Há muitos locais famosos a serem visitados no planeta, mas é verdade que determinados pontos são mais requisitados do que outros. Se você tem interesse em descobrir quais os pontos turísticos mais visitados do mundo, nós temos uma lista que irá sanar sua curiosidade e, quem sabe, te ajudar a planejar as próximas férias.

Pegue o café, aconchegue-se e venha se divertir comigo nessa lista elaborada com muito carinho e vontade de passear!

Qual o ponto turístico mais visitado do mundo?

A Cidade Proibida, na China, é o ponto turístico mais visitado do mundo. Dados coletados pelo portal Statista indicam que o monumento chinês recebe anualmente cerca de 17 milhões de pessoas.

O número de visitantes com certeza impressiona, mas quais outras atrações entram neste ranking? Continue a leitura para descobrir!

15 pontos turísticos mais visitados do mundo

A lista a seguir se baseia em levantamentos do portal Statista e de cruzamentos com dados do TripAdvisor. Os pontos turísticos mais visitados do mundo, compilados pelo Statista, são informados pelos ministérios de cultura e turismo, enquanto dados de websites são baseados em informações fornecidas por viajantes e hotéis.

Tenha em mente que se você fizer sua própria consulta sobre pontos turísticos mais visitados do mundo, é provável que chegue a resultados diferentes dos que vão aparecer aqui, dado que a fonte de informação de outros locais pode ser diferente da metodologia que utilizamos para compilar os dados a seguir.

Finalmente, observe que a pandemia bagunçou e muito os rankings, e os endereços mencionados neste artigo levam isso em consideração. Locais que foram mais ou menos flexíveis durante a crise sanitária podem ter recebido mais visitantes do que aqueles que nos vem à cabeça em primeiro lugar.

1. A Cidade Proibida

  • Onde fica: Pequim, China;
  • Visitas anuais (média): 17 milhões.

Como já adiantado, este é o ponto turístico mais visitado do mundo. Situado em Pequim, na China, a Cidade Proibida não é tão proibida assim dado os 17 milhões de visitantes que pisam em suas dependências ano a ano.

Como visitar a Cidade Proibida?

Você pode passear gratuitamente pela Cidade Proibida, mas há excursões privadas para a atração no Get Your Guide que podem ser interessantes se você for ávido por cultura.

2. Burj Khalifa

  • Onde fica: Dubai, Emirados Árabes Unidos;
  • Visitas anuais (média): 16 milhões.

Se está nos seus planos uma visita a Dubai, é imperativo incluir o Burj Khalifa no roteiro, a torre mais alta do mundo.

Como visitar o Burj Khalifa?

Para chegar aos últimos andares da torre, você precisa comprar ingressos para o 124° e 125° andares do Burj Khalifa. Se não tem medo de altura esse pode ser um passeio incrível.

3. Basílica de Sacré Cœur

  • Onde fica: Paris, França;
  • Visitas anuais (média): 11 milhões.

Imponente, cravada no topo do bairro de Montmartre, difícil de acessar por ser rodeada de ladeiras e escadas, a Basílica de Sacré Cœur é imperdível se você estiver planejando o que fazer em Paris. O quartier é agradável, cheio de restaurantes e cafés simpáticos, com uma das mais belas catedrais da França.

A Basílica de Sacre Coeur em Paris, um dos ontos turísticos mais visitados do mundo
Situada em Montmartre, em Paris, Basílica de Sacre-Coeur é um dos principais pontos turísticos da França

Todo esse charme faz do templo um dos pontos turísticos mais visitados da França. Suas dimensões impressionam, com quatro cúpulas enormes (a principal ostenta gigantes 80 metros de altura). Ouvir o badalar do sino que pesa mais de 26 toneladas é uma experiência incrível com um som que parece sacudir os ossos. De arrepiar e imperdível.

Como visitar a Sacré Cœur?

Você pode observar o templo de fora e gastar zero reais, mas você não vai conseguir não entrar. E a melhor notícia é que entrar também é grátis. Se quiser uma experiência mais completa, os tours guiados são uma ótima opção. Em caso de chuva, tome cuidado nas ruas de chão liso e extremamente inclinadas.

