É muito bom viajar para locais conhecidos, como Paris, Londres, Lisboa, entre outros, e fazer as programações turísticas que todo mundo fala que vale a pena! Por outro lado, os locais mais famosos são também os mais cheios.
Então, se você gosta de explorar lugares menos “óbvios”, veja os 10 destinos pouco conhecidos na Europa, que separamos para você e que podem ser uma opção para a sua próxima viagem.
Observação: a escolha do Euro Dicas Turismo não está em ordem de melhor para pior; a lista está em ordem aleatória.
10 destinos pouco conhecidos na Europa que vale a pena visitar
1. Apúlia, Itália
Na Itália há muitas regiões famosas, como Roma, Milão e Veneza. Mas há também destinos pouco conhecidos, como Apúlia, região do sul, que forma o calcanhar da Itália.
Fica na Itália meridional e é banhada pelos mares Adriático e Jônico.
Por que Apúlia é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
Ali, o visitante pode aproveitar para ver as casas caiadas, os campos agrícolas centenários e curtir as belas praias – e com grandiosas áreas de planícies e montanhas.
Além disso, é possível explorar lagos, salinas e a floresta selvagem Umbra. A história local não pode ficar de fora de seu roteiro turístico, com festividades e tradições.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Apúlia:
- Bari;
- Ostuni ou “Cidade Branca”;
- Taranto ou “Cidade de dois Mares”;
- Valle d’Itria: vale com localizações turísticas;
- Salento: local com bela vista e mar cristalino.
Confira nossa lista de cidades italianas mais bonitas.
2. Sófia, Bulgária
Sófia na Bulgária ainda está entre os destinos pouco conhecidos na Europa, mas que, aos poucos, vem sendo descoberto por viajantes.
Sófia é uma das capitais mais antigas da Europa e fica localizada no oeste da Bulgária, no Leste Europeu, na região dos Balcãs, aos pés do Maciço Vitosha.
Ao longo da história, Sófia passou por várias reviravoltas. Durante alguns séculos, foi dominada por turcos, trácios, romanos e viveu um período comunista no século passado.
Por que Sófia é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
Por enfrentar relevantes e diferentes períodos históricos, Sófia é palco de museus, templos, teatros, além de outros monumentos de riqueza arquitetônica.
E não são somente monumentos e fatos históricos que o visitante pode explorar no local; a cidade concentra belos parques, vida noturna agitada e atrações para todas as idades.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Sófia:
- Montanha Vitosha;
- Teatro Nacional Ivan Vazov;
- Catedral de Alexandre Nevsky;
- Mesquita Banya Bashi;
- Mercado Central de Sófia.
Sófia é uma das cidades da Europa mais baratas para viajar. Confira as outras.
3. York, Reino Unido
Apesar de Londres ser a cidade mais famosa da Inglaterra, York é uma das cidades mais interessantes (e também uma das mais bonitas, de acordo com muitos visitantes), por mesclar o passado – museus, casinhas de madeira, a catedral em estilo gótico do século XIII com vitrais medievais e dois campanários funcionais, bem como vários outros monumentos – com o presente – possui vias modernas e organizadas, cafés, restaurantes e boates.
York é uma cidade muralhada, localizada no nordeste de Inglaterra e que foi fundada pelos antigos romanos.
Por que York é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
Como adiantamos, a cidade mescla elementos do passado com o presente. Trata-se de uma cidade murada, com um centro que tem ruas estreitas que possuem uma grandiosa catedral medieval.
Além disso, as muralhas da cidade compõem uma passadeira nos dois lados do rio Ouse.
Historicamente, é a cidade mais importante do norte do país. Assim, fica difícil compreender por que poucos turistas, incluindo brasileiros, que visitam anualmente Londres não estendem um pouco a sua viagem para explorar o norte da Inglaterra e o restante do Reino Unido e York continua sendo um dos destinos pouco conhecidos na Europa.
O acesso à cidade é fácil e o retorno tido ao conhecer York e sua impressionante história é incalculável.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em York:
- Catedral de York;
- Ruínas romanas de York e as ruínas da Saint Mary’s Abbey;
- Muralha de York;
- Castelo de York;
- The Shambles e as estreitas ruas de York.
Dica: não deixe de visitar a York’s Chocolate Story. Se você quer conhecer um museu dedicado ao chocolate, ver demonstrações e participar de provas, reserve o Tour Guiado na Chocolate Story de York na Get Your Guide.
4. Estremadura, Espanha
Estremadura (Extremadura em castelhano) fica a aproximadamente 315 quilômetros de Lisboa e a cerca de 410 quilômetros do Porto, mais especificamente entre Madrid e a fronteira com Portugal e essa fascinante joia ainda é um dos destinos pouco conhecidos na Europa.
