Europa em abril: como aproveitar a primavera e se encantar

Viajar pela Europa  / 

Pensando em viajar para a Europa em abril? Saiba como é o clima, quais os melhores destinos e ainda as melhores atividades a não perder.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Muitos brasileiros acabam escolhendo os meses de alta temporada para viajar à Europa, sobretudo por coincidir com as férias brasileiras.

No entanto, se dezembro e janeiro é alto inverno e faz muito frio, julho e agosto é verão na Europa, o que significa que os lugares serão muito mais cheios e, consequentemente, mais caros.

Sendo assim, uma das melhores épocas para conhecer a Europa – se não a melhor -, é durante o início da primavera, mais especificamente no mês de abril. Para ajudar a planejar a sua viagem, neste artigo vamos falar tudo sobre a Europa em abril.

Viajar para a Europa em abril

O mês de abril é considerado baixa temporada para quem vai à Europa. No continente, a baixa temporada vai de novembro a meados de dezembro e de fevereiro a abril.

Por ter o clima predominantemente temperado, as estações do ano são bastante definidas e a primavera na Europa não se assemelha em nada à mesma estação no Brasil.

Na maior parte dos países europeus, abril ainda faz bastante frio, apesar de mais seco e quente do que janeiro e fevereiro – considerados os meses mais frios.

No entanto, as árvores já estão floridas, a paisagem mais colorida e os preços muito mais convidativos do que o concorrido verão europeu.

Conseguir hospedagem é mais fácil, assim como os próprios preços das viagens internas, isto sem falar nas filas dos museus e atrações turísticas, consideravelmente menores.

Confira os melhores lugares para viajar com a família na Europa.

Vantagens e desvantagens em viajar para a Europa em abril

As principais vantagens em viajar à Europa em abril são os preços e o fato de que o continente não costuma receber tantos turistas neste mês.

Sendo assim, não somente a passagem aérea, o aluguel de carros ou transportes internos e a hospedagem estarão mais baratos, como os passeios serão mais agradáveis e com menos filas. Isto sem contar que, para quem não gosta do calor, a temperatura é agradável.

primavera em paris

No entanto, em alguns países  do norte ainda pode fazer bastante frio, o que pode ser um problema para os brasileiros que não estão acostumados com as baixas temperaturas.

Outra desvantagem, se você gostar de shows, exposições e festivais de música, é que a vida cultural começa a ficar mais agitada a partir de maio, quando o verão começa a se aproximar. Abril ainda é considerado um mês mais calmo, se o que você procura é agitação.

Clima na Europa em abril

Apesar de consideravelmente menos frio do que nos meses de inverno, os brasileiros ainda pensam que abril é frio na Europa. A mudança na paisagem é perceptível e, com certeza, umas das coisas mais apaixonantes do Velho Continente.

As árvores começam a recuperar suas folhagens, os jardins ganham flores e as cidades ficam mais cheias de vida.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

A média em países do norte, como Inglaterra, Alemanha e Holanda é de 16º durante o dia e 10º à noite.

Já nos países do sul, como Portugal, Espanha e Itália, a média é de 20º durante o dia, e 15º à noite. Porém, se você estiver próximo aos Alpes, a temperatura é ainda mais baixa, mesmo porque as estações de esqui ainda têm neve e estão ativas.

5 melhores destinos na Europa em abril

Você decidiu que quer fazer uma viagem pela Europa em abril, mas ainda está com dificuldade em decidir os destinos? Fizemos uma seleção de 5 melhores destinos para você conhecer em abril. Confira a seguir:

1. Portugal

Com um dos climas mais quentes de toda a Europa, Portugal está na moda nos últimos anos, o que acabou encarecendo o turismo no país. A boa notícia é que, por ser baixa temporada, você encontrará preços mais baixos durante este período do ano.

Com dias de sol e árvores floridas, você pode até mesmo aproveitar para conhecer o sul do país, sem entrar no mar, pois a água das praias do Algarve ainda é bastante gelada.

2. Sul da França

As belas paisagens do sul da França, com campos de lavanda e girassóis, tem data para começar e acabar, ou seja, na primavera. Por isto, a minha dica é conhecer o sul do país ao invés do norte e curtir paisagens que você só encontrará por lá.

Com clima agradável e mais friozinho durante a noite, encante-se pelas cidadezinhas francesas medievais, castelos, fortalezas, jardins e gastronomia mediterrânea inigualável.

3. Croácia

Devido à série Game of Thrones, hoje um dos destinos mais procurados de todo continente europeu é a Croácia. No entanto, o verão costuma ser repleto de festas, festivais de música e muita, muita gente.

Portanto, a melhor época para conhecer as belíssimas cidades medievais deste país é durante a primavera, quando os preços são mais convidativos e as praias e os passeios muito menos cheios.

4. Holanda

O país das tulipas possui uma atração que abre suas portas durante apenas um mês e meio por ano. Trata-se do maravilhoso parque Keukenhof, localizado na cidade de Lisse.

O lugar costuma receber cerca de 1 milhão de turistas todos os anos, ávidos por conhecer o que é tido como o mais belo jardim de tulipas do mundo inteiro. Em 2020, o Keukenhof abrirá as portas de 21 de março a 10 de maio.

Roteiro Amsterdam Keukenhof

Veja como garantir seus ingressos para o Keukenhof.