4. Palácio de Versalhes

  • Onde fica: Versalhes, França;
  • Visitas anuais (média): 8,1 milhões.

O Palácio de Versalhes e seu charme incontestável, aliado a uma arquitetura clássica adornada e luxuosa, segue atraindo a atenção de turistas de todo o planeta. Seus mais de 64 mil metros quadrados de superfície, 3 mil quartos repletos de 2 mil janelas, chamam a atenção de milhões de pessoas anualmente.

Como visitar o Palácio de Versalhes?

Você pode comprar seu ingresso simples para o Palácio ou ingresso para o complexo de Versalhes que incluem não só o palácio como também os jardins.

5. Memorial de Lincoln

  • Onde fica: Washington, Estados Unidos;
  • Visitas anuais (média): 7,8 milhões.

Se você acha que um memorial a um ex-presidente não seria um ponto aclamado pelos viajantes, melhor pensar de novo. Com 7,8 milhões de visitantes ao ano, e mais de 45 mil avaliações positivas no Google, o Memorial Lincoln é uma parada estratégica se você estiver passeando pelos EUA.

Prepare a câmera do celular para fotografar as belas escadarias e as 36 colunas de mármore.

Como visitar o Memorial de Lincoln?

A atração é gratuita e fica aberta 24 horas por dia. Não é necessário pegar filas, sequer reservar ingressos.

6. Coliseu

  • Onde fica: Roma, Itália;
  • Visitas anuais (média): 7,7 milhões.

Situado na região central de Roma, o anfiteatro milenar caracteriza-se por ser uma das “últimas testemunhas” do Império Romano.

Vista de alto ângulo do Coliseu no centro de Roma, cercado por edifícios antigos
Parada obrigatória em Roma, o Coliseu é um dos mais incríveis monumentos italianos

Originalmente utilizado como espaço para lutas de animais e gladiadores, o Coliseu é agora uma das principais atrações turísticas do planeta. Sua importância histórica precisa ser conferida de perto.

Como visitar o Coliseu?

É possível adquirir ingressos para o Coliseu no Get Your Guide. Também há pacotes diferenciados que englobam passeios pelos subterrâneos do teatro.

7. Taj Mahal

  • Onde fica: Agra, Índia;
  • Visitas anuais (média): 7,5 milhões.

O Taj Mahal é o cartão postal da Índia e um dos pontos mais representativos do país. Estrutura concebida em mármore e dotado de 73 metros de altura, o mausoléu foi erguido por ordem do imperador Mughal Shah Jahan no século XVII.

Sua arquitetura que combina estilos arquitetônicos indiano, otomano e persa fazem do Taj Mahal um dos mais icônicos pontos turísticos do mundo.

Como visitar o Taj Mahal?

Um tour guiado para o Taj Mahal pode ser comprado no GetYourGuide, você também pode comprar os bilhetes que combinam acesso ao mausoléu.

8. Partenon

  • Onde fica: Atenas, Grécia;
  • Visitas anuais (média): 7,2 milhões.

O belíssimo Partenon de Atenas situa-se na Acrópole, vila construída na parte mais alta da capital grega.

Partenon em Atenas visto de ângulo baixo
O irretocável Partenon de Atenas, na Grécia, o país que deve ser lembrado para além dos deliciosos azeites

Sua posição estratégica serviu para a estratégia defensiva em caso de ataque inimigo durante o período da Grécia antiga. Erguido no século VI, o monumento baseado em mármore é dedicado a Atena, deusa da sabedoria.

Como visitar o Partenon?

Fonte de inspiração arquitetônica em todo o mundo, ingressos para uma visita ao Partenon podem ser adquiridos antecipadamente. Também é possível comprar tickets que contemplam outros sítios arqueológicos da cidade.

9. Torre Eiffel

  • Onde fica: Paris, França;
  • Visitas anuais (média): 6,2 milhões.

Embora a França seja o país mais visitado do mundo já há alguns anos, a belíssima Torre Eiffel ocupa a 9ª posição neste ranking com 6,2 milhões de turistas a cada 12 meses.

