Viagem em família na Europa: melhores destinos e dicas essenciais

Dicas e Planejamento  / 

Com países ricos em arte, cultura, arquitetura e paisagens belíssimas, a Europa reserva destinos com atrações e roteiros para jovens, adultos e até crianças. Mas você sabe quais são os melhores países para marcar uma viagem em família na Europa?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo vamos indicar alguns dos melhores destinos para viajar para a Europa com a família e mostrar que há muita coisa boa para fazer com as crianças.

Também descubra como economizar com dicas para comprar passagem aérea e seguro viagem. Ainda, acompanhe sugestões de hospedagem, aluguel de carro e como garantir ingressos com antecedência. Vamos lá?

Melhores destinos e atividades para sua viagem em família na Europa

Você está planejando a sua viagem em família na Europa, mas ainda tem dúvidas sobre onde ir e o que fazer para entreter as crianças? Separamos algumas sugestões que irão conquistar o coração de todos.

1. Londres

Seus filhos curtem ciência e dinossauros? O Science Museum tem cinco andares de exposição, com simuladores de voo, réplica da 1ª nave a pousar na lua, roupas usadas por astronautas e muito mais. Ao lado, fica o Museu de História Natural, com uma coleção incrível de dinossauros.

Outra parada obrigatória é a Regent Street, endereço da Hamsley, uma loja de brinquedos mágica com cinco andares.

É fã de Harry Potter? Em Londres ficam os Estúdios Warner Bros onde a saga foi filmada. Você pode visitar cenários reais usados nos filmes, como a casa dos Weasley, de Hagrid, a sala comunal, o salão principal, além de ver figurinos e itens de produção.

Saiba como comprar seus ingressos para os estúdios Harry Potter e compre aqui seu ticket para o Tour nos Estúdios de Harry Potter.

2. Paris

Que tal um workshop de música com a Philharmonie de Paris? Ou então, que tal uma tarde visitando a Torre Eiffel seguida de um piquenique? Basta ir com sua cesta ao Champs de Mars, o gramado em frente à Torre.

Como organizar uma viagem em família na Europa

Museus também são um excelente programa, mas o Pompidou é especial para crianças. Ele oferece atividade para famílias, e coloca pais e filhos para pintarem e se expressarem juntos.

Em Paris, também vale a pena passar um dia na Disneyland Paris. Crianças e adultos vão se encantar.

3. Lisboa

Um simples passeio de ônibus panorâmico ou em um dos bondinhos que cobrem a cidade pode ser uma aventura para toda a família. E por isso Lisboa é um bom destino para uma viagem em família na Europa.

Para conhecer mais da história de Lisboa, a dica é visitar lugares como o Castelo de São Jorge, o Museu da Marinha, que fica dentro do Mosteiro dos Jerônimos, e o Oceanário, próximo ao Parque das Nações.

4. Berlim

Para iniciar o dia surpreendendo as crianças, uma visita ao Museu de Ciências Naturais da capital alemã é imperdível. Ele abriga o maior esqueleto de dinossauro do mundo e outras exposições e atividades. E não para por aí.

Para ser inesquecível, a rota deve incluir:

Há muitos lugares incríveis em Berlim que podem divertir não só os pequenos como os adultos também.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

5. Copenhague

Uma das melhores capitais europeias para se explorar com crianças, Copenhague tem tudo o que eles gostam. Um destes lugares é o Museu do Barco Viking, em Roskilde (menos de 40 de km da capital).

O Museu dos Objetos, o Museu Nacional das Crianças e as fábricas de chocolate também devem fazer parte do roteiro de deixar qualquer um com água na boca.

Aproveite e confira as nossas dicas para saber como solicitar os documentos para viajar de avião para a Europa.

Planejando a sua viagem em família na Europa

Todos esses lugares têm paisagens, gastronomia e arte incríveis, além de pontos turísticos adequados para todos os públicos. Por isso, eles são uma excelente alternativa de viagem em família na Europa, agradável tanto para as crianças quanto os adultos.

No entanto, muito além de escolher quais países, cidades e lugares a família irá conhecer, é preciso muito planejamento, análise e organização. Somente assim é possível garantir uma viagem muito mais tranquila.