Por que Estremadura é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
A região tem muito para oferecer aos seus visitantes: boa gastronomia e diversos pontos de interesse (como as ruínas romanas).
Cáceres, Badajoz e Mérida são algumas das localidades que pertencem à Estremadura e que merecem sua visita. A região surpreende com suas cidades que se perdem no tempo, castelos medievais e ruínas romanas.
Estremadura possui três locais declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Estremadura:
- Em Mérida, capital, você precisa visitar seu sítio arqueológico, onde é feito um importante festival de teatro todo verão;
- Na cidade de Cáceres, visite a Cidade Velha e próximo a ela, o Mosteiro Real de Santa María de Guadalupe;
- Explore a natureza, como: o Parque Nacional de Monfragüe, o Vale do Jerte e os pastos.
- Visite o vale do Jerte na primavera, época em que as cerejeiras florescem e o vale está vestido de branco.
- Por outro lado, os pastos são o local onde os porcos pastam e dão origem ao reconhecido presunto da Dehesa de Estremadura.
Roteiro Portugal e Espanha: una os 2 países em uma só viagem.
5. Hvar, Croácia
Hvar é uma ilha da Croácia no mar Adriático, uma das mais belas ilhas da Dalmácia. Também conhecida como uma estância de verão, possui uma cultura e uma história única, com elementos que relembram sua importância náutica na Idade Média.
Por que Hvar é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
A cidade portuária de Hvar é ideal para quem gosta de misturar história com natureza. O local é composto por monumentos históricos, como muralhas do século XIII, além de uma fortaleza no topo da colina e de uma praça principal, onde fica a Catedral de Hvar, da era renascentista.
Além disso, a ilha é composta por praias, como Dubovica, e campos de lavanda no interior. Para quem gosta de praias e enseadas desertas, basta fazer uma excursão de barco pela ilha.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Hvar:
- Praça Principal e Catedral;
- Restaurantes da cidade antiga;
- Riva;
- Fortaleza Espanhola;
- Monastério Franciscano e Lučica Beach.
Dica: em Hvar, aproveite para explorar 5 ilhas do mar Adriático, incluindo a Gruta Azul, no Tour Gruta Azul e 5 Ilhas de Hvar saindo de Trogir/Split. Tem duração de 10h, custa 97€ e vale muito a pena!
Conheça as melhores praias da Croácia em nosso artigo.
6. Lozère, Languedoc, França
Lozère, fica na região de Languedoc, no sul da França, e está entre os destinos pouco conhecidos na Europa que merecem sua visita.
Por que Lozère é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
O local é ideal para quem gosta de natureza. É uma região montanhosa, com uma altitude média de 1.000 metros. E, pelo fato de a região possuir uma população muito baixa, o território consegue preservar um patrimônio paisagístico extraordinário, com a fauna e a flora muito variados.
Por isso, há uma maior densidade de trilhas para caminhadas no local.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Lozère, Languedoc:
- Gorges du Tarn;
- Mont Lozere;
- Parque Nacional Cévennes (80% do parque está em Lozère);
- Causses e Cevennes (Patrimônios Mundiais pela Unesco);
- Cidade de Mende e Marvejols.
7. Brno, República Checa
Apesar de ser a segunda maior cidade da República Checa e ter muitos pontos interessantes a visitar, Brno ainda está entre os destinos pouco conhecidos na Europa.
A região é a porta de entrada para as vinhas férteis da Morávia do Sul.
Por que Brno é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
Esta cidade encantadora é cheia de ruas pitorescas e de prédios históricos, além de ser ideal para quem curte boas festas.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Brno:
- Moravian Karst;
- Vila Tugendhat;
- Špilberk Castle;
- Catedral de São Pedro e São Paulo;
- Punkva Caves.
No país, não deixe de visitar a capital, Praga, a Cidade Dourada é destino certo para uma viagem de encantos e aproveite para conhecer o melhor do roteiro para o Leste Europeu.
8. Tessália, Grécia
É o nome de uma antiga região geográfica e de uma moderna região administrativa da Grécia. Tessália faz fronteira com a Macedônia ao norte, o Epiro a oeste, o Mar Egeu a leste e a Grécia Central ao sul.
Pelion ou Pelium, um dos destinos pouco conhecidos na Europa, é uma montanha situada na parte sudeste da Tessália, região central da Grécia, que formam uma península como se fosse um gancho entre o Golfo Pagasético e o Mar Egeu.
Por que Tessália é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
A região proporciona aos visitantes mar com águas cristalinas, rodeadas por montanhas verdes, algumas das praias gregas mais belas.
E não é só de praia que o turista vai se satisfazer em Tessália. É possível visitar as dezenas de aldeias pelos caminhos das montanhas.