5. Sicília

Uma das regiões mais apaixonantes da Itália, a Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo e fica ao sul, perto do “dedo” da famosa bota.

Com uma história rica e lugares milenares, a Sicília é conhecida pelo Vale dos Templos, as ruínas bem conservadas de 7 templos gregos, assim como por abrigar um dos vulcões ativos mais altos e ativos da Europa, o Etna.

Sugestão: explore as paisagens únicas do vulcão e conheça o Valle del Bove em uma Excursão no Monte Etna. Disponível no Get Your Guide.

Região linda, com gastronomia inesquecível e paisagens únicas. Palermo, a capital, assim como as cidades em torno costumam lotar no verão, por isto, abril é uma ótima pedida para quem pretende viajar com mais tranquilidade.

5 melhores experiências na Europa em abril

Banhos termais em Budapeste

Linda em qualquer época do ajo, Budapeste fica ainda mais especial durante a primavera. Sabe porquê? Porque é justamente no início do mês de abril que a cidade começa a reabrir os banhos termais ao ar livre, que foram fechados durante o inverno.

Reserve seu Ingresso de 1 dia para as Termas Széchenyi Sem Fila para desfrutar dos maiores banhos termais da Europa, por 20€.

Conhecida como a ‘Cidade dos Spas’, com a chegada do sol e a partida do frio, a cidade fica cheia de vida e repleta de passeios culturais.

Interior da Noruega

Se o país é conhecido pela paisagem de inverno tipicamente natalina, e o maravilhoso e raro fenômeno da Aurora Boreal, aquelas paisagens apaixonantes de filmes como, por exemplo, “O Senhor dos Anéis“, foram filmadas em plena primavera.

Aproveite para conhecer o interior do país, com cidades que parecem saídas de páginas de contos de fada, repletas de flores e lagos de águas cristalinas.

A dica é embarcar em um dos cruzeiros que saem da cidade de Bergen e subir a costa do país de barco até chegar ao Sognefjorden, o mais largo fiorde da Noruega e o terceiro mais longo do mundo.

Se apaixone mais uma vez por Paris

Nós só compreendemos a icônica frase “Nós sempre teremos Paris” (um dos diálogos inesquecíveis do clássico filme “Casablanca”), quando visitamos Paris na primavera.

Por mais que você já conheça a cidade, existe uma magia única em se perder pelas ruas da capital francesa quando as flores começam a desabrochar e os dias são mais longos.

Aproveita a visita e faça o famoso passeio à Giverny, o famoso jardim de Monet, e estenda até o Vale do Loire, com seus imponentes castelos.

Se perca pelo interior da Inglaterra

A poucas horas de distância da capital inglesa, você pode alugar um carro e conhecer as paisagens mágicas do interior da Inglaterra.

As regiões de Cotswolds e Yorkshire, por exemplo, são repletas de vales e montanhas que nos fazem viajar no tempo. Castelos, igrejas, vilarejos de pedra e cidades medievais parecem ter saído de um cenário de filme.

Caso você tenha mais tempo, vale a pena continuar a viagem e ir até à bela e simpática Escócia.

Se você estiver em Londres, sugerimos a Excursão de 1 Dia em Oxford, Stratford e Cotswolds. Disponível no Get Your Guide por 72,17€.

Ilhas Baleares

Um dos destinos mais procurados no verão europeu, a verdade é que cidades como Ibiza, Formentera, Maiorca e Menorca são muito lotadas e caríssimas no verão.

Sendo assim, a melhor maneira de conhecer estes paraísos é na primavera, quando ainda é baixa temporada, já que lá tem sol o ano inteiro.

ilhas baleares na espanha

As ilhas ficam na costa leste da Espanha e você tem a opção de ir de barco ou até mesmo de avião. Se você já estiver na Europa, diversas companhias low-cost fazem voos diários para lá.

Paisagens lindas e água cristalina, vale a pena conhecer as Ilhas Baleares, mas acredite: fuja de lá no verão.

O que levar na mala para a Europa em abril

Talvez um dos únicos inconvenientes em ir para a Europa em abril é que sua mala precisará ser um pouco diversificada.

Tudo irá depender dos países que você visitará, mas a verdade é que tudo pode acontecer: você tanto pode pegar uma onda de calor, quanto de frio. E, por mais que a temperatura seja agradável durante o dia, à noite é sempre mais frio.

Resumindo: leve coisas leves como camisas, shorts e vestidos, mas não se esqueça de um casaco impermeável e corta-vento. Leve também um lenço ou cachecol, caso vente muito.

Veja como escolher as melhores malas de viagem para uma viagem sem percalços.

Planejando sua viagem para a Europa

Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Antes de escolher a opção que se encaixa no seu perfil de viagem, sugerimos que você consulte nosso comparador de seguro viagem.

É uma ótima maneira para pesquisar os melhores preços. Também temos uma parceria com o Seguros Promo, onde você encontra ótimas ofertas com excelentes preços.

Oferecemos desconto no seguro viagem

Se você fizer a contratação de seu plano no Seguros Promo e inserir na hora do pagamento o nosso código EURODICASTURISMO, ganha 5% de desconto. Caso opte por pagar por boleto bancário, tem mais 5% de desconto.

Assim, você pode reduzir em 10% o valor do seu seguro viagem. Basta clicar no link e seguir com a compra.

Veja também nosso guia para viajar para a Europa em março.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.