1. Todos devem estar com o passaporte válido. Até o ETIAS entrar em vigor, não é necessário visto para visitar os países do Espaço Schengen por até 90 dias;

2. Documentação obrigatória: todos devem ter as vacinas em dia e comprovante de seguro viagem. No caso de menores de idade com pais separados, o responsável presente deve levar a autorização de viagem internacional assinada pela outra parte;

3. Você precisará comprar Euros. Mesmo que alguns países no continente não utilizem a moeda, ela é mais fácil de trocar pelo dinheiro local que o Real fora do Brasil;

4. Além de ter dinheiro em espécie para comprovar renda e trocar pelo euro ao entrar no continente, tenha cartões como o Travel Money. Ele é recarregável e pode ser utilizado como débito e para saques.

Aproveite e veja um checklist de viagem para descobrir o que não pode faltar na sua mala.

Outras dicas essenciais para viajar seguro

Outro ponto importante antes da sua viagem em família na Europa é estar atento às leis. Veja as leis da Europa que todo turista precisa saber, pois cada país possui regras próprias sobre trânsito, por exemplo.

E por fim, mas não menos importante: estar online. É claro que você vai precisar utilizar a internet durante a sua viagem em família para a Europa.

Seja para utilizar mapas ou procurar aquele restaurante bacana, é importante garantir um plano certo para a sua estadia fora do Brasil. Você pode conhecer mais detalhes sobre o Viaje Conectado e garantir sua internet no exterior.

Dica: Ganhe desconto no seu chip de internet. Insira nosso código EURODICASTURISMO10 e garanta um desconto de 10% no valor do chip de viajem do Viaje Conectado.

Dicas para economizar na viagem em família na Europa

Começar a planejar a viagem com alguns meses de antecedência é o ideal para economizar. Isso ajuda a reduzir seus gastos e encontrar descontos e boas ofertas em itens como passagens aéreas baratas, hospedagens e entradas para atrações locais.

Passagens aéreas e hospedagem

O verão europeu vai de meados de junho a setembro, sendo agosto o mês mais movimentado devido ao período de férias na maioria dos países. Nessa época, claro, os preços sobem, os pontos turísticos ficam lotados e os restaurantes e hotéis podem ter fila de espera para reservas.

Como coincide com as férias das crianças no Brasil, muitos optam por fazer a viagem em família para a Europa nesses meses. Se você decidir ir nesse período, reserve tudo com muita antecedência.

Se você puder conciliar a viagem com a época de baixa temporada, é possível fazer uma grande economia. Por serem menos disputados, os melhores meses para conhecer o continente europeu são de março a junho e de setembro a novembro.

No site do Kayak você encontra opções de voo e hospedagem na Europa com valores bastante em conta durante o ano todo.

Viajar com as crianças pela Europa

Seguro viagem

Escolher o seguro viagem correto em meio a tantas opções disponíveis no mercado pode ser um verdadeiro desafio.

Por exemplo, você sabia que o seguro viagem familiar sairá mais em conta do que se o seguro for contratado individualmente para cada membro da família?

Se você ainda não contratou o seu seguro viagem, utilize o nosso comparador de seguros para garantir o menor preço.

Em parceria com o Seguros Promo, garantimos as melhores ofertas aos nossos leitores.

Aluguel de carro

Viajar com crianças em outro continente e sem um meio de locomoção pode se tornar uma tarefa complicada. Uma opção bastante interessante nesses casos é alugar um carro.

Além de trazer mais comodidade, viajar de carro permite que a sua família aprecie e se familiarize com muito mais lugares do que em viagens consecutivas de avião, por exemplo.

Para te ajudar, a Rentcars oferece veículos para aluguel saindo a partir de aeroportos e pontos centrais nas maiores cidades turísticas europeias.

Malas para viagem em família na Europa

É importante ter malas que permitam levar seus pertences com conforto e segurança. O Portal das Malas tem conjuntos de malas para a sua viagem em família na Europa e conta com preços promocionais e descontos.

Confira aqui quais as 5 melhores marcas de malas de viagem e como escolher as melhores malas de viagem para crianças.

Compre os ingressos com antecedência

Vai viajar durante a alta temporada? As ruas e atrações turísticas como museus, castelos, passeios, degustações e até mesmo restaurantes poderão estar cheios.

Para evitar passar muito tempo em filas ou tentando comprar ingressos, é melhor reservar suas entradas com antecedência. No Get Your Guide você encontra ofertas exclusivas e ainda compra antecipadamente com desconto.

Curtiu as dicas? Agora é só começar a montar o roteiro da sua viagem e organizar tudo o que você precisa para fazer ela acontecer. Afinal, nada melhor que uma viagem em família na Europa, com momentos inesquecíveis, para marcar a memória!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.