma missa na Praça de São Pedro.

Aproveite para conhecer os Museus do Vaticano e a Praça São Pedro e tantas outras atrações que a cidade oferece.

Catedral na Praça São Pedro

2. Sevilha, na Espanha

A Semana Santa em Sevilha é um dos principais e maiores eventos anuais da cidade. Para quem escolher o destino como um dos lugares para viajar na Páscoa, é bom saber que o movimento e o funcionamento de muitos locais mudam por conta do festejo.

3. Colmar, na França

Na fronteira entre a França, a Alemanha e a Suíça fica a região de Alsácia e a terceira maior cidade da região, Colmar, é um dos lugares para viajar na Páscoa em 2020.

Destino importante na Rota do Vinho, durante o feriado da Páscoa dois de seus principais mercados da cidade abrem com mais de 7o expositores que oferecem produtos artesanais, típicos do local.

4. Keukenhof, na Holanda

O famoso Parque das Tulipas, em Keukenhof, já está funcionando e a Páscoa de 2020 é um ótimo período para a visita. Por ser no mês de abril, a primavera ajuda na beleza das flores, que encantam os visitantes.

A dica para visitar a cidade durante o período é única: o Parque das Tulipas de Keukenhof não funciona o ano inteiro e, em 2020, vai até o dia 10 de maio.

O local recebeu mais de 1 milhão e meio de visitantes durante o ano passado e você pode aproveitar como um passeio de um dia enquanto estiver em Amsterdam. Uma dica é reservar seus ingressos para o Keukenhof online, com antecedência, pois a atração é muito popular.

Aproveite e leve um roteiro por Amsterdam, de 3 a 5 dias, na sua bagagem.

5. Varsóvia, na Polônia

Destino que cabe bem em um roteiro pelo Leste Europeu, a capital da Polônia é mais um dos lugares para viajar na Páscoa 2020. A data é tradicional e é feriado em Varsóvia.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

A tradição é com água, considerada um símbolo de pureza: durante a Páscoa, os moradores jogam água uns nos outros, em uma cerimônia para retirada dos pecados.

Os famosos ovos de páscoa são cobertos por lã de ovelha tingida de diversas cores. Você vai ver espalhados como decoração em vários locais da cidade.

6. Braga, em Portugal

Um dos destinos mais católicos de Portugal, a semana santa de Braga é um dos principais e maiores feriados na cidade.

Significativa, as celebrações de Páscoa começam na noite de sábado, anterior ao Domingo de Ramos, com a Procissão de Trasladação do andor do Senhor dos Passos.

A celebração acontece a partir da Igreja de Santa Cruz até a Igreja do Seminário. O calendário celebrativo continua no domingo.

Além dessa, outras procissões ocorrem na cidade durante o feriado, como a Procissão do Enterro do Senhor e a Procissão Ecce Homo.

7. Paris, na França

Nem precisamos listar os atrativos de Paris, em qualquer época do ano. Mas se você escolher visitar a cidade da luz na Páscoa, uma tradição da época é a caça ao ovo de chocolate.

As celebrações que antes aconteciam na Catedral de Notre-Dame e na Sacré Coeur em Montmartre, devem acontecer somente na segunda igreja, já que a primeira continua fechada. A reforma pós-incêndio ainda não finalizou.

Lugares para viajar na Páscoa 2020 Zagreb

8. Zagreb, na Croácia

A capital da Croácia é um dos locais mais coloridos entre os lugares para viajar na Páscoa. Celebrado nos 3 dias de feriado, é representativa de família e religião para o país.

Em Zagreb, as tradições da celebração da Páscoa passam pelos ovos coloridos espalhados pela cidade, além de eventos culturais durante sexta, sábado e domingo. Além disso, a primavera ajuda a deixar a cidade mais cheia de cor: as tulipas estarão por toda parte.

A praça Ban Jelačić torna-se uma galeria ao ar livre e é mais uma das atrações de Zagreb durante o período.

9. Praga, na República Tcheca

Mesmo sendo considerado um país ateu, por conta da sua história comunista, a República Tcheca comemora a Páscoa, principalmente na sua capital, Praga, durante 2 dias: o domingo e a segunda-feira.

