O que fazer na Itália: confira atrações imperdíveis neste lindo país

Visitar Itália  / 

Roma, Veneza, Milão, Florença e outras cidades italianas possuem pontos turísticos surpreendentes e fascinantes, como monumentos, museus, fontes e praias, além de uma gastronomia de ponta. Então, fica difícil escolher o que fazer na Itália.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O país é um dos destinos europeus mais cobiçados. Mais da metade da arte mundial está na Itália e o país é o que mais tem museus classificados no Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O que fazer na Itália: pontos turísticos imperdíveis

Com certeza, com tantas opções de cidades maravilhosas, ficamos na dúvida sobre o que conhecer e sobre o que é melhor fazer. Mas, caso esta seja a sua primeira viagem à Itália, o ideal é conhecer as cidades turísticas mais clássicas e tradicionais, como Roma, Veneza e Florença, para depois, numa segunda viagem, conhecer as outras cidades menores.

Confira, dentre tantos pontos turísticos e atividades imperdíveis, alguns dos que você não pode perder de jeito nenhum na sua viagem.

1. Coliseu, Roma

Um dos principais pontos turísticos de Roma, da Itália e também do mundo, o Coliseu de Roma recebe cerca de 4 milhões de visitantes a cada ano em suas ruínas bem preservadas pelo tempo.

coliseu roma

Sua construção foi iniciada no em 72 d.C. e, durante décadas, o monumento era de palco para gladiadores que lutavam entre si ou com tigres para mais de 70 mil romanos.

Você pode aproveitar sua visita ao Coliseu para conhecer as ruínas do Fórum Romano e do Palatino.

2. Fórum Romano, Roma

Outra prova da grandiosidade do Império Romano. É no Fórum Romano que estão quase todos os mais importantes edifícios públicos e sagrados da República Romana.

Ali era o principal centro comercial da Roma Imperial e o local é preservado até os dias de hoje.

forum romano roma

Veja tudo o que você precisa saber para garantir seus ingressos para o Coliseu e Fórum Romano.

3. Monte Palatino, Roma

Monte Palatino fica a 40 metros de altura sobre o Fórum Romano, sendo a mais central das sete colinas de Roma. O monumento compõe uma das áreas mais antigas da capital e é considerado o berço de Roma.

Acredita-se que o Monte Palatino já era habitado desde 1000 a.C. Por isso, trata-se de um verdadeiro museu a céu aberto.

É possível comprar seu ingresso para o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino pelo Get Your Guide e essas atrações podem ser visitadas no mesmo dia, pois ficam próximas.

4. Ponte dos Suspiros, Veneza

Uma das mais importantes e conhecidas pontes venezianas, a Ponte dos Suspiros (Ponte dei Sospiri) foi feita de rocha calcária branca e com janelas com barras de pedra.

ponte dos suspiros veneza

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Ela é impressionante e passa sobre o Rio di Palazzo, conectando a “nova prisão” (Prigioni Nuove) às salas de interrogatório no Palácio Ducal. Esta é considerada umas das mais belas pontes da Europa.

No Get Your Guide você pode explorar a bela cidade de Veneza da maneira mais perfeita possível em um passeio particular de gôndola.

5. Ponte Vecchio, Florença

Ponte Vecchio é dos cartões-postais de Florença. A ponte em arco medieval é a mais antiga da cidade, com uma beleza singular! Acredita-se que sua construção tenha sido na época da Roma Antiga e que ela era originalmente de madeira.

Conhecida por ter muitas lojas ao longo de todo o tabuleiro, a ponte atravessa o rio Arno no seu ponto mais apertado, ligando o norte ao sul da cidade.

Pelo Get Your Guide, você pode adquirir seu ingresso para um passeio de barco em Florença e conhecer essa linda ponte e outros pontos turísticos da cidade.

6. Vaticano, Roma

O Vaticano, também chamado de Estado Cidade do Vaticano, é o menor país independente do mundo, possuindo menos de mil habitantes. Apesar disso, recebe mais de 6 milhões de visitantes ao ano.

A região é a sede da Igreja Católica e fica no coração de Roma. O Vaticano é um dos principais pontos turísticos de Roma e por isso não pode ficar de fora quando o assunto é o que fazer na Itália.

No Vaticano, você precisa conhecer os Museus, a Capela Sistina, a Praça de São Pedro e a Basílica de São Pedro.

Você pode comprar online seu ticket para fazer um tour pelo Vaticano e conhecer a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.