Torre Eiffel, um dos ontos turísticos mais visitados do mundo
Uma lista como essas não poderia deixar a Torre Eiffel de lado, mas a pandemia prejudicou as visitas,

Símbolo cultural da França, conhecida por dez de cada dez viajantes, sua construção em ferro foi finalizada em 1889 por Gustave Eiffel em razão da Exposição Universal de Paris. Ao todo, a torre contabiliza 312 metros de altura e mais de 300 milhões de visitas desde sua inauguração.

Como visitar a Torre Eiffel?

Ver a Torre Eiffel de baixo para cima não custa nada, não exige filas e nem reserva de bilhetes. No entanto, se seu plano for subir sua estrutura férrea será preciso desembolsar comprar os ingresso para o topo da Torre Eiffel com antecedência.

10. Palácio de Peterhof

  • Onde fica: São Petesburgo, Rússia;
  • Visitas anuais (média): 5,2 milhões.

A colega redatora do Euro Dicas Turismo usou os termos “impressionante, gigantesco e majestoso” para se referir ao Palácio de Peterhof. Construído em 1723, a construção inspira-se no Palácio de Versalhes e é dotado de dois jardins, sendo um deles com 102 hectares e outro de 15 hectares.

Trata-se de uma herança cultural riquíssima e uma joia da história que teve que ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial por causa dos numerosos bombardeios alemães de que foi alvo.

Como visitar o Palácio de Peterhof ?

Razões geopolíticas de lado, o Palácio de Peterhof não se pode deixar ignorar por questões atuais. Se a Rússia estiver no seu roteiro de viagem é possível reservar ingressos pelo site oficial do Palácio (apenas em inglês e russo).

11. Monumento aos Veteranos do Vietnã

  • Onde fica: Washington, Estados Unidos;
  • Visitas anuais (média): 4,7 milhões.

Este belíssimo monumento norte-americano situa-se no Constitution Gardens, parque com 200 mil metros quadrados anexo ao National Mall.

O Memorial é dedicado a soldados que morreram em combate durante a Guerra do Vietnã e é formado por três construções emblemáticas: uma parede de granito preto onde foram gravados os nomes dos cerca de 58 mil soldados mortos no conflito, a estátua dos Três Soldados, em bronze, e o Memorial das Mulheres do Vietnã em homenagem às mulheres americanas que desempenharam papel crítico durante a guerra.

Como visitar o Monumento aos Veteranos do Vietnã?

Você pode visitar o monumento gratuitamente sem a necessidade de reservas antecipadas. Há tira-dúvidas das 9h30 às 10h todos os dias. Se preferir pode optar por uma visita mais aprofundada que contemple o National Mall e monumentos, disponível no Get Your Guide.

12. Memorial da Segunda Guerra Mundial

  • Onde fica: Washington, Estados Unidos;
  • Visitas anuais (média): 4,7 milhões.

Mais um monumento nos EUA, colado ao monumento em homenagem aos combatentes da Guerra do Vietnã. Aberto ao público em 2004 no National Mall Park, o espaço localiza-se em uma esplanada de enormes 59 hectares.

Tal qual o nome sugere, este ponto turístico faz homenagem aos 16 milhões de soldados americanos que serviram durante a Segunda Guerra Mundial. O prédio é dotado de 56 colunas (cada uma representando um estado e território dos EUA) e dois arcos.

Como visitar o Memorial da Segunda Guerra Mundial?

O memorial é gratuito e funciona 24 horas por dia, mas você pode unir os programas do Memorial e do National Mall Park no mesmo roteiro já informado na sugestão 9 dessa lista.

13. Basílica da Sagrada Família

  • Onde fica: Barcelona, Espanha;
  • Visitas anuais (média): 4,7 milhões.

Cartão postal de Barcelona, a construção da Basílica da Sagrada Família teve início em 1882 e foi concebida em estilo neogótico. Um ano mais tarde o projeto foi entregue a Gaudí, que fez uma reviravolta: ele imaginara um templo com 18 torres, mas só teve tempo de ver um deles construído antes de sua morte.

A Sagrada Família, um dos ontos turísticos mais visitados do mundo
Gigantesca e imponente, a basílica da Sagrada Família é uma das mais belas construções da Europa

Para a alegria de todos, eu e você podemos ver de perto uma das mais belas construções do planeta, rica em detalhes e herança histórica.