Se escolher a cidade como um dos lugares para viajar na Páscoa 2020, você vai ver ovos decorados, pinturas artesanais e muitos enfeites espalhados por todo lugar.

As principais atrações são mercados e feiras de Páscoa com ovos pintados à mão e produtos da gastronomia local, como o pão doce e as linguiças assadas, além de artesanatos em forma de renda, bordado e brinquedos de madeira.

Na Catedral de São Vito, os sermões especiais acontecem nas missas de Semana Santa.

10. Valeta, em Malta

Um dos feriados religiosos mais agitados na Ilha de Malta, a cada ano o número de turistas e participantes religiosos em Valeta aumenta.

Durante toda a semana que antecede a Páscoa, os visitantes podem ver as procissões religiosas nas ruas, uma decoração especial, com sinos e santos, além da banda de marchas maltesa, que apresenta-se em um desfile ao ar livre.

O bairro do Bocci Club, em Valeta, oferece uma bebida especial da celebração. No domingo, é possível conferir e participar da procissão de Jesus ressuscitado pelas ruas da cidade.

Lugares para viajar na Páscoa: é baixa ou alta temporada na Europa?

É no mês de abril que começa a primavera, considerada momento de baixa temporada na Europa. Na meia estação, que vai de meados de março até o início do mês de junho, o calor começa a retornar ao continente, e os preços ficam mais convidativos.

Será neste mês que cairá a Páscoa de 2020. Todavia, mesmo sendo baixa estação, é bom ressaltar que o feriado vale em diversos destinos. Por isso, a maioria das escolas e universidades estarão de recesso e os preços tendem a subir um pouco mais.

A boa notícia é que não ficam tão caros como na alta temporada, que acontece no verão.

Lugares para viajar na Páscoa 2020 ovos coloridos

Confira uma lista com os 10 melhores lugares para viajar com a família na Europa.

Vantagens e desvantagens de viajar para a Europa na Páscoa

As vantagens de escolher um desses lugares para viajar na Páscoa 2020 é conhecer a cidade sob a perspectiva de um feriado com tradições locais.

Você poderá aproveitar as atrações com programação especial da época, que não estariam disponíveis caso fosse ao local em outras datas.

Já as desvantagens são as mesmas de qualquer feriado nacional: algumas atrações podem estar fechadas durante a Páscoa. Na Itália, por exemplo, o feriado acontece na segunda-feira, dia da ascensão de Cristo. Você poderá ver missas especiais celebradas pelo Papa, mas o Coliseu fecha nos dias de preparação para a via Crucis.

Uma dica é tentar continuar uns dias antes ou depois do feriado, para aproveitar o que tiver fechado durante os dias de celebração. E ainda participar dos festejos locais.

E o clima na Europa durante a Páscoa?

Como esse ano a Páscoa cai em abril, ainda não será possível curtir o calor que chega mais perto do verão.

Mas na primavera, o frio já estará bem mais ameno e a paisagem certamente muda: as cidades estarão mais floridas, com dias mais quentes e noites com temperaturas um pouco mais baixas.

Nos países do norte, a temperatura média vai é de 16 graus durante o dia e 10 graus à noite. Já nos países do sul, é um pouco mais elevada: 20 graus de dia e 15 depois do anoitecer.

Não esqueça do seguro viagem

A maioria dos lugares para viajar na Páscoa na Europa fazem parte do chamado Tratado de Schengen. Isso quer dizer que o turista brasileiro tem livre circulação entre os países, não precisando passar pela imigração cada vez que atravessar a fronteira de um lugar para o outro. No entanto, existe uma exigência: ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Sugerimos que você confira os valores no nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo e escolha as melhores opções de seguro para a sua necessidade.

Aproveite o cupom EURODICASTURISMO e ganhe até 10% de desconto. Pagando com boleto bancário você garante 5% e com o cupom mais 5% de desconto. Vale tanto para compras no nosso comparador, como diretamente no site do Seguros Promo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.