7. Fontana di Trevi, Roma

Fontana di Trevi é um dos mais importantes pontos turísticos de Roma e por isso não pode ficar de fora do seu roteiro. A fonte, que tem 26 metros de altura, é uma das mais bonitas do mundo todo.

E, segundo a tradição, quem jogar uma moeda na água da fonte retorna à cidade.

fontana di trevi roma

8. Praça e Basílica de São Marcos, Veneza

A Basílica de São Marcos é o templo religioso mais relevante de Veneza. Localizada na Piazza San Marco, ao lado do Palácio dos Doges, a Basílica é o centro da vida pública e religiosa da cidade e dos melhores exemplos da arquitetura bizantina.

É possível adquirir uma excursão à Basílica de São Marcos, guiada e sem fila, no Get Your Guide.

9. Galeria Uffizi e Galeria dell’Accademia, Florença

Todos que conhecem Florença já ouviram falar dos Medici, uma dinastia que governou a cidade durante 300 anos. Patrocinadora das artes, a família colecionou obras suficientes para compor a Galleria degli Uffizi.

A Galeria fica em um edifício de 1560 e guarda o principal acervo de pinturas renascentistas do mundo, sendo considerada uma das galerias de arte mais importantes do mundo.

A Galeria dell’Accademia, inaugurada em 1784, é outra de muita relevância. Com uma vasta coleção de escultura, pintura e até instrumentos musicais, se destaca por possuir uma das esculturas mais famosas de todos os tempos: o David, de Michelangelo.

Ao visitar essas galerias, você pode conhecer outros locais próximos, como: Museu Leonardo Da Vinci, Museo dell’Opera di Santa Maria del Fiore, Cattedrale di Santa Maria del Fiore, entre outros.

Veja dicas de como comprar ingressos para os museus de Florença.

10. Museu Nacional do Castelo Sant’Angelo, Roma

Durante séculos, o Castelo de Sant’Angelo serviu como Mausoléu de Adriano e sua família e também como edifício militar. Durante a Idade Média, era a principal fortaleza dos Papas e a prisão, no período da unificação da Itália, século XIX.

Mausoléu de Adriano é um museu com 58 salas repletas de história. No seu terraço, é possível ter uma vista incrível do rio Tibre, de grande parte da cidade e também de parte da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

museu nacional do castelo sant’angelo

O Castelo de Sant’Angelo, que fica na margem direita do rio Tibre, próximo à ponte Sant’Angelo e bem perto do Vaticano, pode ser conhecido no mesmo dia de sua visita ao Vaticano.

E, para poupar tempo na fila, você pode adquirir uma excursão para o Castelo Sant’ Angelo pela internet.

O que fazer na Itália: sugestão de roteiro

Agora que você já sabe o que fazer na Itália e quais são algumas das principais atrações no país, confira uma sugestão de roteiro para quem vai ficar 10 dias na Itália.

O que fazer na Itália: dias 1 e 2 em Milão

Nestes dois dias, conheça as principais atrações da cidade de Milão, como:

  • Piazza Del Duomo;
  • Castello Sforzesco;
  • Parque Sempione;
  • Arco da Paz;
  • Igreja Santa Maria Delle Grazie;
  • Teatro Alla Scala;
  • Accademia di Belle Arti;
  • Porta Ticinese;
  • Quadrilátero da Moda;
  • Galleria Vittorio Emanuele II;
  • Pinacoteca di Brera.

O que fazer na Itália: dias 3 e 4 em Veneza

Por ser totalmente cortada por rios, Veneza tem uma identidade única e é um dos destinos mais visitados de todo o mundo. Por ser uma cidade pequena, em apenas dois dias você já consegue fazer as principais programações turísticas. Veja as atividades que você pode fazer nesse período.

O que fazer na Itália: dias 5 e 6 em Florença

Florença é conhecida como a terra das artes, dos gênios e é também uma das cidades mais bonitas do mundo! É um verdadeiro museu ao ar livre, galerias de arte, palácios, igrejas e belas praças.

Nesses dias na cidade, você pode conhecer os seguintes pontos:

O que fazer na Itália: dia 7 em Pisa

Como Pisa fica a pouco mais de uma hora de Florença, você pode ir em um dia de manhã e passar o dia na cidade. Ali, você pode visitar a Catedral e a Torre de Pisa, passear na Praça dos Milagres (Piazza dei Miracoli) e conhecer a cidade.

O que fazer na Itália: dias 8, 9 e 10 em Roma

Há uma infinidade de atrações maravilhosas em Roma e no Vaticano. Por isso, é preciso bastante tempo e disposição para conhecer todas. Confira o que você não pode perder na cidade.