E, se procura cultura, há bastante arqueologia no museu Athanasakeion.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Tessália:
- Praias;
- Metéora;
- Pelion;
- Holy Monastery of Great Meteoron;
- Museu Athanasakeion.
Dica: você não pode deixar de fazer a Excursão de Ônibus de 1 Dia para Metéora. Reserve no Get Your Guide e viaje até o complexo de mosteiros de Metéora construídos no topo de rochas quase verticais.
9. Ilhas Faroé, Dinamarca
Ilhas Faroé também estão entre os destinos pouco conhecidos na Europa. O arquipélago, que fica no meio caminho entre a Escócia e a Islândia, é composto por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas.
A região é dependente da administração da Dinamarca, mesmo tendo moeda, língua e governo próprios.
Por que as Ilhas Faroé são uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
Porque são um destino afastado da agitação das grandes cidades e ideal para quem gosta de curtir, com tranquilidade, as belas praias de águas límpidas e cristalinas.
A região é composta por enormes falésias, magníficas cachoeiras, rica fauna marinha e várias surpresas de encher os olhos. Por isso, as Ilhas Faroé merecem a sua visita!
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer nas Ilhas Faroé, além das praias, é claro:
- Vilarejo de Funningur;
- Mykines, com poquíssimos habitantes;
- Cachoeira Mulafossur, em Gasadalur;
- Cenários urbanos das Ilhas Faroé;
- Sorvagsvatn, o maior lago das Ilhas Faroé.
Veja tudo sobre quanto custa viajar para Europa em 2020.
10. Stavanger, Noruega
Stavanger, uma cidade situada no sudoeste da Noruega, com paisagens de tirar o fôlego, belos fiordes, montanhas e longas praias de areia branca está na lista dos destinos pouco conhecidos na Europa.
Atualmente, Stavanger e Sandnes são as capitais europeias do petróleo e da energia. A maior parte da renda populacional das duas cidades é advinda de atividades relacionadas com o setor petrolífero.
Além disso, apesar de ser um dos destinos pouco conhecidos na Europa, a indústria atrai visitantes de diferentes nacionalidades para a região.
Veja nossas contas e saiba quanto custa viajar para a Noruega.
Por que Stavanger é uma boa opção entre os destinos pouco conhecidos na Europa?
Stavanger é uma cidade universitária e abriga diversas instituições de ensino superior e pesquisa, o que é refletido na atmosfera urbana animada da cidade e na ampla variedade de oportunidades para compras e experiências gastronômicas.
Stavanger já é reconhecida como a Capital Europeia da Cultura. Ela e a cidade vizinha de Sandness possuem uma grande variedade de museus e eventos culturais, além do que já citamos sobre a impressionante paisagem paradisíaca, com fiordes, montanhas e vastas praias de areia branca.
Lista das principais atrações turísticas
Estão entre os locais que você não pode deixar de conhecer em Stavanger, além das praias, como a praia de Sola beac, e os fiordes, como o fiorde Lysefjord:
- Catedral de Stavanger, criada no século XII, data de fundação da cidade;
- Museu de Stavanger, que conta a história da cidade e apresenta espécies selvagens protegidas;
- Rua Øvre Holmegate, famosa pelas casas coloridas;
- Museu Norueguês do Petróleo: exibe a indústria petrolífera com submarinos;
- O mundialmente conhecido Preikestolen (“a Rocha do Púlpito”).
Confira também a lista dos melhores lugares para viajar sozinho.
Planejando sua viagem para destinos pouco conhecidos na Europa
Se animou para visitar um ou vários destinos pouco conhecidos na Europa e quer planejar a sua viagem? Então não se esqueça de comprar seu seguro viagem. O documento é obrigatório para a maioria dos países europeus e necessário para todos os destinos.
Saiba quanto custa um seguro viagem para Europa e como escolher.
Oferecemos desconto em seu seguro viagem
Para pagar menos no seu seguro viagem e não precisar pesquisar a proteção em diversos sites de seguradoras, faça a cotação de seu plano utilizando o site Seguros Promo.
Clique no link, responda a algumas perguntas básicas de forma rápida e visualize todas as opções disponíveis, de acordo com as informações que você inseriu. Depois, basta escolher aquela que mais se encaixe no seu perfil.
Na hora no pagamento, preencha o nosso código de desconto EURODICASTURISMO. Assim, você consegue obter 5% de desconto na sua compra. Ao fazer o pagamento por boleto bancário, você tem mais 5% de desconto. Dessa forma, sua economia é de 10%!
Tudo pronto para embarcar para um dos destinos pouco conhecidos na Europa? Lembre-se de fazer seu checklist de viagem e de ver o que não pode faltar na sua mala. Boa viagem!