Como visitar a Sagrada Família?

Se pretende visitar a atração é bom comprar o ingresso para a Basílica com direito a áudio-guia com antecedência. Normalmente eu faço minhas pesquisas antes de visitar um monumento, mas no caso da Sagrada Família o áudio-guia é muito bem-vindo.

14. Galleria Degli Uffizi

  • Onde fica: Florença, Itália;
  • Visitas anuais (média): 4,06 milhões.

A Galleria degli Uffizi (que em português pode ser traduzido para Museu dos Ofícios) é de longe o mais famoso museu de Florença e incontestavelmente um dos mais importantes museus do mundo.

Museu Uffizi em Florença, Itália
A belíssima Galleria Degli Uffizi é uma das principais atrações de Florença; Itália esbanja charme em seus monumentos

Para além das obras de arte que compõem o impressionante acervo dessa joia italiana (incluindo o Nascimento de Vênus, de Botticelli), o próprio prédio onde está instalado o museu é um deleite. Reserve pelo menos meio dia para admirar a construção e as obras de arte.

Como visitar a Galleria Degli Uffizi?

Você pode adquire seu ingresso para o museu com horário marcado, o que é bastante recomendado para evitar filas. É possível contratar guias privados ou semi-privados pelo GYG, mas se for sua primeira vez, deixe seus olhos e seus instintos guiarem seu caminho pelo palácio.

15. Catedral de Milão (Duomo di Milano)

  • Onde fica: Milão, Itália;
  • Visitas anuais (média): 2,5 milhões.

Com dimensões estonteantes e uma silhueta de 109 metros de largura, o Duomo de Milão é dotada de cinco naves com alturas que batem nos 45 metros. Sustentada por 40, a (na minha opinião) mais bela das catedrais europeias teve sua construção iniciada no ano de 1386.

É um monumento imaculado e que reflete uma herança católica que marcou a Europa, e em particular a Itália. Não importa sua religião: essa construção é um marco que precisa imperativamente estar no seu roteiro se estiver em Milão.

Como visitar a Catedral de Milão?

Vale a pena comprar o ingresso com acesso à Catedral e aos terraços. O audioguia é opcional se você fizer uma busca prévia pelas curiosidades da igreja. Mas, se estiver com os sentidos apurados e desejoso(a) de entender a história, é possível pagar pelo opcional (barato) ou se engajar num tour guiado aproximadamente.

Como planejar a visita aos pontos turísticos mais visitados

A melhor forma de planejar sua visita aos principais monumentos europeus é comprando os tickets com antecedência. O GetYourGuide é confiável oferece opções para todos os bolsos, desde ingressos que permitem pular as filas das bilheterias até tours guiados e pacotes que combinam mais de uma atração no mesmo valor.

Ademais, comprando antecipadamente os seus ingressos você economiza tempo e dinheiro. E se sua viagem for curta, ou se você estiver planejando um roteiro multidestinos, toda e qualquer economia de tempo será decisiva para o sucesso do seu planejamento.

Não mencionei muitos museus na lista pois eles não refletem necessariamente a ideia de pontos turísticos, mas caso você deseje intercalar pontos turísticos com museus, saiba que, na França, nos primeiros domingos de cada mês você acessa gratuitamente uma série de museus.

Então, recapitulando:

  • Compre ingressos com antecedência através do Get Your Guide ou dos sites das próprias atrações;
  • Faça seu roteiro utilizando o Google Maps;
  • Não subestime os monumentos europeus, muitos são grandes e os passeios podem ficar exaustivos. Distribua os passeios em mais de um dia;
  • Observe que para entrar na Europa é obrigatório estar protegido. Conheça detalhes sobre o seguro viagem Europa;
  • Finalmente, estar conectado é importante para poder compartilhar suas lembranças, acionar serviços de urgência e falar com familiares. Descubra como comprar chip para usar na Europa.

Isso é o essencial. Os demais aspectos dependem do seu perfil de viajante e do seu tempo disponível. Mas uma coisa é certa: você não errará na escolha ao visitar um dos 15 pontos turísticos listados nesse artigo. Boa viagem!