Como você pôde notar, não faltam atividades para fazer na Itália, não é mesmo? Além das destacadas, há várias outras que você também pode colocar no seu roteiro, como o Teatro Comunal de Bolonha, Teatro Alla Scala em Milão, Mercado Central em Florença, por exemplo.

E, caso ainda sobre tempo, conheça outras cidades, como Salerno (Positano, Almafi Capri, Sorrento, etc.) e Nápoles (e experimente, entre outras coisas, a verdadeira pizza italiana).

Pacotes de viagem para Itália

Você prefere contratar pacotes de viagens em vez de viajar por conta própria? Também temos dicas para você.

A primeira e mais importante é que reserve suas férias em uma agência confiável. Uma dica para saber se uma empresa de turismo é confiável é pesquisar em sites como o Reclame Aqui.

Aqui no Euro Dicas Turismo, nós recomendamos a Logitravel. É uma agência com boa reputação no mercado, que oferece circuitos, road trips e pacotes multi-destino com excelentes preços.

Veja as ofertas da Logitravel para a Itália no site. Algumas opções que você vai encontrar por lá:

  • Veneza, Florença e Roma, 8 dias;
  • Rota pela Grande Itália, de Milão a Nápoles, de carro, 16 dias;
  • Rota Napolitana e Costa Amalfitana, de carro, 9 dias;
  • Roma, Florença, Veneza e Milão, de trem, 13 dias;
  • Roma, Sicília e Norte da Itália, de ônibus, 19 dias.

Ao comprar um pacote da agência de viagem, você já garante passagens aéreas, hospedagem e em alguns casos até refeições, aluguel de carro e guia turístico.

O que fazer na Itália: como é o clima no país

O clima italiano é mediterrâneo, com verões quentes e invernos suaves. No inverno, é possível ter maior quantidade de chuvas, mas dificilmente a temperatura fica negativa.

As estações do ano são bem definidas e variam de acordo com a região. No inverno, a temperatura média é de aproximadamente 7ºC. Na primavera e no outono, a temperatura gira em torno dos 20ºC. Já no verão, a máxima é de cerca de 27ºC.

Quando visitar a Itália

A Itália é um país turístico o ano todo. A escolha da época adequada vai depender das suas programações. Caso queira aproveitar as praias mediterrâneas, o ideal é escolher viajar no verão europeu. Caso queira curtir as estações de esqui e ver neve na Europa, ir no inverno é mais apropriado.

Todavia, caso queira conhecer os principais pontos turísticos das cidades mais importantes da Itália, ir no outono ou na primavera é melhor. As atrações turísticas não estarão extremamente lotadas, como no verão europeu.

Além disso, os preços das passagens e das hospedagens são mais baratos, é uma forma de economizar na Itália, e você vai poder andar tranquilamente ao ar livre e fazer suas programações, pois a probabilidade de chuva é menor do que no inverno.

principais pontos turisticos italianos

Dica: para economizar na sua viagem à Itália, confira qual a proteção mais barata com o nosso comparador de seguro viagem. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

O que fazer na Itália: onde se hospedar

Para fazer as programações expostas neste roteiro, o mais recomendável é você se hospedar em Milão, em Veneza, em Florença e em Roma. Confira algumas opções de hospedagens em cada cidade.

Milão

Veneza

Florença

Roma

Observação: as diárias foram pesquisadas em junho de 2019 para um casal se hospedar uma noite, de um sábado para um domingo de outubro de 2019.

O que fazer na Itália: onde comer

Como a Itália é um dos países mais visitados do mundo e possui uma excelente gastronomia, não faltam boas lugares para fazer belas refeições. Seguem algumas opções de onde comer, de acordo com as avaliações dos usuários do TripAdvisor:

O que fazer na Itália à noite: vida noturna na cidade

Opção de programação à noite é o que não falta na turística Itália. Em Milão, você pode curtir os bares, os clubes e as casas noturnas para todos os gostos.

Já em Veneza, a vida noturna é mais tranquila. Sofisticados e tradicionais bares de vinho são lugares recomendados para você comer bem e degustar um bom vinho ou um spritz clássico.

Em Florença, cidade com bastantes estudantes e turistas, a vida noturna é bem agitada, com muitas opções de bares. E em Roma então, nem se fala!

A capital da Itália também é repleta de boas atrações noturnas, com muito bares, restaurantes e baladas, além de praças e construções históricas que ficam com outra cara durante a noite, iluminadas, e são ótimos passeios.

Agora que você já sabe o que fazer na Itália e onde se hospedar, aproveite essas dicas para programar sua viagem. Boas férias!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.